29/05/2025
No dia 24 de maio, o município de Itapetim, em Pernambuco, recebeu o 12º encontro da Rede Criativa éPAJEÚ, reunindo cerca de 70 participantes, entre artistas de diversos segmentos culturais, empreendedores e gestores públicos de 11 municípios do Sertão do Pajeú.
A programação montada pela gestão municipal de Itapetim, parceira da Rede éPAJEÚ, surpreendeu a todos(as), reafirmando a diversidade e potência cultural da região.
Pela manhã, houve uma oficina técnica conduzida por Karina Zapata, consultora-facilitadora do IADH/Sebrae-PE, com apresentação dos resultados e confluências geradas em 14 meses de atuação da Rede no território expandido do Pajeú. Na ocasião, também foram discutidas prioridades à sua sustentabilidade.
No turno da tarde, os participantes vivenciaram dinâmicas de conexão profunda, coconstruindo uma árvore preciosa de Abayomis! Desfrutaram ainda da cena criativa da cidade, bem como trocaram ideias e possibilidades de negócios entre si.
Houve uma linda exibição do filme "Torre de Itapetim", no interior da Igreja que dá nome ao documentário, seguida de conversa com o premiado e conceituado diretor Jeferson Sousa. Na sequência, os criativos da Rede éPAJEÚ subiram até o Cruzeiro Mirante de Itapetim, onde foram recebidos no topo por trio de forró pé de serra local.
Diante de uma das vistas mais lindas da região, os artistas, empreendedores e gestores cantaram e celebraram em uníssono o valioso processo de atuação conjunta. Na descida do Cruzeiro, formou-se um cortejo criativo em suas escadarias, ressoando música, poesia e magia festiva!!
A culminância do evento ocorreu no Centro de Cultura Gera Marques, com uma exposição coletiva dos artesanatos de Itapetim misturados aos de Quixaba, São José do Egito, Carnaíba, Flores, Sta. Cruz da Baixa Verde, Sta. Terezinha, Brejinho, dentre outros.
O encontro em Itapetim marcou o encerramento do 1° ciclo consultivo do IADH/Sebrae-PE na região, em clima de união, afeto e alegria pelos ótimos resultados gerados. A Rede segue agora na expectativa para início da 2a fase do projeto, que prevê a coconstrução do plano de economia criativa do Pajeú.🌵✨️