Amigos do Peito

Amigos do Peito Apoio, conscientização e luta pelas mulheres acometidas de câncer de mama na Paraíba. Seguimos firmes, e cada vez mais fortalecidas!

HISTÓRICO

Idealizado com o objetivo de promover um suporte emocional, destinado às mulheres acometidas por Câncer de Mama na Cidade de João Pessoa, o Grupo Amigos do Peito iniciou suas atividades em Agosto de 2001, tendo como fundadoras e coordenadoras, as Mastologistas Joana Marisa de Barros e Eulina Helena Ramalho de Souza. A intenção original era proporcionar uma integração entre as mulheres p

ortadoras desta patologia, induzindo assim a uma troca de experiências, e consequentemente amenizando as angústias e dificuldades frequentemente presentes neste processo. Esta dinâmica ocorria em reuniões semanais, e o resultado extremamente positivo e enriquecedor, fez surgirem outras necessidades relacionadas ao Câncer de Mama, e o Grupo Amigos do Peito que se caracterizava basicamente pela AUTO-AJUDA, incorporou também a função EDUCATIVA, e a partir de então foi realizado um planejamento de Palestras que abordavam temas relacionados às patologias mamárias, desde as medidas preventivas, aos aspectos diagnósticos e de tratamento, e para desempenhar esta função eram convidados médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de áreas afins, sempre com o compromisso de passar informações corretas e baseadas em dados científicos. O Grupo cresceu, e em 2006 através do empenho de Fátima Lucena, Ieda Nóbrega e Zuilton Lucena foi emancipado a ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL, marco histórico fundamental para o maior reconhecimento do trabalho promovido pelo grupo frente à sociedade Paraibana. Em Outubro de 2011, motivados pelo sucesso do Movimento Mundial de Combate ao Câncer de Mama, denominado OUTUBRO ROSA, a ONG contatou o Governo Estadual da Paraíba, para expor a grande problemática enfrentada pela população feminina paraibana, com altas taxas de mortalidade resultantes de diagnósticos tardios, além de alertar para a qualidade sofrível das mamografias oferecidas pelo SUS. A partir deste contato desencadeou-se uma série de medidas que beneficiaram grandemente a população como o aumento na oferta de mamografias e um maior rigor no controle de qualidade destes exames, firmou-se assim o primeiro Outubro Rosa Paraibano, que teve como Lema de Campanha, escolhido pelos integrantes da ONG, o Título “PARAÍBA FEMININA CONTRA O CÂNCER, SIM SENHOR”. A mobilização foi tão intensa, que paralelamente, a Campanha abraçou outro slogan, tendo como Madrinha, a talentosa atriz paraibana Mayana Neiva, e desta vez o Título foi “EU TIRO A CAMISA CONTRA O CÂNCER DE MAMA”, que replicou em todo o estado através de um VT marcante, que mobilizou a sociedade em prol da causa. No Outubro Rosa de 2012, a Campanha escolheu um Título intencionalmente provocativo, “CÂNCER DE MAMA, PROCURE. TROQUE O MEDO PELA CORAGEM”, uma maneira de derrubar o tabu do medo das mulheres da mamografia, o exame mais importante na luta contra o câncer de mama. Em 2013, o Outubro Rosa na Paraíba revestiu-se de um caráter extremamente delicado e sensível, e o Título “O CUIDADO CURA”, acompanhado de tocantes peças publicitárias, ressaltava que a mamografia era a segunda maior arma contra o câncer de mama, a primeira era a informação. Em 2014, a Campanha substituiu propositalmente o rosa pelo cinza, uma forma que encontramos de protestar contra a publicação da Portaria 1253( Novembro de 2013), que representou um retrocesso na busca por redução da mortalidade pela doença, já que limitou a oferta de mamografias para mulheres entre 49 e 69 anos a cada dois anos, contrariando assim a lei federal(2009) que garante a mamografia anual, gratuitamente pelo SUS a partir dos 40 anos; este absurdo nos levou ao Título “MERECEMOS SER VISTAS”. A aceitação em massa das Campanhas realizadas no Outubro Rosa, nos fez perceber a oportunidade de expor à sociedade paraibana o quão ineficaz é a assistência à saúde mamária no nosso Estado, e com apoio da mídia e da sociedade civil foram promovidos debates entre integrantes da ONG e representantes do Estado e do Município, sempre sob a supervisão e assessoramento do Ministério Público Municipal e Federal, o que resultou em um indiscutível benefício à população, pois com a cobrança realizada pela ONG, houve uma resposta, ainda que insuficiente, por parte dos gestores em buscar soluções para os problemas existentes no setor assistencial. A trajetória da ONG AMIGOS DO PEITO, sempre foi permeada por grandes desafios, que nos motivam a permanecer firmes no nosso principal propósito, que é reduzir a mortalidade por câncer de mama na Paraíba. Na longa jornada que percorremos nos últimos 15 anos, travamos embates, perdemos “guerreiras”, sofremos e nos indignamos com a insensibilidade dos que deveriam “cuidar” da PARAÍBA FEMININA, mas a vontade que nos move é inabalável. Nosso mais novo projeto é o AMIGOS NA ESTRADA. Com esta desafiadora proposta, pretendemos percorrer as cidades do interior paraibano, onde a situação é mais preocupante, e em parcerias com as Secretarias de Saúde Estadual e Municipais promover Mutirões de atendimento e realizar palestras educativas, desmistificando o assunto, através de uma abordagem simples e acessível ao entendimento do público. Na medida do possível, objetivamos construir uma rede integrada de assistência à saúde das mamas, o que na nossa concepção, possibilitará a identificação das reais deficiências de cada cidade, o que permitirá um planejamento específico de atuação e assim construir um cronograma de metas a serem cumpridas. Não temos ilusões de que tudo se resolva em “um passe de mágica”, entretanto, como já afirmamos anteriormente, seguiremos firmes, pois peito, no sentido de coragem, não nos falta, por outro lado, a falta do peito, como estrutura anatômica do nosso corpo, também é nossa motivação, já que muitas das integrantes
da ONG foram submetidas à retirada da mama. PROJETOS DA ONG:

AMIGOS NA ESTRADA - Conscientização e atendimento itinerante por toda a Paraíba. CHANCE- realiza biópsias mamárias em mulheres carentes com lesões suspeitas
JAMPA NO PEITO- O CAMINHO PRA CUIDAR- Conscientização e atendimento nos bairros de João Pessoa. CAMPANHAS OUTUBRO ROSA:

2015- DÊ UMA CHANCE A ELAS
2016- A CURA ESTÁ NO AGORA
2017- NÃO INVENTA,MEU DIREITO É AOS QUARENTA
2018- AMAR,CUIDAR CURAR
2019- EU CARREGO A ESPERANÇA NO PEITO
2020- LUTE POR UMA GAROTA

21/11/2025

Hoje comemoro 11 anos no Facebook. Obrigado pelo apoio contínuo de vocês, que foi indispensável para mim. 🙏🤗🎉

20/11/2025

Simplicidade...
Afetividade.

24/10/2025

Em parceria com o sob a coordenação de Martinha e Levi, realizamos mais um trabalho de conscientização, na luta contra o câncer de mama, através do projeto Amigos na Estrada de nossa ONG. Agradecemos o acolhimento, o carinho e o capricho na organização do evento. Participaram desse trabalho voluntário, a mastologia Eulina Helena , Izelda Gomes , Sara Brito e Rosana Porpino . Que venham novas parcerias.

20/10/2025

ONG Amigos do Peito, navegando contra o câncer de mama em Taperoá/PB. ⚓️🚣‍♂️Prevenção, através de palestras e histórias compartilhadas são formas de darmos uma CHANCE a elas. 💕🌸

19/10/2025
Em uma ação solidária da  , ao adquirir esta caneta personalizada, ao preço de R$10,00 você contribui com a ONG Amigos d...
18/10/2025

Em uma ação solidária da , ao adquirir esta caneta personalizada, ao preço de R$10,00 você contribui com a ONG Amigos do Peito. Participe!

16/10/2025

IV TORNEIO SOLIDÁRIO DE BEACH TENNIS. Uma disputa contra o câncer de mama. Nossos agradecimentos à todos, que de uma forma ou de outra, se envolveram nesse PLAY. 💞💕🥎🥎

15/10/2025
Como ajudar alguém com câncer. Muitas vezes na tentativa de ajudar nosso amigo, nossa mãe, nossa irmã com câncer, nos se...
14/10/2025

Como ajudar alguém com câncer. Muitas vezes na tentativa de ajudar nosso amigo, nossa mãe, nossa irmã com câncer, nos sentimos impotentes porque temos sempre a sensação de que nada do que façamos aliviará a dor daquela pessoa. E procuramos frases motivadoras porque acreditamos que como mágica as palavras que proferimos se tornarão realidade. Enquanto que a bem da verdade, aquela mulher muitas vezes só precisa que deixem ela chorar, sentir medo, se sentir frágil, ela não quer parecer forte, é um esforço sobre-humano parecer ser algo que ela não é. Ela só quer alguém pra ouvi-la, e que o carinho venha em forma de presença, de ajuda prática com as coisas que ela já não está conseguindo realizar, com um passeio silencioso pra ver o mar e as coisas lindas da natureza que ela nunca teve tempo de apreciar, pra tomar um sorvete porque já não consegue se alimentar bem. Enfim, é mais simples do que imaginamos.

Você mulher já fez seu check up este ano? Então presta atenção neste post, que tem tudo o que você precisa saber para se...
13/10/2025

Você mulher já fez seu check up este ano? Então presta atenção neste post, que tem tudo o que você precisa saber para ser atendida gratuitamente no CEDC.

Rogai por nós! 🙌🏻
12/10/2025

Rogai por nós! 🙌🏻

Endereço

Rua Heráclito Cavalcanti, 59
João Pessoa, PB
58013-390

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Amigos do Peito posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar