15/04/2026
O Somos Todos Muribeca, participou do Encontro Moradia e Justiça Climática nas Cidades, realizado pela , e pelo .solidario entre os dias 10 e 12, em Olinda e no Recife. O evento reuniu organizações, movimentos sociais e pesquisadores para debater os caminhos que conectam o direito à moradia e à justiça climática.
A programação contou com rodas de debate no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, de visitas a territórios no Recife: na comunidade de Betel e na Vila Tancredo Neves (no Ibura), e na Vila Arraes (na Várzea). Esses momentos em campo permitiram aprofundar as discussões sobre políticas públicas, o direito de permanecer e os impactos das mudanças climáticas, tudo isso a partir da realidade vivida nas comunidades.
A participação do STM foi marcada por encontros com pessoas que estão na linha de frente das organizações. Estivemos com Sarah (Caranguejo Tabaiares), Luciana Varejão (CPDH), Mohemia (Habitat Brasil), Túlio e Lídia (Ibura Mais Cultura), André Araripe (FASE), Kessia (Ilha de Deus), Aninha (Coletivo Tururu), Andrew (Observatório das baixadas), Marina (Habitat Brasil), Anne (Comissão Ambiental) e Joice (GRIS), além de conhecermos o Bruno pelo Clima.
Foi incrível ver pessoas e entidades tão engajadas! Caminhamos ao lado de algumas dessas lideranças desde a fundação do STM, há 10 anos, e foi muito massa trocar ideias e sentir essa energia de perto para seguirmos na luta.
.ambiental .solidario .oficial