16/06/2026
A atuação da Fiocruz e de seus trabalhadores e trabalhadoras foi reconhecida nacionalmente durante reunião promovida pelo MGI, em Brasília, que apresentou o balanço da democratização das relações de trabalho no setor público federal.
Durante o encontro, a ministra Esther Dweck destacou a Fiocruz, citou a Asfoc-SN e o presidente do sindicato, Paulo Garrido, lembrando especialmente o papel e a missão cumpridos durante a pandemia e nos anos em que os servidores públicos foram alvo de ataques e tentativas de desmonte das políticas públicas.
A ministra citou o cenário encontrado pelo atual governo após anos de desestruturação administrativa e destacou a importância das entidades sindicais que permaneceram mobilizadas na defesa do Estado, dos serviços públicos e da população brasileira. A menção à Fiocruz e à Asfoc-SN foi recebida com aplausos pela bancada sindical e pelas autoridades presentes.
O encontro também apresentou importantes avanços, entre eles a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que resultou na assinatura de 55 acordos, o lançamento do Programa ECOA de prevenção ao assédio e à discriminação e a tramitação do Projeto de Lei nº 1.893/2026, que regulamenta a negociação coletiva para servidores das três esferas de governo.
A bancada sindical também fez um balanço positivo, destacando conquistas salariais acumuladas superiores à inflação e reforçando a necessidade de avançar em pautas ainda pendentes, como a garantia de recursos no Orçamento de 2027 para reajustes salariais, a convocação de aprovados em concursos públicos, a isonomia de benefícios, a defesa da paridade entre ativos e aposentados, a retomada dos anuênios e a valorização das carreiras do serviço público.
Paulinho reforçou em diálogo com a Ministra Esther : “ tratar com prioridade, o reajuste salarial para 2027, a isonomia entre os benefícios, a instituição do auxílio-nutrição e o fim da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas, a convocação dos aprovados e aprovadas nos concursos públicos , as demandas específicas pendentes , a revogação de medidas que impactam negativamente a eficiência do serviço público.