08/04/2026
"Enquanto imaginar que a causa dos problemas está fora de si mesma, a pessoa sente um medo natural diante de tudo e de todos. Contudo, a sabedoria é que tudo parte dela mesma. Como depende só dela a coragem surge, naturalmente. A coragem, assim como sabedoria é a manifestação concreta da energia vital na vida diária de uma pessoa. É a mudança no coração e na postura individual.
Vencer o medo faz surgir a sabedoria. Diante de um problema, a pessoa tende a aumentar seu tamanho e não enxergar soluções. Vencendo o medo, ela percebe o tamanho real do problema e enxerga o melhor caminho para a solução. Essa é a manifestação da sabedoria.
A sabedoria e a coragem surgem sempre ao mesmo tempo. Coragem sem sabedoria é estupidez. A sabedoria sem coragem é apenas teoria."
*Caderno BVD*( BS 2101 pág. B6 )