Greenpeace - Voluntários Fortaleza - CE

Greenpeace - Voluntários Fortaleza - CE Página do grupo de voluntários do Greenpeace do Estado do Ceará. Venha ser voluntário e fazer a diferença você também!!!

O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos.

Este é um chamado para todes que sabem a importância de defendermos o nosso Ceará, mesmo que o atual governo tenha sido ...
25/02/2026

Este é um chamado para todes que sabem a importância de defendermos o nosso Ceará, mesmo que o atual governo tenha sido eleito pelas mãos do povo, não podemos fechar os olhos para as ameaças iminentes que o mesmo tem causado para o nosso Estado.

A manifestação denuncia pontos delicados para a população cearense:
- Contra os drones utilizados em pulverizações aéreas (“drones da morte”) e a chamada
“chuva de veneno”;
- Contra denúncias de violência e tortura contra povos indígenas no Ceará;
- Contra o projeto de mineração de urânio no município de Santa Quitéria;
- Contra o desmatamento superior a 100 hectares na Chapada do Araripe;
- Contra a construção de data centers no município de Caucaia;
- Contra o fechamento de escolas campesinas no Ceará;
- Contra o atual cenário de recordes de desmatamento no bioma Caatinga;
- Contra políticas de caráter ostensivo e armamentista no Estado;
- Pela preservação e restauração da área conhecida como floresta do aeroporto e nas áreas verdes das periferias de Fortaleza!

Chega de negligência para com a população cearense, queremos qualidade de vida e respeito para com todos os povos do Estado! Por isso convocamos todos os cidadãos e movimentos sociais para se somarem a essa luta e a essa cobrança direta ao Governo Estadual!

28/02/2026 - 14:30H
PRAÇA DA GENTILÂNDIA

16/11/2025

No último dia 15 de novembro, o Greenpeace Fortaleza esteve presente no ato político-cultural Maranguapinho Quer Viver, uma celebração de resistência, cuidado e luta por justiça socioambiental.

Reunidos às margens do Rio Maranguapinho, somamos nossas vozes às de moradores, coletivos e lideranças que defendem diariamente o direito à vida, ao território e à dignidade.

O Maranguapinho carrega histórias, memórias e modos de existir que resistem frente ao avanço da poluição, à falta de saneamento básico e às desigualdades que afetam principalmente comunidades periféricas — um retrato claro do racismo ambiental que atravessa nossa cidade.

Nesse encontro, reafirmamos que justiça climática é também justiça racial e territorial.

Seguiremos ao lado de quem cuida da Rio, do território e da vida.
Porque o Maranguapinho quer viver.
E nós também queremos. Juntos! ✊🏾🌱

Tem vontade de ser volunta do Greenpeace? 🤔Pois pode ir colocando seu nomezinho no processo de admissão 2025.2, viu?! Se...
02/11/2025

Tem vontade de ser volunta do Greenpeace? 🤔

Pois pode ir colocando seu nomezinho no processo de admissão 2025.2, viu?! Se você tem interesse pela causa socioambiental e pensa em construir novos presentes e novos futuros, vem somar nessa luta conosco.

Estamos na cidade de Fortaleza ampliando cada vez mais nossos eixos de atuação, principalmente por Justiça Climática em uma metrópole tão desigual quanto a nossa, repensando as práticas cotidianas de luta pela Terra e pelas pessoas 🌍🌳✨

Acesse o link na bio e inscreva-se.

Até mais 😁💚

29/10/2025

🌈💚 Greenpeace Fortaleza no II Encontro LGBTQIAPN+ da Zona Costeira do Ceará!
Neste último final de semana, o .fortaleza marcou presença no II Encontro LGBTQIAPN+ da Zona Costeira do Ceará, realizado na Reserva Extrativista do Batoque (Aquiraz-CE), entre os dias 24 e 26 de outubro.
O evento, promovido pela Rede LGBTQIAPN+ da Zona Costeira do Ceará e pelo .terramar.ce , reuniu representações de comunidades tradicionais, quilombolas, camponesas, indígenas e periféricas — todas unidas em defesa da vida, da diversidade e da justiça climática. 🌎✨
Com o tema “Confluindo Diversidades: LGBTQIAPN+ e juventudes do campo e da cidade reagem à crise climática e humanitária”, a programação contou com mesas de análise de conjuntura e oficinas que abordaram temas como crise climática, racismo ambiental e seus impactos na vida das pessoas LGBTQIAPN+ da zona costeira do Ceará, com especial atenção às juventudes e seus territórios. 🌿🏳️‍🌈
Gratidão pelo convite, .terramar.ce ! 💚
É uma alegria fazer parte dessa Rede tão importante e comprometida com a justiça climática e social. ✊🏾🌊

Enquanto lutamos contra o desmatamento da Mata Atlântica no Aeroporto, a SEMACE liberou a licença para a usina de dessal...
29/09/2025

Enquanto lutamos contra o desmatamento da Mata Atlântica no Aeroporto, a SEMACE liberou a licença para a usina de dessalinização na Praia do Futuro.

A promessa de “mais água” esconde o outro lado: toneladas de salmoura, um rejeito tóxico que volta para o mar, altera ecossistemas, mata a biodiversidade e ameaça a subsistência das comunidades costeiras.

O que está em risco:
- Tartaruga-de-pente, criticamente ameaçada de extinção
- Área de ZPA e restinga
Salmoura que pode devastar a vida marinha
- Consumo altíssimo de energia, ampliando a crise climática
- Não aceitaremos que a SEMACE siga atuando como comboio da destruição.

Ontem (26/09) somamos na luta em defesa da Floresta do Aeroporto. Não podemos aceitar que a Fraport siga desmatando com ...
27/09/2025

Ontem (26/09) somamos na luta em defesa da Floresta do Aeroporto.

Não podemos aceitar que a Fraport siga desmatando com a licença dada pela SEMACE e a conivência do governo Elmano (PT) nesse crime ambiental.

Exigimos o embargo imediato da obra, o reflorestamento da área destruída e respeito às leis ambientais.

Até quando a SEMACE vai atuar como avalista da destruição em vez de proteger nosso patrimônio natural? Até quando o governador Elmano de Freitas vai virar as costas para o povo e para a natureza?

✊ E os gritos que ecoaram deixaram o recado claro:
🔊 “Ei Fraport, recua que é melhor!”
🔊 “Ei SEMACE, caiu o seu disfarce!”
🔊 “Ei Elmano, chega de passar pano!”

Resposta à nota da SemaceÉ lamentável que a Semace e a Sema só se posicionem depois que os danos ambientais já foram fei...
26/09/2025

Resposta à nota da Semace

É lamentável que a Semace e a Sema só se posicionem depois que os danos ambientais já foram feitos. A suspensão da licença é tardia e soa mais como uma tentativa de responder à pressão social do que como uma ação preventiva.
O comunicado reconhece irregularidades gravíssimas: intervenção em APP, supressão além dos limites autorizados e manejo inadequado da fauna. Isso significa que espécies já foram impactadas e que o ecossistema local sofreu danos irreversíveis. Nesse cenário, uma multa não é e nunca será suficiente.
Vale lembrar que o vereador Gabriel Aguiar, pesquisadores da universidade e coletivos ambientais já haviam alertado e repudiado publicamente o desmatamento dessa floresta. Mesmo diante desses alertas, os órgãos ambientais permaneceram inertes até que a destruição se consolidasse.
F**a a pergunta: quais medidas de reparação efetiva serão tomadas para a fauna prejudicada e para o ecossistema destruído? O comunicado não apresenta nenhuma ação concreta para restaurar os habitats degradados ou garantir a proteção dos animais impactados. A lógica de punir apenas com multa acaba naturalizando o ciclo de destruição e lucro para grandes empreendimentos.
Se o processo de licenciamento realmente seguiu a legislação ambiental, isso apenas escancara a fragilidade dos mecanismos de fiscalização e a conivência do poder público com empreendimentos que avançam sobre áreas sensíveis. O mínimo que a sociedade espera é:
• Plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD) imediato
• Monitoramento independente da fauna e flora afetadas
• Transparência dos relatórios técnicos
• Responsabilização não só da empresa, mas também dos gestores que autorizaram esse processo
Sem medidas reais de reparação, a nota da Semace não passa de mais um documento burocrático, incapaz de devolver à natureza o que foi destruído.

A floresta virou poeira!A Fraport, com aval do governo estadual, está acabando com um dos últimos fragmentos de Mata Atl...
24/09/2025

A floresta virou poeira!

A Fraport, com aval do governo estadual, está acabando com um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica de Fortaleza. Não podemos assistir de braços cruzados enquanto o verde dá lugar ao concreto!

📢 Vamos juntos protestar contra esse crime ambiental!
👉 Leve seu cartaz, sua voz e sua indignação.
🌱 A floresta que desaparece aqui faz falta em todo o planeta.
📍 Sexta-feira, 26/09, às 15h
➡️ Entrada do Aeroporto Internacional Pinto Martins

A Floresta do Aeroporto, um dos últimos refúgios de mata Atlântica de Fortaleza, foi derrubada às pressas sem o aval do ...
24/09/2025

A Floresta do Aeroporto, um dos últimos refúgios de mata Atlântica de Fortaleza, foi derrubada às pressas sem o aval do Ibama.
O resultado? Animais mortos, vidas perdidas e mais um ataque à biodiversidade em nome de grandes empreendimentos.

⚠️ A autorização saiu pela SEMACE, ligada ao Governo do Ceará. O governador Elmano de Freitas (PT) precisa explicar: por que liberar a derrubada de um ecossistema tão vital sem esperar a análise federal?
👉 É urgente que a sociedade cobre responsabilidade e que esse crime não fique impune.
🌱 Cada árvore conta. Cada floresta importa.

NA CALADA DA NOITE, ELES VOTARAM PELA DEVASTAÇÃO! 🚨Enquanto o país dormia, deputados aprovaram, de forma sorrateira e co...
17/07/2025

NA CALADA DA NOITE, ELES VOTARAM PELA DEVASTAÇÃO! 🚨

Enquanto o país dormia, deputados aprovaram, de forma sorrateira e covarde, o PL 2159/21 — o PL da Devastação. A proposta desmantela o licenciamento ambiental e escancara as portas para o desmatamento sem controle.

Esses aí da imagem? Representam muito bem os que sorriram enquanto entregavam nossas florestas à destruição.


📢 NÃO ESQUEÇA ESSES ROSTOS. NÃO ESQUEÇA ESSES VOTOS.

🚨É hojeeeee! Terça-Feira, 20 de Maio 🚨 Haverá a votação do projeto de lei 2159 e se for aprovado, a destruição do Licenc...
20/05/2025

🚨É hojeeeee! Terça-Feira, 20 de Maio 🚨
Haverá a votação do projeto de lei 2159 e se for aprovado, a destruição do Licenciamento Ambiental! Também chamado de PL da devastação ele impede que os bancos sejam punidos por crimes e danos ambientais cometidos por empreendimentos que eles financiam!

- Brasil pode perder o equivalente ao território do Paraná em florestas com nova Lei do Licenciamento.



Já foram desastres (e mortes) demais em nossa história. Chega!

Vamos pressionar nas redes e entrar no site!!!
pldadevastacao.org

Os ovos de Páscoa que a gente do green queria realmente ganhar eram esses.. com certeza!!!! Ganha quando?! - Post feito ...
21/04/2025

Os ovos de Páscoa que a gente do green queria realmente ganhar eram esses.. com certeza!!!!

Ganha quando?!

- Post feito com referência da e arte editada por voluntária Lorena Kelvia | Greenpeace Fortaleza de .hq

Endereço

Fortaleza, CE

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Greenpeace - Voluntários Fortaleza - CE posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Greenpeace - Voluntários Fortaleza - CE:

Compartilhar