16/06/2026
APÓS MUITA COBRANÇA DO SINDSERV ILHABELA, PREFEITURA DE ILHABELA DESCONGELA TEMPO DE SERVIÇO DOS SERVIDORES
Atenção: Não haverá pagamento dos retroativos
Na tarde de hoje (16/6), o Prefeito de Ilhabela finalmente ouviu os anseios da categoria e se manifestou anunciando que irá promover a devolução do tempo de serviço dos servidores, atendendo uma reivindicação que o Sindserv Ilhabela vem cobrando de forma insistente.
Desde o início da alteração da Lei Federal 173/2020 que reverteu o congelamento do tempo de serviço dos servidores públicos no período da pandemia, o Sindserv Ilhabela vem cobrando de forma firme e permanente o cumprimento da lei e a devolução do direito dos servidores municipais.
Foram meses de cobranças, ofícios, reuniões, manifestações públicas, uso da Tribuna popular na Câmara Municipal e até propositura de ação judicial para defender o direito legítimo da categoria. O Sindicato não se calou diante dos atrasos e continuou insistindo para que a Prefeitura aplicasse a nova lei no município, pagando o que é de direito aos servidores públicos.
Diante da falta de providências da Prefeitura, o Sindserv Ilhabela também levou o tema à Câmara Municipal, onde foi debatida a necessidade de assegurar o pagamento devido. Foi proposta até emenda destinando R$ 2 milhões para auxiliar no custeio dessa obrigação que acabou sendo vetada pelo Executivo, sendo mantida a insegurança e a preocupação da categoria quanto à efetivação desse direito até a data de hoje (16/6).
Segundo vídeo divulgado nas redes sociais, a Prefeitura deve pagar o "descongela já" ainda esse mês.
O Sindserv Ilhabela irá manter sua atuação firme, cobrando todos os direitos dos Servidores.
Esta conquista demonstra a importância da mobilização, da união dos servidores e da atuação firme do Sindicato na defesa dos direitos da categoria.
O Sindserv Ilhabela continuará acompanhando cada etapa desse processo para garantir que o anúncio seja efetivamente cumprido e que todos os servidores tenham seus direitos integralmente respeitados.
Não há previsão para o pagamento dos valores retroativos, ainda que a lei federal autorize que o pagamento seja realizado.
A união fortalece as conquistas. Servidores unidos, Sindicato Forte.