02/04/2026
O SENHOR GERALDO MANOEL
A nossa hospitaleira Itiruçu sempre recebera retirantes, imigrantes e outras pessoas de diferentes lugares. Pessoas que foram imprescindíveis para seu progresso. E entre tantos outros, tivemos o ilustre Sr. Geraldo Manoel.
Em 1952 o mesmo partiu da cidade de Planaltino fugindo da aridez de terra distante, em busca de dias melhores; Trazia consigo seus dois filhos: Maria e José, “Nêinha e Zé do Santo”, como ele mesmo os chamava;
Chegando à cidade de Itiruçu ainda enfrentou muitas dificuldades até conquistar “estabilidade”. Contudo, muito inteligente e desenvolto logo pôs em prática sua arte de Marceneiro Artesão, mas vivia também do trabalho de Mascate pelos Cantos e Vilarejos;
Farrista de natureza, não deixava um ano sequer passar sem comemorar a Páscoa com a queima de Judas e outras brincadeiras oportunas. Tudo confeccionado e organizado por ele mesmo. Fazia versos e rimas para brincar com seus amigos e contagiar a festa com alegria, além de ser contador de causos e anedotas.
Aqui junto com sua esposa, Dona Roxinha, teve mais dois filhos, netos e bisnetos.
Um jovem velho gentil e inconstante, que também contribuiu para a construção da nossa identidade, assim foi o Sr. Geraldo Manoel.
Viva a memória do incansável “Seu Geraldo”!
Erasmo Amorim