Metropol Cultura

Metropol Cultura Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Metropol Cultura, Organização não governamental (ONG), Rua Ositha Sigrist Pongelluppi, nº 1. 412, Santa Terezinha, Paulínia/SP, CEP 13140/794, Paulínia.

Fanpage oficial da Metropol Cultura

Nossos principais Programas:
- OSJI - Orquestra Sinfônica Jovem do Interior
- OSJP- Orquestra Sinfônica Jovem de Paulínia
- Academia de Música

Direção Geral Felipe: Alves
Direção Administrativa: Tathi Alves QUEM SOMOS

Instituição: Corporação Musical Santa Cecília
Nome Fantasia: Metropol Cultura
Fundação: 07 de setembro de 1916
CNPJ: 59.012.195/0001-32

ENDERE

ÇOS:

SEDE (Região Metropolitana de Campinas):
Rua Ositha Sigrist Pongelluppi, 1412 Santa Terezinha, Paulínia, CEP 13140-794

ESCRITÓRIO REGIONAL (Região da Baixa Mogiana):
Rua Santa Cruz, 160, Santa Cruz, Sala 5, Mogi Mirim - SP, CEP 13800-440

CONTATOS:
Fone/WhatsApp +55 19 99722-8415
E-mail: [email protected]
Site: www.metropolcultura.art.br

NOSSA HISTÓRIA

Fundada em 07 de setembro de 1916, no município de Paulínia - SP, como Corporação Lyra Recreativa Santa Cecília, ganhou personalidade jurídica no dia 23 de março de 1965. Desde sua fundação a "Banda Santa Cecília" como era mais conhecida, atuou principalmente no fomento a circulação de produtos culturais, através de inúmeras apresentações realizadas em Paulínia e região. Além da circulação cultural, as atividades ligada ao ensino musical também se fizeram presente na instituição, como é de tradição na história das diversas Bandas e Corporações musicais. Em novos tempos, acompanhando os avanços no campo da música e das artes, bem como as alterações nas legislações do terceiro setor, a já tradicional e centenária Corporação Musical Santa Cecília passa por um processo de profunda transformação e profissionalização. Sendo Instituída como OSC - Organização da Sociedade Civil, tendo suas diretrizes estatutárias e de governança atualizadas, contando com uma equipe técnica especializada e agora sob a denominação de Metropol Cultura, amplia seu campo de atuação com o objetivo de promover a democratização do acesso aos bens culturais para os mais diversos públicos e em diferentes localidades. Atualmente a Metropol Cultura responde por importantes iniciativas de ensino e difusão artística-musical no interior do Estado de São Paulo, tais como:
- OSJI - Orquestra Sinfônica Jovem do Interior;
- Orquestra Sinfônica Jovem de Paulínia;
- Metropol Academia de Música.

18/02/2025

MAESTRO E DIRETOR ARTÍSTICO
DA METROPOL FALA SOBRE AS
AÇÕES NO THEATRO AVENIDA

A convite da vereadora Carol Marinelli Delbin (Podemos), o maestro e diretor artístico da Metropol (que gerencia o Theatro Avenida), Felipe dos Santos Alves, participou da sessão de segunda-feira (17 de fevereiro) para falar sobre as ações desenvolvidas no Theatro Avenida e as metas para 2025.
Felipe falou sobre a história da Metropol, que nasceu em Paulínia, não tem fins lucrativos, mas recebe pelo que faz, não podendo haver distribuição de lucro.
Ele informou sobre as oficinas realizadas no Theatro, como de balé, jazz, hip hop, dança de salão e ritmos, teatro, violão e coral. Essas aulas são semanais. Também houve várias apresentações culturais ao longo dos anos, muitas gratuitas, tendo como contrapartida do público a entrega de alimentos a serem enviados posteriormente ao Fundo de Solidariedade. “A meta foi fazer a maior parte de eventos gratuitos. Desde quando a empresa assumiu, em janeiro de 2022, o público que frequentou o Theatro foi de 72 mil”. Em 2024, por exemplo, houve 150 apresentações culturais, atingindo um público de 29.667, segundo consta no relatório oficial da Metropol.
Ele explicou ainda que, antes de assumir o Theatro, foi feita uma vistoria técnica no local para saber como estava a situação: encontraram entulhos, rato, morcego e conseguiram fazer uma limpeza no local, que estava parado. “O Theatro não tinha página no youtube e no instagram, repaginamos o facebook e assim criamos essas mídias sociais, atingindo um bom público. O local também possui um totem (estrutura) para a divulgação das programações culturais”.
Felipe disse que conseguiu captar recursos no ano passado do ProAC (Programa de Ação Cultural, do governo federal) e do ProAC ICMS, do governo estadual. Do governo federal captaram no ano passado, por meio de projeto, R$ 500 mil para a reforma do telhado, forro e parte elétrica para o ano de 2025. O telhado e o forro são a partes críticas do local, explicou Felipe. “A preocupação é grande e sempre temos de chamar técnicos para acertar eventualmente o problema”.
Também foram conseguidos no ano passado do ProAC ICMS R$ 250 mil para a reforma da fachada e do hall (foyer) de entrada. “Fizemos uma cozinha que não existia e uma porta semiacústica, colocamos lustre e acertamos a parte elétrica da entrada”.
Em três anos, a empresa recebeu da Prefeitura um pouco mais de R$ 1 milhão e conseguiu fazer uma captação de cerca de R$ 850 mil por meio de projetos apresentados aos governos estadual e federal e também a empresas parceiras. O gasto mensal gira em torno de R$ 28 mil, que é variável por conta de eventos e limpeza, contou Felipe.
A Prefeitura quer rescindir o contrato. Se a rescisão ocorrer de forma definitiva, a Metropol f**a gerenciando o local até 5 de março, revelou Felipe. “Eu não acho ético rescindir o contrato por causa do que já foi feito e do que foi captado em recursos. Como não estarei na gestão, como a obra de restauro do telhado, forro e parte elétrica vai funcionar sem estar na gestão? Qual a política pública para o local? Quem vai gerir o Theatro? Como? É mais fácil eu fazer a obra estando na gestão até pelo conhecimento já adquirido”.
Na sua avaliação, rescindindo o contrato tudo mundo vai ser prejudicado, podendo afetar até o próprio restauro.
Felipe falou ainda que se continuasse à frente do Theatro, depois do restauro do telhado e do forro, a ideia era captar novo recurso para climatizá-lo.

Convidamos toda a população a acompanhar a sessão ordinária do Legislativo Pinhalense que ocorrerá na próxima segunda-fe...
14/02/2025

Convidamos toda a população a acompanhar a sessão ordinária do Legislativo Pinhalense que ocorrerá na próxima segunda-feira (17 de fevereiro) às 19h na Câmara Municipal. Atendendo à solicitação da vereadora Maria Carolina Leme Marinelli Delbin, o diretor-geral e artístico Felipe Alves e a equipe do Theatro Avenida, estarão presentes para se manifestarem sobre os trabalhos desenvolvidos e as metas da Metropol Cultura.

Transmissão ao vivo pelos canais:
Youtube.com/legislativopinhalense
Facebook.com/legislativopinhalense

Na manhã desta sexta-feira, 07 de fevereiro, os diretores da Metropol Cultura — Felipe Alves, Tathiana Alves e Luis Otáv...
07/02/2025

Na manhã desta sexta-feira, 07 de fevereiro, os diretores da Metropol Cultura — Felipe Alves, Tathiana Alves e Luis Otávio Frittoli — estiveram reunidos com o Deputado Estadual Barros Munhoz. Durante o encontro, foram apresentados os principais projetos desenvolvidos pela Metropol Cultura, além de discussões sobre possibilidades de parcerias e captação de recursos para o Theatro Avenida.

Endereço

Rua Ositha Sigrist Pongelluppi, Nº 1. 412, Santa Terezinha, Paulínia/SP, CEP 13140/794
Paulínia, SP
13140-794

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 17:00
Terça-feira 08:00 - 17:00
Quarta-feira 08:00 - 17:00
Quinta-feira 08:00 - 17:00
Sexta-feira 08:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Metropol Cultura posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Metropol Cultura:

Compartilhar