Com o processo de pacificação das comunidades e favelas do Rio de Janeiro, viu-se a necessidade de dar perspectivas para os moradores destas comunidades. Como órgãos públicos não conseguem suprir esta necessidade percebeu-se a necessidade de criar um Instituto responsável por realizar estas ações. Seu principal objetivo é, através das leis de incentivo, buscar recursos junto às empresas governamen
tais e privadas, para realização de projetos sociais, culturais e esportivos. Sendo assim, seus objetivos são:
a) Lutar pela cidadania em seu sentido amplo, ou seja, pela plenitude do exercício de todos os direitos constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Organização Mundial do Trabalho, na Constituição Brasileira, nos Códigos do Consumidor, da Criança e do adolescente, do Idoso e de quaisquer outras formas de proteção da dignidade plena da pessoa humana;
b) Promoção do voluntariado e do desenvolvimento econômico e social para o combate a fome e a pobreza;
c) Experimentação não lucrativa de novos modelos sócio-econômicos e implantação de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito;
d) Promoção e defesa dos princípios constitucionais; promover a defesa de bens e direitos sociais prescritos no direito positivo ou socialmente explícito no Direito insurgente, visando a efetivação de novos direitos;
e) Lutar pelos direitos individuais, coletivos e difusos;
f) Promoção da justiça social relativa à pessoa humana e aos povos e apoio a organização da associação civil;
g) Assessoramento de caráter complementar a entidades e associações comunitárias;
h) Promover projetos e ações que visem a preservação, bem como a proteção, da entidade física, social e cultural de indivíduos e agrupamentos urbanos;
i) Proteção e recuperação do meio ambiente e do patrimônio cultural;
j) Estimular a parceria, o diálogo local e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais;
k) Participação junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns;
l) Promoção da paz entre os povos e da democracia participativa;
m) Realização de estudos, pesquisas, debates, palestras, seminários e congressos de temática sócio-político-econômica-esportiva;
n) Desenvolvimento, promoção e certificação da educação em todos os níveis de acordo com a Lei n. 9.394 de 20/12/96 e normas do Ministério da Educação;
■o) Incentivo ao desenvolvimento de tecnologias alternativas;
p) Elaboração, implementação e execução de projetos, teses, propostas e trabalhos nas áreas culturais e esportivas;
q) Difusão de conhecimentos técnicos e científicos através de recursos próprios ou advindos de convênios ou outras formas jurídicas possíveis;
r) A elaboração e execução de projetos e eventos esportivos e a promoção da prática esportiva, de todos os ramos e modalidades esportivas;
s) Realização de cursos de capacitação técnica, palestras, seminários e congressos de temática sócio-político-econômica-esportiva. t) Estimular o aperfeiçoamento e a consecução dos presentes objetivos.