CUT Goiás

CUT Goiás Ações em prol da classe trabalhadora feitas pela maior central sindical do Brasil e da América Latina

🚩A sede da CUT-GO recebe, nesta segunda-feira, 22 de junho, o terceiro encontro do ciclo de reuniões promovido pelo SINT...
22/06/2026

🚩A sede da CUT-GO recebe, nesta segunda-feira, 22 de junho, o terceiro encontro do ciclo de reuniões promovido pelo SINTEGO com as Regionais Sindicais e a direção central do sindicato. A atividade reúne o terceiro grupo de regionais e encerra uma série de encontros iniciados na última semana com o objetivo de fortalecer a organização sindical, ampliar o diálogo com a base e planejar as ações da categoria.

As reuniões têm proporcionado um importante espaço de escuta, avaliação da conjuntura e debate sobre os desafios enfrentados pelos(as) trabalhadores(as) da educação em Goiás. Ao longo do ciclo, dirigentes sindicais de diferentes regiões do estado compartilharam experiências, demandas locais e propostas para o fortalecimento da atuação sindical.

Ao sediar as reuniões, a CUT-GO reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos sindicatos filiados e com a construção coletiva das estratégias de luta da classe trabalhadora. A iniciativa contribui para a integração entre as lideranças sindicais, o alinhamento das ações da categoria e o fortalecimento da organização nos locais de trabalho.

O encerramento do ciclo marca mais uma etapa do processo de planejamento e articulação do SINTEGO, reforçando a importância da unidade e da participação ativa da base na defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores.

🚩A Direção Estadual da CUT-GO realizou, nesta segunda, 22 de junho, em sua sede, mais uma reunião ordinária para discuti...
22/06/2026

🚩A Direção Estadual da CUT-GO realizou, nesta segunda, 22 de junho, em sua sede, mais uma reunião ordinária para discutir temas estratégicos relacionados à organização da CUT, à formação sindical e aos desafios da conjuntura política e social.

Entre os assuntos abordados estiveram as pautas ligadas à saúde pública, com destaque para o acompanhamento dos debates que antecedem as conferências de saúde em âmbito municipal, estadual e nacional, além das discussões relacionadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram debatidas questões ambientais, políticas públicas e temas que impactam diretamente a classe trabalhadora.

A reunião também tratou do processo de formação sindical da CUT-GO, dando continuidade aos encaminhamentos construídos no Encontro Estadual de Formação realizado neste mês. Na ocasião, foi apresentado através do secretário de formação da CUT-GO, Antônio Neto, o Plano Estadual de Formação, que propõem estratégias para ampliar as ações formativas da CUT, fortalecer a organização sindical e preparar novas lideranças.

A conjuntura política nacional e os desafios colocados para as eleições de 2026 também estiveram na pauta dos debates. Os participantes destacaram a importância da organização da classe trabalhadora, da ampliação da participação popular e do fortalecimento de projetos políticos comprometidos com a democracia, os direitos sociais e a valorização dos serviços públicos.

Ao final da reunião, a Direção Estadual avaliou e aprovou as seguintes pautas: o Plano Estadual de Formação da CUT-GO, e a proposta de comunicação e reativação dos estúdios da CUT. Além de encaminhar a participação cutista no ato pelo fim da escala 6x1 no dia 30, e na Conferência Municipal de Saúde que será realizada nos dias 01, 02 e 03 de julho — reafirmando o compromisso da CUT-GO com o fortalecimento de sua atuação junto aos sindicatos filiados e à classe trabalhadora goiana.

20/06/2026

✊📭 Organização, resistência e luta em defesa dos Correios públicos!

A CUT Goiás acompanha neste sábado, 20 de junho, o IX CORTECT, realizado pelo SINTECT-GO em sua sede.

O encontro reúne trabalhadores e trabalhadoras da categoria para debater os desafios enfrentados pelos Correios, a conjuntura política e os caminhos para fortalecer a organização sindical.

Entre os principais temas discutidos estão a redução do efetivo, a sobrecarga de trabalho, o fechamento de unidades e a mobilização da categoria diante dos ataques aos direitos dos trabalhadores. Também estiveram em pauta a campanha salarial, o combate ao assédio moral e a defesa dos Correios como empresa pública a serviço da população brasileira.

Em um momento de grandes desafios para o serviço público, fortalecer a unidade da categoria e a luta coletiva é fundamental para garantir direitos, condições dignas de trabalho e a manutenção de um serviço postal público, universal e de qualidade para todo o povo brasileiro.

Os Correios são patrimônio do Brasil. Defender os Correios é defender o serviço público e a soberania nacional!

🚩A CUT Goiás participou, nesta sexta-feira, 19 de junho, de uma reunião com representantes de entidades sindicais ligado...
19/06/2026

🚩A CUT Goiás participou, nesta sexta-feira, 19 de junho, de uma reunião com representantes de entidades sindicais ligados ao Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, para debater estratégias de atuação conjunta diante dos desafios políticos e sociais.

Durante a reunião, foram discutidas formas de fortalecer a mobilização social, ampliar o diálogo com a população e aprimorar as estratégias de comunicação das entidades que compõem o Fórum. A reunião também teve como objetivo alinhar ações voltadas ao fortalecimento da participação popular nas pautas de luta da classe trabalhadora, da democracia e da soberania nacional.

A CUT Goiás reafirmou seu compromisso com a construção coletiva de iniciativas que fortaleçam a organização social, a conscientização política e a unidade das forças democráticas e populares em Goiás, contribuindo para a defesa dos direitos da população e para o fortalecimento da participação cidadã nos debates sobre os rumos do país.

❤️🇧🇷

18/06/2026

🚩A coordenadora da FETRAF Goiás, Agajoeme Alves, subiu ao palco para nos lembrar do verdadeiro valor que existe por trás de cada alimento que chega à mesa das famílias.

Mais do que uma produção de qualidade, a agricultura familiar representa dedicação, saúde e a resistência de quem vive da terra.

🗣️ Agajoeme destaca que: “Apesar de todos os desafios burocráticos e da luta constante para nos mantermos firmes, o retorno de políticas públicas e o incentivo ao crédito renovam as nossas forças. É a certeza de que estamos construindo caminhos para que a alimentação seja cada vez mais saudável para todos e todas”

Mas para que o futuro continue sendo fértil, o nosso compromisso precisa ser coletivo.

Agajoeme deixou um alerta crucial: a preservação da nossa riqueza natural, dos rios às matas, é o único caminho para garantir que a terra continue gerando a vida e o sustento de amanhã.

A CUT Goiás e a FETRAF Goiás seguem firmes, semeando trabalho e colhendo dignidade! ✊

18/06/2026

🚩🌱A CUT Goiás acompanhou nesta quarta-feira, 17 de junho, a abertura da 23ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF), a maior feira da agricultura familiar da Região Centro-Oeste, realizada no Câmpus Samambaia da UFG, em Goiânia.

👩‍🌾 Com o tema “Mulher agricultora: o protagonismo da agricultura familiar é seu”, o evento reúne agricultores e agricultoras familiares, pesquisadores, estudantes, entidades representativas e órgãos públicos em uma grande programação voltada ao fortalecimento da produção familiar, da economia solidária e do desenvolvimento sustentável.

Neste primeiro dia, a programação contou com a cerimônia de abertura, feira da agricultura familiar e da economia solidária, estandes institucionais, seminários e rodas de conversa.

A CUT Goiás acompanha a ACOF reafirmando seu compromisso com a agricultura familiar, a soberania alimentar e a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.

🌾 A programação segue até o dia 20 de junho com cursos, oficinas, dias de campo, exposição de tecnologias, atividades culturais e muito mais.

🚜 A CUT Goiás acompanhará a 23ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF), a maior feira de agricultura familiar da Re...
16/06/2026

🚜 A CUT Goiás acompanhará a 23ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF), a maior feira de agricultura familiar da Região Centro-Oeste, que acontece de 17 a 20 de junho, no Câmpus Samambaia da UFG, em Goiânia.

👩‍🌾 Com o tema “Mulher agricultora: o protagonismo da agricultura familiar é seu”, o evento reúne agricultores e agricultoras familiares, estudantes, pesquisadores, extensionistas e a sociedade em geral em uma grande celebração da produção de alimentos, da economia solidária, da sustentabilidade e da valorização do campo. Não deixe de participar!

✊ A CUT Goiás reforça seu compromisso com a agricultura familiar, a soberania alimentar e o fortalecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores do campo.

A sede da CUT Goiás está recebendo, a partir desta segunda, 15 de junho, um ciclo de reuniões promovido pelo SINTEGO com...
15/06/2026

A sede da CUT Goiás está recebendo, a partir desta segunda, 15 de junho, um ciclo de reuniões promovido pelo SINTEGO com a participação das Regionais Sindicais e dos(as) secretários(as) e diretores(as) da direção central do sindicato, que se estenderá até esta quarta, 17.

Os encontros reúnem representantes de diversas regiões de Goiás e proporcionam um espaço de avaliação da conjuntura, das lutas em andamento e dos desafios enfrentados pelos(as) trabalhadores(as) da educação.

Sediar atividades como esta reforça o compromisso da CUT Goiás com o fortalecimento dos sindicatos filiados e da organização da classe trabalhadora.

Além de promover a integração entre as lideranças sindicais, o ciclo de reuniões também busca consolidar estratégias para enfrentar os desafios colocados à educação pública e ao serviço público, reafirmando a importância da unidade, da formação sindical e da participação da base na construção das ações do movimento sindical.

A CUT Goiás destaca que espaços de planejamento e articulação como este são fundamentais para fortalecer a luta coletiva e garantir avanços nas reivindicações da categoria.

🚩O SINTSEP-GO receberá, na próxima segunda-feira, 15 de junho, a visita da deputada federal Adriana Accorsi. O encontro ...
12/06/2026

🚩O SINTSEP-GO receberá, na próxima segunda-feira, 15 de junho, a visita da deputada federal Adriana Accorsi. O encontro será realizado às 10 horas, na sede do sindicato, em Goiânia.

A atividade reforça a importância da unidade entre o movimento sindical e os mandatos comprometidos com a defesa dos direitos dos(as) trabalhadores e trabalhadoras.

A CUT Goiás junto ao SINTSEP-GO convida todos(as) companheiros(a) a participarem deste momento de diálogo e construção coletiva, contribuindo para o fortalecimento das lutas em defesa do funcionalismo público e das políticas públicas voltadas à população.

🗓️ 15 de junho (segunda-feira)

🕥 10 horas

📍SINTSEP-GO ( Rua 94, número 910, Setor Sul)

🚩A Central Única dos Trabalhadores de Goiás manifesta seu total apoio à nota de repúdio divulgada pelo Campo Unitário de...
12/06/2026

🚩A Central Única dos Trabalhadores de Goiás manifesta seu total apoio à nota de repúdio divulgada pelo Campo Unitário de Goiás, composto pelas entidades: FETAEG, FETRAF-GO, CPT-GO, MST e MCP, contra a decisão da Federação Goiana de Municípios (FGM) de homenagear o prefeito de Carmo do Rio Verde, Geraldo dos Reis Oliveira, com o prêmio “Prefeito Amigo da Agricultura Familiar – Edição 2026”.

Para a CUT Goiás, a homenagem desconsidera a profunda marca deixada na história dos conflitos agrários do estado pelo assassinato do líder sindical camponês Nativo da Natividade de Oliveira, referência na luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Nativo da Natividade foi dirigente sindical, militante comprometido com a defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e integrante da CUT. Sua trajetória de luta e seu assassinato, ocorrido em 1985, permanecem vivos na memória da classe trabalhadora e dos movimentos populares que, ao longo de décadas, têm combatido a violência no campo e defendido a justiça social. Qualquer iniciativa que relativize ou ignore esse legado representa uma afronta à memória dos que deram suas vidas em defesa da reforma agrária, da democracia e dos direitos humanos.

A CUT Goiás reafirma seu compromisso histórico com a verdade, a justiça e a preservação da memória das lutas populares. Neste momento, somamos às entidades do Campo Unitário de Goiás, aos demais movimentos sociais, pastorais, organizações de direitos humanos e à agricultura familiar na defesa da revogação da homenagem anunciada pela FGM.

Respeitar a memória de Nativo da Natividade é respeitar a história da luta dos trabalhadores rurais de Goiás e reafirmar que a impunidade e o esquecimento jamais podem prevalecer sobre a justiça e a dignidade humana.

Endereço

Rua 70, 661, Setor Central
Goiânia, GO
74055120

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando CUT Goiás posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar