09/10/2025
💪🏾 A força e a palavra das mulheres na XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco!
Ontem, quarta-feira (08), a Casa da Mulher do Nordeste marcou presença na roda de conversa “Território do corpo, território da palavra”, realizada no estande da Fundaj, durante a XV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
✨ O encontro reuniu pesquisadoras, artistas e lideranças para refletir sobre a presença física, simbólica e política das mulheres nos campos da arte, da pesquisa e das políticas públicas.
🌿 Representando a Casa da Mulher do Nordeste e o Núcleo Jurema (UFRPE), Graciete Santos, presidenta da CMN, trouxe contribuições potentes sobre o corpo das mulheres como território de resistência, expressão e transformação — lugar de onde se produz conhecimento e se constrói vida digna.
📍 Também participaram da mesa: Edneida Cavalcanti (Fundaj), Lorena Moraes (UAST/UFRPE), Laetícia Jalil (Projeto Baraúna e Núcleo Jurema/UFRPE), Marli Gondim (Projeto Jandaíras, Núcleo Jurema/UFRPE) e Uilma Queiroz, diretora do documentário O Bem Virá.
🎙️”Os corpos das mulheres são de diferentes formas impactados pelo patriarcado, racismo e capitalismo, sistemas que oprimem, exploram e marginalizam o trabalho e a vida das mulheres em seus territórios.
Por outro lado as mulheres resistem e constroem bem viver em seus territórios através da agroecologia, pela guarda de sementes e do trabalho de cuidado. Nossa luta feminista é por territórios livres de todas as formas violências contra as mulheres” Graciete Santos, presidenta da CMN.