Fábrica Fazendo Arte

Fábrica Fazendo Arte Organização voltada para pessoas em vulnerabilidade social visando trabalhar seu projeto de vida. E assim seguimos nossas atividades.

O Movimento Cultural Fazendo Arte, foi fundado em 12 de fevereiro de 2000 através do contato do arte-educador Genivaldo Francisco com um grupo de rapazes que viviam na comunidade vivenciando uma situação de risco social, mas que apesar disso tinha um grande talento para dança, pois viviam frequentando os clubes de pagode da cidade. O desejo do coreógrafo era fazer algo que transformasse a vida da

queles rapazes, pois o mesmo foi vítima da violência cometida por um deles. Mas esta experiência fortaleceu ainda mais a convicção e a necessidade da realização de um trabalho de resgate da cidadania e daí surgiu a oportunidade de fazer um trabalho social com os próprios, levando a dança como objeto de resgatar a cidadania dos mesmos. A proposta inicial era apenas o resgate da cidadania através da arte e da dança, com o tempo os rapazes se transformaram não só em cidadãos, mas em artistas profissionais, conseguindo o reconhecimento em um lugar ao sol. Despertaram em outros jovens à vontade de seguir os passos deles, e assim formaram mais grupos culturais voltado para a dança, capoeira e percussão que foram: Balé Afro Arte e Vida, Brasiliano Cia de Teatro e Dança, Capoeira Aché Brasil, Cia de Arte Remelexo, Balé Chegança e Banda Marcial Maurício de Nassau, todos esses formavam o Movimento Cultural Fazendo Arte. O qual teve uma grande contribuição de dois programas importantes para o desenvolvimento das atividades que foram: o Programa de Animação Cultural – PAC da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife e o Programa Multicultural do Recife da Secretaria de Cultura. No ano de 2013 o Projeto Fábrica nasceu a partir da repercussão bastante positiva de um dos produtos da oficina de teatro realizada no projeto “Redução de danos: eu curto essa ideia”, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, no mês de agosto do mesmo ano, na comunidade de Santo Amaro. O espetáculo, resultado da referida oficina, ministrada também pelo arte-educador Genivaldo Francisco, provocou o desejo nos jovens de dar continuidade às apresentações e, desde então, estas vem acontecendo de forma voluntária e gerando diversos impactos na construção de projetos de vida e cuidados em saúde por parte dos jovens; além destes terem se tornado multiplicadores da política de Redução de Danos, onde a partir de um olhar mais amplo trazido pela Psicóloga Tatiana Ranzani Maurano os jovens hoje atuam como Multiplicadores de Direitos Humanos. Atualmente, as atividades acontecem, provisoriamente, no Centro da Juventude de Santo Amaro e na Associação de Bandas e Fanfarras em Casa Amarela. Atualmente, temos dois grupos que formam o Fábrica Fazendo Arte que são eles o BANDO DE TEATRO A GENTE JÁ DISSE TUDO com 20 componentes e a CIA TRADICIONAL FAZENDO ARTE com 20 componentes entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, usuárias(os) e não usuárias(os) de substâncias psicoativas e em situação de vulnerabilidade social em ambos os grupos e uma equipe técnica formada por voluntários que são educadores sociais e uma psicóloga, que residem na Região Metropolitana. O Projeto Fábrica Fazendo Arte visa atender 150 adolescentes e jovens trabalhando o projeto de vida respeitando a singularidade de cada um com o foco principal na prevenção e no cuidado em relação aos riscos e danos causados pela violência urbana, buscando juntos a construção de uma melhor qualidade de vida. E assim seguimos nossa caminhada ofertando um trabalho de inclusão social, reduzindo os danos através da arte e cuidado com as pessoas! UBUNTU
Sou quem sou porque somos todos nós!

Endereço

Recife, PE
52051-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Fábrica Fazendo Arte posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar