12/06/2026
Antes de ser COSEMS/RS, foi articulação. Antes de ser história, foi iniciativa.
Na primeira década de sua trajetória, entre 1986 e 1995, o então ASSEDISA reuniu gestores municipais de saúde em torno de um propósito comum: fortalecer o protagonismo dos municípios e transformar os princípios do Sistema Único de Saúde em realidade nos territórios gaúchos.
Foi um período de construção, diálogo e mobilização. Uma década que lançou as bases de uma entidade que, ao longo de 40 anos, se consolidou como referência na defesa da gestão municipal e no fortalecimento do SUS no Rio Grande do Sul.
Esta é a primeira parada de uma viagem pelos 40 anos do COSEMS/RS. Deslize e conheça nossas origens.