Fundado em 2017, o Conselho de Repúblicas da FCHS-UNESP Franca pretende assegurar representatividade às repúblicas perante o campus. Além disso, visa proporcionar novas e duradouras amizades entre os(as) ingressantes, discentes e ex-alunos(as) do nosso querido campus; tão quanto integrar e garantir um bom relacionamento entre as repúblicas, e com os moradores da cidade de Franca. Ainda em seu está
gio de formação, o Conselho pretende atingir seus objetivos desenvolvendo diversas atividades que incentivem as repúblicas a aderirem a essa iniciativa, como por exemplo, almoços comunitários, serviços voluntários, jogos entre repúblicas, festas e muitas outras. Também temos como pretensão desmistificar as repúblicas, muitas vezes ligadas erroneamente ao trote violento. Além de danos psicológicos e físicos que tais ações desembocam, esses casos também prejudicam a imagem das repúblicas e da UNESP Franca, confundindo os ingressantes quanto ao verdadeiro significado de uma república. Sendo assim, pedimos que se proponham a conhecer e tirar suas próprias conclusões sobre nossa rotina e que não sejam influenciados. Morar em república significa crescer como ser humano: não é à toa que quem passou por essa experiência se refira aos anos universitários como ‘os melhores da vida’. A grande diversidade de ideias, hábitos e formas de pensar proporcionam grande desenvolvimento pessoal e social; fomentam o pensamento coletivo, e preparam o(a) estudante para o futuro. Ademais, o convívio diário com pessoas que se encontram mais à frente no seu curso significa também a disponibilidade de materiais para estudo e debates construtivos para sua formação acadêmica. O contato com ex-moradores(as) já formados também facilita a sua introdução no mercado de trabalho. Por fim, além da redução de custos – divididos entre os(as) moradores(as) – há o aspecto mais importante de se morar em república: a criação de laços de amizade duradouros para a vida inteira.