SPMG Sindicato

SPMG Sindicato Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí

Direção – gestão 2025-2028:

Presidenta - Silvina Peres
1ª Vice-presidente - Carla Cristina de Oliveira Valente
2ª Vice-presidente - Vitalina Conceição Marques Gonçalves
Secretária-geral - Dalva Jaciane Gomes Aguiar
1ª Secretária - Maria Claudete Peixoto
Tesoureira-geral - Luciana Trombini Naressi
1° Tesoureiro - Pedro Bernardo Alves Cardoso

Suplentes – Direção-geral
▪️Irene Nasaret Kirst
▪️Liane

Susan Muller
▪️Marlí Aparecida Thomassim Medeiros
▪️Celomar Rodrigues da Silveira
▪️André Prietto
▪️Alana Oliveira Aurélio
▪️Andréia Acosta Gluck
▪️Carla Rosane Duarte Borges

Conselho Fiscal
▪️Mirian Teresinha Ferreira Mônego
▪️Matheus Severa Castilhos
▪️Janaina dos Santos Borges Mello
▪️Mara Regina Carvalho de Andrades
▪️Rafael dos Santos
▪️Zuleica Lopes Bitello

Delegadas – Federação
▪️Giovanna Lenzi Da Silva
▪️Leia dos Santos Killes
▪️Karine Rocha Rodrigues
▪️Luciana Patrícia da Silva Peres
▪️Flori Virgini Souza Mendes

11/06/2026
05/06/2026
✊ SPMG PARTICIPA DE REUNIÃO COM O GOVERNO E GARANTE RETOMADA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO📍 Na manhã desta sexta-feira, 22 de ma...
22/05/2026

✊ SPMG PARTICIPA DE REUNIÃO COM O GOVERNO E GARANTE RETOMADA DA MESA DE NEGOCIAÇÃO

📍 Na manhã desta sexta-feira, 22 de maio, a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal (SPMG), Silvina Peres, e integrantes da direção participaram de reunião com o prefeito municipal, Luiz Zaffalon, e representantes do governo para tratar das principais reivindicações da categoria e da retomada das negociações entre o Sindicato e o Executivo.

📌 Durante o encontro, foi definida a retomada da mesa de negociação, com a participação do secretário da Fazenda e da Secretaria de Educação, que deverão apresentar ainda nesta sexta-feira o calendário das próximas reuniões e dos grupos de trabalho permanentes para avançar nas principais pautas apresentadas pelo Sindicato, em especial os temas urgentes enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores da educação, como o difícil acesso, a hora-atividade presencial e a falta de recursos humanos nas escolas.

✊ O Sindicato reforça que a abertura deste processo de negociação é resultado direto da mobilização, da organização e da luta coletiva da categoria, que segue atenta e mobilizada em defesa dos seus direitos e da valorização do serviço público. Os encaminhamentos e respostas do governo sobre os pontos serão informados após o resultado das agendas de negociação.

👥 Participaram da reunião a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun; o secretário municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento, Laone Pinedo Guimaraes; o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Dilamar; além de representantes da Procuradoria-Geral do Município e da Secretaria Municipal de Administração, Modernização e Transparência.

🩺👍CONSELHO ADMINISTRATIVO DO ISSEG AVANÇA NA CONTINUIDADE DOS APORTES DA PREFEITURANa manhã desta terça-feira, 20 de mai...
20/05/2026

🩺👍CONSELHO ADMINISTRATIVO DO ISSEG AVANÇA NA CONTINUIDADE DOS APORTES DA PREFEITURA

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio, a presidenta do SPMG, Silvina Peres, participou de reunião com o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, na condição de representante do Sindicato no Conselho Administrativo do Instituto de Saúde dos Servidores Municipais de Gravataí (Isseg), que teve como objetivo solicitar a manutenção dos aportes municipais ao Isseg para os anos de 2027 e 2028. Após a apresentação dos indicadores apresentados no relatório atuarial, o prefeito sinalizou a posibilidade de estudo para a permanência do aporte financeiro da Prefeitura.

📈 Os dados atuariais e financeiros do Isseg têm demonstrado avanços positivos ao longo do último ano como a estabilização das despesas e a segurança financeira do Instituto. Os representantes avaliaram o encontro de forma positiva, destacando o reconhecimento da importância do Instituto para a saúde e o atendimento dos servidores municipais de Gravataí.

👥 Também participaram do encontro o atual presidente do Isseg, Tanrac Saldanha; o ex-presidente do Instituto, Fábio Pereira; o diretor administrativo-financeiro, Ilson Américo; o assessor jurídico, Bruno Kologeski; o presidente do Conselho Administrativo do Isseg e diretor de saúde, Paulo Ricardo Bairros; além do representante dos servidores municipais no Conselho, Carlos André Kolhrausch.

🔎 O governo ainda realizará estudos junto à Secretaria da Fazenda e ao planejamento financeiro do município antes de uma definição oficial, mas a sinalização inicial foi considerada importante.

🤝O Conselho Administrativo também destacou que o Isseg não será encerrado em dezembro de 2026. A manutenção dos aportes municipais é fundamental para garantir a continuidade dos serviços com a qualidade e a plenitude atualmente oferecidas aos servidores, além de possibilitar a ampliação de atendimentos, com a inclusão de serviços como psicoterapia, terapia ocupacional e outras especialidades. Outro ponto ressaltado é a perspectiva de redução das mensalidades pagas pelos segurados. Para os representantes presentes na reunião, o Isseg é uma importante conquista dos servidores municipais de Gravataí e deve seguir fortalecido, a serviço da categoria

📘 SAIBA TUDO SOBRE ATESTADOS, PERÍCIAS LICENÇAS E AFASTAMENTOS POR MOTIVO DE SAÚDE6O Decreto nº 23.868/2025 está em vigo...
20/05/2026

📘 SAIBA TUDO SOBRE ATESTADOS, PERÍCIAS LICENÇAS E AFASTAMENTOS POR MOTIVO DE SAÚDE6

O Decreto nº 23.868/2025 está em vigor integralmente, após o judiciário acatar o recurso do Município, revertendo a liminar que foi conquistada pelo SPMG.

O SPMG preparou um informativo completo com orientações. O material explica o que muda com o Decreto nº 23.868/2025, reunindo informações importantes sobre:

✔️ prazos para entrega de atestados
✔️ perícias e avaliações no SESMT
✔️ licenças para tratamento de saúde
✔️ teleconsultas
✔️ direitos das servidoras e dos servidores
✔️ situações que podem gerar indeferimento ou falta injustificada

📖 Confira o guia, tire suas dúvidas e fique atento aos procedimentos para evitar prejuízos funcionais e financeiros. Consulte também pelo site: https://x.gd/rOw6X

O Sindicato mantém ainda ação coletiva questionando diversos pontos do decreto e continuará acompanhando seus desdobramentos. Seguimos na luta em defesa dos direitos, da saúde, das condições de trabalho e da valorização das servidoras e dos servidores da educação municipal.

🚨 SPMG LANÇA PROTOCOLO DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORALO SPMG disponibilizou em seu site o formulário do Protocolo de E...
13/05/2026

🚨 SPMG LANÇA PROTOCOLO DE ENFRENTAMENTO AO ASSÉDIO MORAL

O SPMG disponibilizou em seu site o formulário do Protocolo de Enfrentamento ao Assédio Moral, um instrumento de acolhimento, proteção e encaminhamento de denúncias relacionadas ao ambiente de trabalho da educação municipal.

📌 O formulário pode ser acessado em:
Site do SPMG – Protocolo de Assédio Moral
🔗 Link na bio

O objetivo é garantir um canal seguro para que trabalhadoras e trabalhadores possam relatar situações de humilhação, perseguição, constrangimento, intimidação, ameaças, pressão abusiva e outras práticas de violência no ambiente escolar e nos locais de trabalho.

🔒 SIGILO
Todas as informações recebidas serão mantidas em absoluto sigilo, com acesso restrito a duas/dois dirigentes do Sindicato responsáveis pelo acolhimento, coleta das informações e definição dos melhores encaminhamentos de proteção.

📝 No formulário é possível encaminhar informações como:
• relatos detalhados das situações ocorridas;
• identificação de práticas de assédio moral;
• datas, locais e frequência dos episódios;
• identificação de envolvidos e possíveis testemunhas;
• documentos, mensagens, prints ou outros materiais que ajudem na apuração;
• impactos sofridos no ambiente de trabalho e na saúde da/o trabalhadora/or;
• solicitação de acolhimento e orientação sindical.

Além do acolhimento às/aos colegas, o SPMG seguirá atuando junto à Procuradoria Geral do Município, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, SESMT e CEREST para fortalecer medidas de combate e punição ao assédio moral no serviço público.

✊ Assédio moral não é método de gestão.
✊ Respeito no trabalho é um direito.
✊ Não se cale. O Sindicato está ao seu lado.

📲 Em caso de necessidade, também é possível agendar conversa presencial com a direção do Sindicato pelo WhatsApp: (51) 3042-4939.

😞🖤 NOTA DE PESARO SPMG comunica com pesar o falecimento da colega professora aposentada, *Dinora Tecla Bitelo Dias*, oco...
08/05/2026

😞🖤 NOTA DE PESAR

O SPMG comunica com pesar o falecimento da colega professora aposentada, *Dinora Tecla Bitelo Dias*, ocorrido no dia 06/5. Foi professora das redes públicas estadual e municipal, sendo lembrada como diretora da EMEF Santa Tecla. Era associada ao Sindicato, sempre fortalecendo as lutas da categoria.

O velório terá início nesta sexta-feira, dia 08/5, a partir das 6h, no CTG Estância do Gravatá (Santa Tecla - Estrada Henrique Closs, 6075 - Gravataí). A cerimônia de despedida será no mesmo local e o sepultamento está previsto para as 14h, no Cemitério Santa Tecla (Estrada Henrique Closs, 6620).

Nossa solidariedade e abraço fraterno aos familiares, pessoas amigas e colegas da EMEF Santa Santa Tecla.

Endereço

Avenida José Loureiro Da Silva, 1520, Sala 201, Centro
Gravataí, RS
94010-180

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 12:00
13:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 12:00
13:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 12:00
13:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 12:00
13:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando SPMG Sindicato posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar