Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul

Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul Página do Sindicato dos Radialistas do RS

Neste domingo dia 10 de maio, nós da Direção do Sindicato dos Radialistas do RS, queremos expressar toda a nossa gratidã...
10/05/2026

Neste domingo dia 10 de maio, nós da Direção do Sindicato dos Radialistas do RS, queremos expressar toda a nossa gratidão por todas as Mães Radialistas, para todas às mães de Radialistas, para às Mães Multimídias e para todas às Mães dos colegas Multimídia!

Saibam que vocês são o alicerce das famílias e a base para a manutenção do amor!

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do professor e radialista Marcelo Bonorino Bier, ocorrido em 30/04/20...
01/05/2026

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do professor e radialista Marcelo Bonorino Bier, ocorrido em 30/04/2026. Docente dedicado, marcou sua trajetória pelo compromisso com a educação e pela forma inspiradora com que conduziu o aprendizado de inúmeros profissionais radialistas no Estado do Rio Grande do Sul. Seu legado de sabedoria e gentileza permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Neste momento de dor, nossa Diretoria do Sindicato dos Radialistas do RS, expressa nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas, desejando força e paz.

“Neste dia 1º de maio é dia de homenagear quem dá voz e imagem à nossa história. Aos colegas radialistas e profissionais...
01/05/2026

“Neste dia 1º de maio é dia de homenagear quem dá voz e imagem à nossa história. Aos colegas radialistas e profissionais multimídia, o nosso muito obrigado! Obrigado por acreditarem no trabalho do Sindicato e por exercerem a profissão com tanta ética e talento. Feliz Dia do Trabalhador a todos vocês!”

Atenção Radialistas
22/04/2026

Atenção Radialistas

Amigo Radialista e Multimídia do RSChegou o momento de definirmos o futuro da nossa entidade. Teremos a eleição para a D...
20/04/2026

Amigo Radialista e Multimídia do RS

Chegou o momento de definirmos o futuro da nossa entidade. Teremos a eleição para a Diretoria do nosso Sindicato e a sua voz é indispensável.

Convido todos os colegas sócios que estão em dia, para participarem da Assembleia Geral Extraordinária no dia 30 de abril de 2026. Vamos, juntos, seguir com o trabalho que busca o melhor para a nossa categoria. Confira os detalhes no edital abaixo.

Tua participação é fundamental!

DIRETORIA DO SINDICATO DOS RADIALISTAS DO RS FORMALIZA DENÚNCIA JUNTO AO MTE POR IRREGULARIDADES NA REGIÃO NORTENa tarde...
02/04/2026

DIRETORIA DO SINDICATO DOS RADIALISTAS DO RS FORMALIZA DENÚNCIA JUNTO AO MTE POR IRREGULARIDADES NA REGIÃO NORTE

Na tarde desta quinta-feira, 02 de abril, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do RS formalizou denúncia oficial perante o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A medida, registrada sob o protocolo nº 8268000, fundamenta-se em uma série de ilícitos trabalhistas constatados durante diligências realizadas nas emissoras da Região Norte do Estado.

As irregularidades foram verificadas in loco pelo Presidente da entidade, Ricardo Malheiros, e pelo Vice-Presidente, Silvonei Benfica, durante roteiro de fiscalização sindical.

Manifestação da Presidência

O Presidente Ricardo Malheiros enfatizou a necessidade da intervenção estatal para garantir o cumprimento da legislação vigente:

“Seria uma omissão inaceitável desta gestão permitir a continuidade dos abusos verificados nessas visitas. A fiscalização por parte do MTE é o instrumento legal e coercitivo necessário para sanar tais irregularidades e restaurar a dignidade profissional da categoria”, pontuou Malheiros.

Atuação Sindical

O Vice-Presidente Silvonei Benfica reiterou que a entidade mantém vigilância constante em todo o território estadual:

“Lamentavelmente, alguns radiodifusores persistem na inobservância das normas trabalhistas. Contudo, o Sindicato permanece atuante e itinerante. Aqueles que negligenciam seus deveres legais deverão agora prestar os devidos esclarecimentos à fiscalização do trabalho”, declarou Benfica.

Prestes a completar 64 anos, entidade expande representatividade e entrega estrutura moderna para a categoria em Porto A...
29/03/2026

Prestes a completar 64 anos, entidade expande representatividade e entrega estrutura moderna para a categoria em Porto Alegre.

O Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul acaba de consolidar o maior movimento de sua história recente. Em uma semana marcada por decisões estratégicas e renovação patrimonial, a entidade, que completa 64 anos em julho oficializou nesta sexta-feira (27) a inauguração de sua nova sede administrativa, símbolo de uma fase que agora abraça formalmente os profissionais de multimídia.

Estrutura e Representatividade

A nova sede, localizada em ponto estratégico da capital gaúcha, foi projetada para ser a “casa do trabalhador”. O evento de inauguração reuniu um arco suprapartidário de lideranças, incluindo três (03) ex-presidentes, Carmem Crochemore, Elton Basei e Silvonei Benfica, também colegas radialistas de várias emissoras da Capital, jornalistas da Capital e da Grande Porto Alegre, políticos e o corpo jurídico da banca Castro, Osório, Pedrassani & Advogados Associados, amigos e familiares.

Malheiros faz questão de dividir o mérito da gestão com sua Diretoria Executiva, citando o Vice-Presidente Silvonei Benfica, o Secretário Geral Karl Bulhões e o Tesoureiro Daniel Braga, assim como a Diretoria Administrativa que é o nosso suporte representativo direto com os colegas nas emissoras, também os representantes do Conselho Fiscal e da Federação, não menos importante, Malheiros ainda citou que o colega Gabriel Bonnes de Mello, e o “coração do sindicato”, pois é nosso suporte fixo quando estamos viajando ou mesmo quando estamos na sede.

“Conseguimos chegar a este feito com uma estrutura excelente para receber nossos colegas. Hoje, temos uma sede onde o trabalhador será acolhido como sempre mereceu”, afirmou Malheiros.

O Futuro da Comunicação no RS

Com a unificação, o Sindicato dos Radialistas, dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão e dos Multimidias no Estado do Rio Grande Do Sul (agora com nomenclatura expandida) projeta um 2026 de maior poder de barganha em convenções coletivas e uma presença mais incisiva na defesa dos direitos digitais e da radiodifusão tradicional.

UNIFICAÇÃO HISTÓRICA CRIA NOVA GIGANTE SINDICAL NO RIO GRANDE DO SULEm uma Assembleia Geral Extraordinária realizada na ...
26/03/2026

UNIFICAÇÃO HISTÓRICA CRIA NOVA GIGANTE SINDICAL NO RIO GRANDE DO SUL

Em uma Assembleia Geral Extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, 25 de março de 2026, o cenário da comunicação gaúcha passou por uma transformação definitiva. No auditório da COP Advogados, Radialistas e Profissionais Multimídia ratificaram a fusão de suas bases representativas, oficializando a criação do Sindicato dos Radialistas, dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão e dos Multimídias no Estado do Rio Grande do Sul.

O movimento, tratado como um marco estratégico, responde à convergência tecnológica que já domina as redações e estúdios do estado. Sob o comando de Ricardo Malheiros, presidente da entidade, a assembleia aprovou por unanimidade a reforma estatutária que amplia a jurisdição e o poder de negociação do novo sindicato.

Blindagem Jurídica e Estratégia de Base

A mesa diretora, composta por Malheiros, Silvonei Benfica (Vice-Presidente) e Karl Bulhões (Secretário Geral), contou com o suporte técnico do Dr. Antônio Escosteguy Castro. O consultor jurídico detalhou a importância da união frente aos desafios regulatórios atuais e à propagação de funções híbridas nas emissoras de rádio e TV.

“Esta não é apenas uma mudança de nome, é uma adequação necessária à realidade de um mercado onde o radialista e o multimídia operam em simbiose”, destacou a presidência durante o ato.

Deliberações e Próximos Passos

Após um intenso debate sobre o avanço das funções digitais nas emissoras do RS, a categoria aprovou os seguintes pontos cruciais:

Expansão de Base: Inclusão formal da categoria Multimídia e reforço da base de Radialistas Profissionais.

Reforma Estatutária: Redação atualizada dos artigos 1º, 3º, 7º, 64º e 65º, adequando a entidade aos novos tempos.

Mandato Executivo: Autorização plena para que a diretoria realize os registros administrativos e federativos necessários.

O evento consolida o sindicato como uma das forças mais representativas da comunicação no sul do país, preparando o terreno para as próximas convenções coletivas de 2027.

Aos Radialistas e Profissionais Multimídia do Estado do Rio Grande do SulPrezados Colegas,A recente publicação da Lei nº...
24/03/2026

Aos Radialistas e Profissionais Multimídia do Estado do Rio Grande do Sul

Prezados Colegas,

A recente publicação da Lei nº 15.325, de 6 de janeiro de 2026, que regulamenta a profissão de Multimídia no Brasil, trouxe desafios críticos à nossa categoria. Observamos que a referida legislação tem sido utilizada por setores patronais como instrumento para viabilizar a precarização do trabalho. De forma sistemática, empresas buscam enquadrar radialistas experientes nesta nova modalidade de maneira genérica, ao passo que submetem profissionais de multimídia a funções típicas de radialistas, impondo jornadas extensas e acúmulo de funções sem a devida contrapartida regulatória.

Este é um momento decisivo para o futuro de nossas carreiras. É imperativo estabelecermos, coletivamente, as diretrizes e salvaguardas que protegerão nossa classe contra interpretações arbitrárias da lei.

Nossas frentes de atuação prioritárias são:

Isonomia e Segurança Jurídica: Assegurar que o profissional de Multimídia usufrua das proteções e conquistas históricas já consolidadas pelos Radialistas.

Regulamentação e Fiscalização: Impedir que a vacância normativa seja explorada unilateralmente pelo setor patronal.

Unificação da Base: Demonstrar que, independentemente da plataforma de atuação (Rádio, TV ou Digital), compomos uma força de trabalho única e coesa.

Sua presença é indispensável para ratificarmos nossa união e exigirmos o respeito institucional necessário para avançarmos em novas conquistas.

Informações da Assembleia:

Data: Quarta-feira, 25 de março de 2026.

Horário: 19h00 (1ª chamada) | 19h30 (2ª chamada).

Local: Rua Uruguai, 240, Sala 301 (3º andar) – Centro Histórico, Porto Alegre/RS.

Abaixo segue o link da matéria completa que consta no nosso site contendo o comparativo com as novas mudanças:
https://radialistas-rs.org.br/2026/03/24/convocacao-assembleia-geral-extraordinaria-4/

Nota Oficial: Encerramento de Parceria InstitucionalA Diretoria do Sindicato dos Radialistas, representada por seu Presi...
16/03/2026

Nota Oficial: Encerramento de Parceria Institucional

A Diretoria do Sindicato dos Radialistas, representada por seu Presidente, Ricardo Malheiros, comunica oficialmente o encerramento da parceria estabelecida com a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS).

Iniciada em 2025, esta cooperação teve como premissa o apoio técnico à FGFS na fiscalização e qualificação dos profissionais responsáveis pelas transmissões das Séries Ouro, Prata e Bronze (categorias Masculina e Feminina). Durante este período, esta entidade sindical prestou contribuições significativas para o aprimoramento dos processos de credenciamento e para a elevação dos padrões de qualidade das transmissões esportivas.

Fundamentação Legal e Ética

É imperativo ressaltar que a atuação do Sindicato pautou-se estritamente pela observância da legislação vigente. Reiteramos que a exigência do Registro Profissional não é uma escolha administrativa, mas uma determinação da Lei Federal nº 6.615/78, que regulamenta a profissão de radialista no Brasil.

Considerações Finais

A decisão pelo término da parceria ocorreu de forma consensual e amigável, após diálogo direto entre o Presidente Ricardo Malheiros e o Presidente da FGFS, Ivan Rodrigues dos Santos.

O Sindicato dos Radialistas reafirma seu compromisso com a categoria e deseja sucesso à diretoria da FGFS e aos colegas radialistas na continuidade de seus trabalhos.

Atenciosamente

Ricardo Malheiros

Presidente

Endereço

Rua Veador Porto, 241
Porto Alegre, RS
90610-200

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 12:00
13:00 - 17:30
Quarta-feira 09:00 - 12:00
13:00 - 17:30
Sexta-feira 09:00 - 12:00
13:00 - 17:30

Telefone

+555132333500

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar