A ideia da fundação de uma associação que pudesse ajudar às pessoas e ao meio ambiente surgiu de uma amizade via internet entre mim, Caroline Naimeg da Mata e um estudante de química da Argélia, África, Lamine Nabet. Sentimo-nos motivados por um sentimento de insatisfação pela sociedade atual, pela forma como o mundo caminha: miséria, fome, doenças, preconceito, desigualdades, poluição, violência,
exclusão social, machismo, racismo, medo, enfim, pela grande falta de amor. Por isso, com grupos aqui e lá, resolvemos juntos dar início a este ousado intento. Mesmo sem sabermos nada, como fundar uma ONG ou meios de prosseguir, a nossa vontade de ajudar e o sentimento de luta era maior em nossos corações. Aprendemos coisas que não imaginamos nunca aprender, sobre leis, regulamentos e até conhecemos os agentes estressores de um sistema burocrático vigente neste país. Enfim, tudo em busca de como dar andamento a esse sonho. Bem, apesar de a vontade ser enorme, ainda falta muito para fazermos mais e nós queremos de todo o coração que essa ONG cresça e que gere frutos positivos para a sociedade.
“Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Além do mais, no meio do caminho sempre encontramos pessoas dispostas a ajudar, o que nos dá esperança para seguir em frente e descobrimos também que, o trabalho em equipe e a união são a única maneira de alcançar uma grande meta, pois um indivíduo fortalece o outro. Por isso, apesar das dificuldades, acreditamos que o amor supera tudo e é movido por esse sentimento, que nós, membros da Solidarité Ato Jovem (SAJ) trabalhamos e vamos continuar a trabalhar incessantemente, em prol de um mundo melhor, mais justo e livre.