UMA - União de Mães de Anjos

UMA - União de Mães de Anjos A UMA presta assistência para famílias de bebês com microcefalia, vítimas do Zika Vírus, elas lutam p

A UMA teve inicio quando em 22/12/2015 Germana ( Presidente UMA) a mãe do Guilherme , conheceu a Gleyse ( Vice Presidente UMA) mãe da Maria Giovanna na fila de um exame no Hospital Osvaldo Cruz, no Recife. Ao se conhecer se identif**aram já que encontraram uma na outra a força para sair da solidão de viver uma situação desconhecida. Com isso criaram um grupo no whatsapp inicialmente com 8 mães e n

o decorrer dos dias nas terapias e consultas medicas foram convidando outras famílias , com aproximadamente 2 meses depois da data da criação já tinham mais de 200 mães. Com mais algum tempo depois a UMA foi oficializada como associação e hoje atendem mais de 300 mães e famílias em todo o estado de Pernambuco, com o principal alvo de construir uma política de atendimento com qualidade para esses bebês vítimas de um descaso público, vítimas do Zika.

03/06/2026

Participamos da audiência pública sobre o PL 3909/25 que foi mais uma oportunidade de dar voz à realidade de milhares de mães atípicas pernambucanas.

Na faka da nossa presidente Sra Germana Soares, destacou os desafios diários enfrentados por mulheres que precisam se deslocar com seus filhos para consultas, exames, terapias e procedimentos, muitas vezes lidando com a falta de acessibilidade, elevadores de ônibus sem funcionamento e a impossibilidade de cuidar da própria saúde por dependerem da presença constante da criança para garantir o direito à gratuidade.
Defender a gratuidade no transporte público para mães atípicas é defender dignidade, autonomia e acesso a direitos básicos.
Agradecemos ao deputado estadual Dr. Gilmar Júnior , presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e Atipicidades da Assembleia Legislativa de Pernambuco, pela sensibilidade, acolhimento e compromisso com essa pauta tão necessária.

28/05/2026
26/05/2026

Ontem, na abertura da exposição “Alagoanas”, idealizada pela pesquisadora e professora da UnB Débora Diniz em parceria com a AFAEAL, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estivemos diante do presidente do STJ, O Sr Ministro Luiz Edson Fachin, outros ministros, magistrados, conselheiros e representantes do sistema de justiça para reafirmar aquilo que nunca deixaremos ser esquecido: a epidemia do Zika não acabou para as famílias que vivem suas consequências todos os dias.

Representando a União de Mães de Anjos em Pernambuco (UMA/PE) e também a UniZika Brasil, participamos de uma roda de conversa sobre cuidado, maternidade atípica e políticas públicas voltadas às cuidadoras. Mulheres essas que historicamente foram colocadas em um lugar de invisibilidade, como se cuidar fosse obrigação natural e não trabalho, responsabilidade social e dever do Estado.

Não fomos ao CNJ pedir favores. Fomos exigir celeridade, respeito e garantia de direitos.

Ainda temos centenas de famílias aguardando a concessão da pensão vitalícia indenizatória, um direito já reconhecido, mas travado há meses. Seguiremos cobrando do INSS e das instituições responsáveis respostas concretas para quem vive há quase 11 anos sustentando sozinho o peso da negligência pública.

Também reafirmamos que nenhuma política construída até aqui alcança, de fato, tudo o que nossos filhos precisam e merecem. A inclusão ainda é insuficiente. A acessibilidade ainda é insuficiente. O suporte às cuidadoras ainda é insuficiente ou nem existe.

Nós não aceitamos mais que mulheres sejam reduzidas ao papel da “coitada que nasceu para cuidar”. Somos mães, mas também somos mulheres, profissionais, lideranças, cidadãs e sujeitos de direitos.

Seguiremos ocupando espaços, construindo voz, abrindo caminhos, exigindo vez e transformando dor em mobilização coletiva.
Porque cuidado sem direitos é abandono institucional.
E nós não vamos silenciar. Continuaremos nessa luta.

22/05/2026
Feliz aniversário querida Presidente,  te desejamos tudo de bom nessa vida, pois voce merece.
18/05/2026

Feliz aniversário querida Presidente, te desejamos tudo de bom nessa vida, pois voce merece.

Perdemos mais uma.Laysla foi morar com Deus.Uma mãe quando perde um filho,Todas as outras perdem um pouco também. Fernan...
15/05/2026

Perdemos mais uma.
Laysla foi morar com Deus.

Uma mãe quando perde um filho,
Todas as outras perdem um pouco também.
Fernanda e família nossos sinceros sentimentos.

🥰
10/05/2026

🥰

A gente luta por tanto e termina com nada.Nosso sentimento depois de 11 anos lutando pelo o mínimo, lutando pelo básico ...
01/05/2026

A gente luta por tanto e termina com nada.
Nosso sentimento depois de 11 anos lutando pelo o mínimo, lutando pelo básico e finalmente conseguir ofertar uma qualidade de vida razoável depois de tantas batalhas e se depara com a impresibilidade do inimigo invisível que estão no organismo dos nossos filhos.
Com muito pesar anunciamos que Layla filha de Josenilda de Ouricuri, no Sertao pernambucano veio a óbito nesse momento. Josy foi uma mãe maravilhosa, Layla teve uma família amorosa e cuidadosa.
Nossos profundos sentimentos a toda família.

E quando uma mãe especial perde um filho,
Todas as outras perdem um pouco também.
A gente não lutou 10 anos pra isso, queríamos mais.

Perdemos mais uma😓Maria Clara voltou pro céu e agora é mais uma estrelinha a nos guiar e iluminar. Sua mãe, Lúcia, do mu...
18/04/2026

Perdemos mais uma😓

Maria Clara voltou pro céu e agora é mais uma estrelinha a nos guiar e iluminar. Sua mãe, Lúcia, do município de São Belmonte, trilhou bravamente essa caminhada.
Hoje, a dor é imensa, mas também é eterno o amor que f**a, a história que jamais será apagada e o legado de luta e cuidado que Maria Clara deixa em cada um de nós.

Que Deus acolha essa pequena com todo carinho no céu, e que abrace forte o coração de Lúcia e de toda a família.

Nós, mães, sentimos juntas… porque quando uma perde, todas nós perdemos um pouco também.

Quando uma mãe especial perde um filho, todas nós perdemos um pouco também.Hoje amanhecemos com a triste notícia do fale...
16/04/2026

Quando uma mãe especial perde um filho, todas nós perdemos um pouco também.
Hoje amanhecemos com a triste notícia do falecimento de José Klebson, filho de Roberta, do município de Buíque, no sertão pernambucano.
Neste momento de dor imensurável, expressamos nossos mais sinceros e profundos sentimentos. Roberta foi uma verdadeira guardiã do seu anjo — cuidou, amou e lutou incansavelmente por dignidade e qualidade de vida. Viveu por ele, com uma entrega que só o amor de mãe é capaz de explicar.
José agora se torna luz, mais uma estrelinha a brilhar no céu.

Endereço

Recife, PE

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 16:00
Terça-feira 09:00 - 16:00
Quarta-feira 09:00 - 16:00
Quinta-feira 09:00 - 16:00
Sexta-feira 09:00 - 16:00
Sábado 09:00 - 16:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando UMA - União de Mães de Anjos posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar