30/12/2022
**GUARDA MUNICIPAL DO RJ ESPANCA INDÍGENAS DA ALDEIA MARACANÃ**
Na noite do dia 28/12, indígenas saíram do território da Aldeia Maracanã para buscar doações de legumes e frutas num mercado vizinho. Ao retornarem à aldeia com alguns carrinhos com os mantimentos, foram abordados, nos arredores do estádio Maracanã, por guardas municipais, que tentaram impedir a passagem dos indígenas, alegando que não poderiam passar com mercadoria. Mesmo com os envolvidos tentando esclarecer que não estavam no Maracanã tentando comercializar berinjelas e cenouras (!), que aquilo tudo era doação e que as pessoas seriam habitantes da aldeia, os guardas permaneceram irredutíveis, tentando impedir a passagem. Já é de conhecimento de todos agentes de segurança que trabalham no entorno do estádio que os indígenas habitam ali, assim como qualquer outro morador, que por ocasião dos jogos mesmo com bloqueios, podem ter acesso a suas residências.
Mas aqueles agentes, num acesso de raiva e movidos pelo ódio racial, decidiram ignorar tudo isso e elevar o tom das ameaças contra os indígenas, o que evoluiu para agressões com cassetetes, transformando-se num espancamento generalizado e brutal, chegando a ser empregado o uso de taser (arma de descarga elétrica de alta tensão), deixando as vítimas com lesões graves. Um dos indígenas foi detido e conduzido de maneira violenta à delegacia.
Acompanhados de seu advogado, os indígenas já estão tomando as medidas cabíveis perante à justiça e exigindo a responsabilização dos agentes envolvidos neste crime de ódio.