17/06/2026
APLB-Sindicato de Jequié oficializou aos órgãos públicos e sociais de Jequié, em que reafirma sua posição contrária à militarização das escolas públicas, por entender que se trata de um modelo de viés autoritário, com objetivos que não condizem com as reais necessidades e interesses de uma escola plural, democrática, diversa e inclusiva.
A motivação do envio dos documentos está diretamente ligada à forma como a Secretaria Municipal de Educação conduziu essa discussão, sem participação dos docentes, discentes, funcionários em geral, na contramão do direito à gestão democrática.
O Sindicato defende que a política educacional do Município seja construída com participação efetiva da comunidade escolar, com transparência, com legalidade e com base em evidências pedagógicas, não em discursos com base na meritocracia. A educação pública precisa de valorização profissional, investimento, estrutura, escuta e diálogo.
✊🏽