07/11/2025
ENVELHECER SEM MEDO DE MORRER
Pe Zezinho scj |||||||||||||||||||||||||||||||
————————————————-
Ensaio catequético sobre a graça de e envelhecer !
————————————————-
Estive meditando sobre esta realidade ! Quem passou dos 75 anos e caminha para 85 a 90 sabe que está mais próximo do enfarte , ou do AVC ou do mal funcionamento de algum órgão vital !
Esta é a vantagem da filosofia , da teologia e da espiritualidade cristã . Jesus sabia que poderia morrer a qualquer momento . Paulo sabia que fora jurado morte . Ambos disseram que sua morte estava próxima .
Como encararam esta realidade ? Pensaram em quem ficaria . Jesus sabia de quem viera , como seria o depois e a quem Ele iria: ao Pai .
Paulo sabia que fora fiel depois da conversão . Morrer seria um lucro, porque tinha certeza de que sua vida não fora em vão, nem sua morte seria ! Tinha rumo e prumo . Não viveu sem um projeto .
Jesus disse mais de 100 vezes que tinha um projeto : viera cumpri-lo .
Já cantei isso em mais de 50 canções desde “ a decisão é tua” a “ eu conheço este segredo: “sei que vou ressuscitar ! “ somos folhas que caem ou frutos que amadureceram”
Um dia daremos o último suspiro , mas não será o último sonho , porque estaremos lá , contemplando aquele que nos criou. Jesus vivia falando disso . Um dia ele virá nos buscar , não importa quando, mas importa como !
Sempre ensinei isso aos jovens e a quem sentou ou ficou em pé em algum show meu, nesses 60 anos de sacerdócio .
Sabemos que começamos , sabemos que estamos a caminho e , como Moisés , depois de uma longa vida e 40 anos de deserto os outros chegarão , mas nós teremos cumprido nossa missão !
Como Paulo veremos tudo de outro jeito , sem espelho embaçado . Tudo ficará mais claro para nós, porque somos gente que pensa e aprende !
Lamento pelos imediatistas que querem tudo “agora é já “ . Seu prato de sopa pode ser delicioso , mas, se vier quente demais, vai queimar sua língua e suas entranhas.
***
Certas devoções imediatistas, conduzidas pelos pregadores imediatistas de agora, e isto em todas as igrejas , escondem teologias e espiritualidades imaturas . Nem os anjos, nem os santos, nem os milagres, nem a Terra nem o Céu são como eles acham que são !
Por serem improvisadores e não terem meditado nem estudado sua fé, estão mergulhando em rezas e práticas devocionais erradas e achando que aquilo é teologia ou espiritualidade católica, mas nunca foi , nem nunca será ! É tudo improviso e garantia de resultados imediatos ! Abusam do “ faça isso que vc será feliz “… “ Deus quer isso de vc” “ o Espírito Santo está me dizendo isto para eu dizer a vcs !”
João Paulo II, Bento XVI , Francisco e , agora Leão XIV puseram os pingos nos is , mas foram ignorados .
O correto é saber que
Jesus não veio inventar . Ele veio anunciar o Deus Uno e Trino e a sua justiça e sua misericórdia. Pregação em esperança e misericórdia é coisa de pregador e não da Igreja !
***
Voltando aos que envelheceram: os acima de 75 anos estão mais perto de conhecer mais verdades . A velhice ensina !
Paulo falou disso em Efésios 3 . Nessa idade nosso espelho está cada dia menos embaçado . Para anciãos que acumularam sabedoria está tudo cada mais claro a cada nova encíclica e a cada nova catequese !
***
Poucos humanos chegam aos 90 anos !… Mas quem chegou mais longe , já sabe que, para nós, a fila da comunhão andou . Aquelas comunhões nos alimentaram muito mais do que imaginamos !.. É que a espiritualidade é uma enorme tijela cheia de sabedoria .
Releiam o Eclesiastes e o Eclesiástico . E tornem a ler as epístolas de Paulo . Ele chegou à velhice , mas foi armazenou espiritualidade . E espiritualidade não se improvisa !.. pz