O Grupo Voluntário de Busca e Salvamento Anjos da Montanha é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 06 de junho de 2005, tendo como principal objetivo manter um grupo de busca e resgate e combate ao incêndio e trabalhar em auxílio direto aos órgãos de segurança pública e Defesa Civil, quando solicitado. Formado essencialmente por bombeiros civis, profissionais da saúde e resgatistas,
tem como objetivo geral trabalhar na área de prevenção e resgate em ambientes naturais como Itatiaia e região em torno na ocorrência de situações anormais e que envolvam riscos. Vem desde 2001 quando trabalhamos no combate ao incêndio florestal do Parque Nacional do Itatiaia nesse primeiro ano fizemos mais de 30 combates a incêndio incluindo o grande incêndio que atingiu uma área equivalente a 200 campos de futebol, provocada na época por um grupo que se perdeu na trilha das Agulhas, e 15 resgates na região das Agulhas Negras, após esse ano implantamos junto com ao coordenador do Planalto Sr Marco Antonio Moura Botelho, o controle de visitação com o termo de responsabilidade onde cada grupo passou a ter um responsável e identificando o local da visita, assim diminuímos as ocorrências. Em 2005 criamos o GVBS onde realizamos várias buscas e resgates e auxilio nos combates a incêndio até hoje. A sigla significa Grupo Voluntário de Busca e Salvamento, que como diz o nome é um grupo organizado formado por voluntários que tem como principal objetivo responder às emergências que envolvam busca e salvamento dentro de áreas naturais região de florestas e montanhas, além de realizar trabalho preventivo em áreas que ofereçam atividades de Turismo de Aventura. Contribuindo ativamente na preservação ambiental, mapeamento e manejo de trilhas, incluindo sinalização de áreas como parques nacionais e estaduais e unidades de conservação. Caminhar em ambientes naturais,praticar escaladas em rocha, desbravar corredeiras em botes infláveis, aventurar-se por cavernas e águas cristalinas, desfrutar tudo o que a natureza pode oferecer de forma sustentável e consciente. Essas são atividades que cada vez mais ganham o gosto popular. O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque do país, criado por Getúlio Vargas em 14 de junho de 1937, hoje com 30 mil hectares. O Parque se divide em duas partes: Parte Baixa que predomina a Mata Atlântica com rios e cachoeiras e matas fechadas que propícia um alto risco de acidentes como afogamento e ferimento por animais peçonhentos alem de acidentes em trilhas. a Parte Alta com predominância de campos de altitude região de montanha com índice de pessoas perdidas e acidentadas um local de difícil acesso e onde ocorre muitos incêndios florestais, o Parque Nacional faz parte da Tríplice fronteira entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sendo um dos mais visitados do Brasil com uma grande comunidade em seu entorno que vivem em locais de difícil acesso e longe de qualquer assistência. Por esses motivos o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento ANJOS DA MONTANHA existe movido pela imensa força de vontade de seus integrantes e a grande necessidade de haver um grupo de resgate especializado dentro das áreas naturais de nossa região quanto para preservar nosso meio ambiente e prevenir acidentes e salvando vidas agindo em resposta rápida ao sinistro, manter treinamentos constantes que os qualifiquem para atuar em operações de resgate no auxílio direto ou indireto aos órgãos de defesa civil e de segurança pública. Entre os membros do grupo estão profissionais de diversas
áreas, como bombeiros civis e praticantes de esportes de montanha, técnicos de enfermagem. OS ANJOS DA MONTANHA não pretende, em nenhum momento, sobrepor ou substituir qualquer que seja o órgão defesa civil ou segurança pública, reconhecendo e entendendo que em momentos de crise nenhum órgão ou entidade é auto-suficiente. Assim, existe para auxiliar . OS ANJOS DA MONTANHA, bem como seus membros, acredita firmemente que é grande a importância de somar forças e agir de forma organizada e harmonizada em situações de desastres, calamidades públicas e outros eventos adversos que possam comprometer vidas humanas, seja em missões regionais, estaduais, nacionais ou internacionais. Ainda dentro de seus propósitos, Os Anjos da Montanha tem como objetivo realizar palestras de conscientização relacionadas a prática segura de esportes de aventura noções de procedimentos em ambientes naturais em caso de emergência, pratica de mínimo impacto e preservação ambiental em escolas, faculdades e empresas com a finalidade de preservação e evitar acidentes e possíveis perdas humanas. Participando de eventos sociais e estando próximo da comunidade, o grupo espera atingir seus objetivos de somar forças e ser um instrumento público de auxílio social, resposta e socorro, estando pronto e apto quando solicitado. Em função do objetivo geral, há objetivos específicos e bem dirigidos que norteiam as ações do grupo:
- Resgatar vidas humanas em situações de risco iminente;
- Realizar busca e salvamento em locais de difícil acesso;
- Prevenir e combater incêndios
- Auxiliar diretamente em catástrofes naturais ou de origem humana;
- Orientar membros de outras equipes de salvamento;
- Realizar trabalhos de prevenção e orientação junto à comunidade;
- Realizar trabalhos de fiscalização e monitoramento em locais mais propensos ao risco de ocorrências, região de montanha trilhas e cachoeiras. Para atingir os objetivos do projeto:
- O grupo é composto atualmente por 15 integrantes com conhecimento em resgate, atendimento pré-hospitalar e demais habilidades inerentes a atividade;
- Oferecer treinamento e capacitação em situações simuladas ao risco real para estar preparado quando necessário;
- Desenvolver programas de prevenção de acidentes e meios de orientação a comunidade, levando informação para as instituições de ensino como faculdades e escolas, bem como à classe empresarial;
- Realizar e buscar auxilio financeiro e patrocínio para a realização de treinamentos e aquisição de equipamentos necessários para as práticas de resgate e combate a incêndio ;
- Montar uma base com equipamentos necessários para realização de combate a incêndio, busca e resgate, com veículos para socorro e deslocamento da equipe em emergência
- Desenvolver trabalhos de fiscalização em áreas naturais e monitoramento da prática de determinados esportes, visando a segurança de seus praticantes e conservação ambiental.
- Desenvolver um plano de gerenciamento de riscos para conhecer a região e suas principais vulnerabilidades desse modo podemos planejar, com base e fatos para que otimize a resposta à emergência potencializando recursos matérias e humanos.
“Não prever é já lamentar”
Albert Aisten
“Na verdade, eles não eram em grande número,
mas sim pessoas de qualidade”