09/03/2026
Quando o COMTUR de Igaratá identificou na tradicional corrida 23K — realizada há anos no município — um grande potencial para impulsionar outras áreas da economia local, surgiu a oportunidade de ampliar a experiência de quem visita a cidade durante o evento. A ideia era simples, mas muito importante: fazer com que a presença dos participantes não se resumisse apenas a vir, correr e retornar para suas cidades.
Foi nesse contexto que nasceu o Festival Gastronômico de Igaratá, pensado para somar à corrida e fortalecer ainda mais o movimento turístico do município. O festival trouxe música, diversidade gastronômica e um ambiente festivo, oferecendo tanto aos visitantes quanto aos próprios igarataenses a oportunidade de desfrutar de experiências culturais e gastronômicas que muitas vezes só eram encontradas em cidades maiores.
Com diferentes opções de gastronomia, presença de food trucks e atrações musicais, o festival passou a complementar a programação da corrida, ampliando o tempo de permanência dos visitantes e gerando novas oportunidades para o comércio local.
A corrida 23K já mobiliza um público que representa mais da metade da população do município, trazendo atletas, equipes e familiares. Esse movimento gera impacto positivo para meios de hospedagem, restaurantes, mercados e diversos outros serviços, fazendo com que os benefícios do evento permaneçam dentro da cidade.
Assim, com a idealização do COMTUR, o apoi do Município de Igaratá, e realização Xtry produções nasceu o Festival Gastronômico de Igaratá, um evento criado para valorizar ainda mais a tradicional corrida 23K e ampliar seus efeitos positivos para o turismo, a economia e a cultura local.