03/06/2026
Na segunda-feira, dia 25 de maio, ocorreu mais um encontro no qual pudemos debater em equipe os capítulos 6, 7 e 8 do livro A causa dos adolescentes, de Françoise Dolto.
Nestas páginas, a autora aborda o momento em que a adolescência passou a ser estudada de forma mais específica, tratando das mudanças na puberdade e das questões advindas desse processo. Ela também fala sobre a importância de ter e alimentar um projeto de vida nesse período, o que possibilita a dispensa dos rituais de passagem, que já diminuíram na sociedade atual.
A autora também levanta questões sobre a inclinação dos adolescentes para formar pares e, posteriormente, pertencer a um grupo. Ela destaca que geralmente há similaridades externas entre eles, como o modo de se vestir, mas que, interiormente escondem as verdadeiras diferenças.
Dentre os assuntos discutidos pelo grupo, destacaram-se a necessidade dessa marcação — a adolescência —, as diferenças na criação de meninos e meninas e como isso se reflete nesse momento da vida deles.
Joice Bortoletto Buffon
Luiza da Silva Sobral
(Coordenadoras do grupo de estudos)