07/10/2022
🎀 A mamografia é um exame radiológico feito nas mamas, de alta resolução. Assim, consegue-se observar imagens indicativas de câncer antes mesmo da paciente apresentar sintomas.
🎀 É através da mamografia que conseguimos detectar imagens de nódulos menores que 1cm, além de lesões do tipo microcalcificações, que podem representar o sinal mais precoce de malignidade. Essas microcalcificações não são percebidas nem na ultra-som mamária e nem durante o autoexame. E quando detectadas precocemente, aumentam a chance de cura em 95%!!
🎀 Por isso , é recomendado realizar a mamografia ANUALMENTE, a partir dos 40 anos ( recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia ) . Se a paciente tem histórico familiar de câncer de mama, a realização da mamografia se inicia antes dos 40 anos.
🎀 O auto exame é importante para que a paciente se conheça e saiba procurar ajuda ao qualquer sinal de alteração em suas mamas. Mas ele não é o mais eficaz, pois não detecta as lesões mínimas.
🎀 Dessa forma, não adianta deixar de fazer a mamografia só porque já fez o autoexame ou a ultra-som mamária.
🎀 Sei que muitas mulheres reclamam que fazer a mamografia causa dor, mas dói muito mais não detectar o câncer precocemente!!
🎀 Cuide-se!!! Quanto mais cedo, melhor !!