12/06/2026
Após três anos de impasse Sindisaúde-RS conquista novo acordo para trabalhadores da Fundação de Saúde de Canoas
Após três anos de espera e intensa resistência, os trabalhadores da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC) finalmente têm um novo acordo coletivo garantido. A conquista, liderada pela atual gestão do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS), encerra um período de negociações paralisadas desde 2023 e representa uma vitória histórica para a valorização dos profissionais da saúde do município.
O desfecho positivo foi confirmado após uma rodada de mediação realizada nesta quarta-feira, 11, no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). Na ocasião, ficou definido que o Sindisaúde-RS encaminhará, em até 48 horas, a minuta aprovada pelos trabalhadores em assembleia online no dia 13 de junho. O documento passará pela análise do departamento jurídico do sindicato antes de ser submetido à apreciação da direção da FMSC.
Uma nova sessão de mediação foi agendada para o dia 8 de julho, às 15h, no TRT4, para a validação final do acordo coletivo. Caso as partes consigam formalizar o entendimento antes dessa data, a audiência será automaticamente cancelada.
“Os trabalhadores estão desde 2023 sem acordo coletivo. Isso é uma vitória dos trabalhadores e também do Sindisaúde, que esteve à frente desta negociação que estava travada há muitos anos”, celebrou o diretor do Sindisaúde-RS, Adjair Garcia Peixoto.