Sismmar Maringá

Sismmar Maringá Gestão Somos Todos SISMMAR, 2023-2027, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá -

O SISMMAR esteve presente nesta quinta-feira (11) na Escola Municipal Pioneiro Geraldo Meneghetti, após receber um chama...
12/06/2026

O SISMMAR esteve presente nesta quinta-feira (11) na Escola Municipal Pioneiro Geraldo Meneghetti, após receber um chamado dos servidores relatando problemas causados pelo alagamento em diferentes espaços da instituição.

Representando o sindicato, estiveram no local a secretária-geral Ana Lucia de Araújo e a secretária de Comunicação Elenice Santos, acompanhando a situação, ouvindo os trabalhadores e buscando encaminhamentos para garantir condições adequadas para servidores e estudantes.

Segundo relatos recebidos pelo SISMMAR, sete salas de aula, corredores do segundo piso e parte do primeiro piso foram atingidos pelo alagamento. Diante do cenário, o sindicato acompanhou as condições do espaço e dialogou com a equipe da unidade e demais representantes presentes para buscar uma solução imediata.

Durante a atuação na escola, o SISMMAR também realizou orientações aos profissionais sobre os procedimentos administrativos e cuidados necessários diante da situação, reforçando seu compromisso em oferecer suporte e respaldo aos servidores.

Após o diálogo realizado no local, foram construídos encaminhamentos para preservar a segurança da comunidade escolar. Um comunicado foi elaborado para informar as famílias sobre a situação e os estudantes foram liberados, considerando as condições estruturais apresentadas naquele momento.

A empresa responsável pela obra esteve presente realizando os reparos necessários nos pontos identificados como causa do problema.

A situação também foi apresentada pelo SISMMAR durante reunião realizada com a gestão municipal, reforçando a necessidade de acompanhamento das demandas das unidades e de ações que garantam condições adequadas de trabalho aos profissionais da educação.

Além dos encaminhamentos realizados, o sindicato permaneceu em diálogo com os servidores, oferecendo acolhimento e orientações. A entidade também reforçou que sua assessoria segue à disposição dos trabalhadores para esclarecimentos jurídicos e administrativos sempre que necessário.

Nesta sexta-feira (12), representantes do SISMMAR retornarão à Escola Pioneiro Geraldo Meneghetti para uma nova conversa com os trabalhadores, criando um espaço de escuta coletiva para registrar as demandas, relatos e definir novos encaminhamentos.

O SISMMAR reafirma seu compromisso de estar presente nas unidades, ouvindo os servidores e atuando para garantir respeito, segurança e melhores condições de trabalho para toda a categoria.

🖤 Nota de pesarÉ com profundo pesar que o SISMMAR lamenta o falecimento do servidor público municipal Marcos da Silva, A...
11/06/2026

🖤 Nota de pesar

É com profundo pesar que o SISMMAR lamenta o falecimento do servidor público municipal Marcos da Silva, Agente Administrativo que atuava no Cemitério Municipal.

Marcos fez parte da história do serviço público de Maringá, dedicando seu trabalho e compromisso no atendimento à população. Sua partida deixa sentimentos de tristeza entre familiares, amigos e colegas que compartilharam sua caminhada.

Neste momento de dor, o SISMMAR manifesta sua solidariedade e presta suas sinceras condolências aos familiares, amigos e companheiros de trabalho.

Que as boas lembranças e o legado deixado por Marcos possam trazer conforto a todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele.

Nossos sentimentos. 🖤

📢 Atendimento do SAMA segue normalizadoO SISMMAR informa aos servidores municipais que os atendimentos aos beneficiários...
11/06/2026

📢 Atendimento do SAMA segue normalizado

O SISMMAR informa aos servidores municipais que os atendimentos aos beneficiários do SAMA continuam sendo realizados normalmente, sem suspensão dos serviços aos servidores e seus dependentes.

A informação divulgada nesta semana trata apenas da descontinuidade do atendimento por um dos integrantes da rede credenciada da Associação Beneficente Bom Samaritano (ABBS), não havendo encerramento do contrato ou interrupção da assistência.

Os serviços seguem disponíveis pela rede credenciada, incluindo consultas, exames, procedimentos, cirurgias, atendimento ambulatorial, odontológico, urgência e emergência.

O SISMMAR segue acompanhando a situação e reforça seu compromisso em garantir informação, orientação e defesa dos direitos dos servidores municipais.

📌 Para agendamentos e informações:
☎️ Call Center SAMA: (44) 3040-3333

Seguimos juntos em defesa da categoria. ✊

🚓Após articulação do SISMMAR, escalas da Guarda Civil Municipal são regulamentadas em Maringá Na última semana, foram re...
10/06/2026

🚓Após articulação do SISMMAR, escalas da Guarda Civil Municipal são regulamentadas em Maringá

Na última semana, foram regulamentadas as escalas de jornada semanal e os regimes de plantão da Guarda Civil Municipal de Maringá. A medida é resultado de uma longa intermediação da gestão Somos Todos SISMMAR desde 2025, após o sindicato ser procurado por diversos servidores que reivindicavam mais flexibilidade e opções de escala mais adequadas à realidade da categoria.

Diante das especificidades da função e das necessidades apresentadas pelos(as) guardas, foram construídas, debatidas e negociadas diferentes possibilidades de jornada, como a escala de 8 horas diárias em cinco dias por semana, 12x36, 12x24 seguidas de 12x48 e também 24x72, estas duas últimas voltadas às bases descentralizadas e equipes especializadas.

Ao longo de várias semanas, ainda no ano passado, a direção sindical foi convidada a acompanhar de perto a rotina e a dinâmica de trabalho da Guarda, justamente para contribuir com a fundamentação dos pedidos de flexibilização. Nesse processo, a gestão Somos Todos SISMMAR também organizou um questionário anônimo para levantar as preferências da categoria em relação às escalas, além de reunir situações específicas que pudessem melhorar a logística e as condições de trabalho dos servidores.

Em concordância com os argumentos apresentados pelo sindicato e pela categoria, e após diversos encontros para ajustar os termos da proposta e sua fundamentação jurídica, o secretário da pasta publicou a regulamentação das escalas, medida que foi recebida de forma positiva pelos servidores.

A gestão Somos Todos SISMMAR também celebra esse avanço para a Guarda Civil Municipal, que tende a melhorar de forma significativa as condições de trabalho de uma categoria fundamental para a segurança pública de Maringá.

Diante de mais essa conquista, o sindicato reforça a importância da organização coletiva dos servidores junto ao SISMMAR, pois é por meio do diálogo, da participação democrática e da construção conjunta que se identificam problemas, se formulam soluções e se alcançam melhores condições para o exercício das funções públicas em benefício de toda a população.

10/06/2026

No próximo dia 21 de junho colombianas e colombianos vão às urnas para decidir o futuro do País. O resultado da disputa entre o candidato progressista, Iván Cepéda e o candidato da direita, Abelardo de la Espriella, também deve ter influência em toda a América do Sul, sobretudo por conta da "Doutrina Donroe", como ficou conhecida a estratégia de interferência e colonialismo de Donald Trump na América Latina.

Para analisar o cenário e clima eleitoral, além das consequências dos resultado das urnas o Quarta Sindical desta semana recebe dois jornalistas que acompanham de perto a realidade latino-americana.

� Leonardo Severo, jornalista da Agência ComunicaSul.
� Felipe Bianchi, jornalista e integrante da coordenação do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

09/06/2026

⚖️ MINUTO JURÍDICO SISMMAR | Dobra de padrão na educação

Você, profissional da educação que realiza dobra de padrão, sabe se o pagamento está sendo feito da forma correta? 👀

O SISMMAR identificou que o cálculo dessa remuneração deve considerar a realidade da sua carreira e da sua hora contratual, garantindo a valorização correta do seu trabalho.

Por isso, o sindicato ingressou com ação coletiva para defender esse direito dos(as) servidores(as). ✊

Fique atento(a)! Informação também é uma forma de proteger seus direitos.

📲 Tem dúvidas ou acredita que pode estar nessa situação?
Entre em contato com o SISMMAR e converse com nossa equipe.

SISMMAR — juntos na defesa dos(as) servidores(as)! ✊

🧥✨ Feira do Couro no SISMMARO SISMMAR recebe a Feira do Couro com diversas opções direto de fábrica, reunindo jaquetas, ...
09/06/2026

🧥✨ Feira do Couro no SISMMAR

O SISMMAR recebe a Feira do Couro com diversas opções direto de fábrica, reunindo jaquetas, saias, calças, bolsas e muito mais.

Uma oportunidade para os(as) filiados(as) aproveitarem condições especiais, com facilidade no pagamento:

💳 Tudo em até 10x
✅ Com opção de desconto em folha para sócios(as)

📅 10 a 13 de junho de 2026
⏰ Segunda a sexta: 9h às 19h
⏰ Sábado: 9h às 13h
📍 SISMMAR — Avenida Paissandu, 465 — Zona 03, Maringá/PR

Participe e aproveite mais esse benefício oferecido aos(as) nossos(as) associados(as)! ❤️✊

Saúde: SISMMAR cobra revisão de laudo que reduziu insalubridade de agentes administrativos ➡Nos últimos dias, a gestão S...
09/06/2026

Saúde: SISMMAR cobra revisão de laudo que reduziu insalubridade de agentes administrativos

➡Nos últimos dias, a gestão Somos Todos SISMMAR foi procurada por servidores da Saúde, do quadro de agentes administrativos, para tratar de uma situação que o sindicato já denuncia há tempos: laudos que concedem, reduzem ou retiram adicionais de insalubridade e periculosidade sem critérios claros.

▪Mais uma vez, o caso foi levado à SEGEP, e a direção sindical acompanha a situação para reverter a injustiça. A principal crítica do SISMMAR é a falta de critérios concretos e consistentes por parte do setor de segurança do trabalho para avaliar os riscos a que os servidores estão expostos.

❗Neste caso, agentes administrativos que atuam nas recepções das UPAs Zona Norte e Sul, e que recebiam 40% de adicional de insalubridade, tiveram esse direito reduzido pela metade de forma repentina. A medida gerou revolta entre os servidores e foi imediatamente questionada pelo sindicato.

📣O SISMMAR reforça que esses trabalhadores recebem diariamente pacientes de toda Maringá, com os mais diversos sintomas e doenças, muitas vezes antes de qualquer avaliação médica e sem medidas básicas de proteção, como o uso de máscaras. A exposição direta e constante é evidente, o que justifica o grau máximo de insalubridade, pago há anos sem contestação.

📄A gestão Somos Todos SISMMAR levou o caso ao secretário de Gestão de Pessoas, Moacir Olivatti, apontando que, assim como em outras situações já denunciadas, o laudo que embasou a redução foi elaborado sem análise aprofundada, somente citando trechos da Norma Regulamentadora 15, sem verificar, na prática, o que realmente acontece no cotidiano dos servidores, que é diferente da descrição teórica do cargo. O secretário informou não ter conhecimento do caso e se comprometeu a dar continuidade à verificação da situação, também entendida como injusta.

🚩O SISMMAR cobra a revisão imediata desse caso e maior atenção aos demais laudos já denunciados pelo sindicato. O Jurídico acompanha a situação e estuda medidas para enfrentar de forma definitiva essas análises injustas, que seguem prejudicando servidores em diferentes setores da Prefeitura.

09/06/2026

✊ Vitória do SISMMAR! Uma conquista histórica para os(as) aposentados(as).

Depois de muita luta, diálogo e cobrança, o Auxílio Social avança como uma importante medida de valorização para quem dedicou anos de trabalho ao serviço público de Maringá.

Essa conquista representa mais dignidade, reconhecimento e apoio aos(as) servidores(as) aposentados(as), que muitas vezes enfrentam uma nova realidade financeira após a aposentadoria.

Sabemos que ainda há muito pelo que lutar. O objetivo é seguir avançando para que cada vez mais servidores(as) sejam contemplados(as).

Hoje celebramos um passo importante, mas seguimos firmes na defesa de todos(as). ✊

Porque nenhuma conquista acontece sozinha: ela é resultado de união, mobilização e luta coletiva.

❤️ Somos Todos SISMMAR!

Vitória Histórica: após muita luta, SISMMAR e aposentados(as) conquistam o Auxílio SocialO dia 8 de junho de 2026 entra ...
08/06/2026

Vitória Histórica: após muita luta, SISMMAR e aposentados(as) conquistam o Auxílio Social

O dia 8 de junho de 2026 entra para a história das lutas e conquistas dos(as) servidores públicos municipais de Maringá. Na manhã desta segunda-feira (8), no Auditório Hélio Moreira, a gestão Somos Todos SISMMAR e a categoria dos(as) aposentados(as) conquistaram o Auxílio Social, a maior vitória da história para os(as) aposentados do funcionalismo maringaense na luta por valorização.

A medida, construída como forma de reparar as perdas sofridas no processo de aposentadoria, é resultado de uma reivindicação histórica do sindicato. Durante a gestão Somos Todos SISMMAR, essa luta ganhou forma concreta no nome de Auxílio Social, a partir da construção de fundamentos jurídicos e econômicos capazes de enfrentar uma injustiça que há muito tempo prejudica milhares de servidores aposentados do funcionalismo municipal.

Para o SISMMAR, o problema é evidente: no momento da aposentadoria, servidoras e servidores deixam de receber direitos e adicionais importantes, como vale-alimentação, insalubridade e outros valores que compõem a renda mensal. Assim, justamente numa etapa da vida que deveria ser marcada por descanso, tranquilidade e reconhecimento, muitos passam a enfrentar dificuldades e insegurança financeira, mesmo depois de anos de dedicação à cidade e ao serviço público.

Diante dessa realidade, uma série de propostas foi construída coletivamente, debatida em assembleias e levada às negociações com a administração. Com a força dos argumentos apresentados pelo SISMMAR e pelos(as) aposentados(as), foi possível avançar para um entendimento que contempla, neste primeiro momento e de forma escalonada, quem recebe as menores aposentadorias:
aproximadamente 500 aposentados(as) que recebem até 1 salário mínimo: R$ 500 por mês;
aproximadamente 800 aposentados(as) que recebem até 1,5 salário mínimo: R$ 450 por mês;
aproximadamente 500 aposentados(as) que recebem até 2 salários mínimos: R$ 400 por mês.

A gestão Somos Todos SISMMAR celebra essa conquista histórica e reafirma seu compromisso com a categoria. O Auxílio Social representa um passo decisivo no reconhecimento de quem tanto contribuiu para Maringá, mas a luta não termina aqui. O sindicato seguirá mobilizado para que esse novo direito seja ampliado e fortalecido ano após ano, sempre com base na valorização, na dignidade e no respeito que aposentados e aposentadas merecem.

Endereço

Avenida Paissandu, 465, Zona 3
Maringá, PR
87050-130

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sismmar Maringá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar