Sintespe Santa Catarina

Sintespe Santa Catarina Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina - SINTESPE

13/04/2026
13/04/2026

205 Followers, 250 Following, 82 Posts - See Instagram photos and videos from Neusa Chucre ()

SINTESPE participa de planejamento em plenária das Regionais Sul e Florianópolis da CUT-SCNa terça (7) e quarta-feira (8...
09/04/2026

SINTESPE participa de planejamento em plenária das Regionais Sul e Florianópolis da CUT-SC

Na terça (7) e quarta-feira (8), a vice-presidenta, Mariléia Gomes, e o diretor de comunicação do SINTESPE, Wolney Chucre, participaram da Plenária das regionais cutistas Sul e Florianópolis realizada na sede do Sitrampa (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Públlico Municipal de Palhoça) com a presença de outros dirigentes sindicais.

O objetivo da Plenária foi debater a conjuntura atual, fortalecer a organização sindical e planejar as lutas da classe trabalhadora para 2026.

Além da análise da conjuntura conduzida pela vereadora da Capital, Carla Ayres, a programação contou com momentos de debates sobre os desafios do movimento sindical, organização das eleições e planejamento das mobilizações, como o Dia do Trabalhador, a Marcha da Classe Trabalhadora, no dia 15 de abril, e a Marcha dos Catarinenses.

Com informações da





03/04/2026

No 1º de abril, o largo da Catedral de Florianópolis foi mais uma vez, local de luta por democracia. O dia que marcou 62 anos do golpe civil-militar de 1964 foi lembrado no Ato por Memória, Verdade, Justiça e Reparação, organizado pelo com o apoio do SINTESPE e de outras entidades sindicais e lideranças de movimentos sociais e mandatos de parlamentares do PT e Psol.

Junto à exposição Ruas, do fotógrafo Zé Brasil (in memorian), que retratou diversos momentos de lutas por democracia na Capital; e a de fotos históricas do SINTESPE, a atividade contou com um bate papo com o artista Bruno Barbi sobre suas obras que homenageiam lideranças negras populares da cidade; seguido de bate-papo com Guilhermina Cunha, do movimento LGBTQIA+. Teve a roda de conversa com o ativista Aléssio das Plantas sobre plantas medicinais; com a professora Graziela Martins e Clarissa Dri – do Instituto Memória e Direitos Humanos da Ufsc, que contaram como foi a atuação e resultado da Comissão da Verdade da Universidade, que culminou na recente troca do nome do campus antes chamado de João David Ferreira Lima – colaborador da ditadura- para campus Trindade; seguida de outra roda com o jornalista e escritor Nelson Rolim, sobre a coleção Ponto Final - de sua autoria- que conta a história dos jornalistas brasileiros mortos pela ditadura militar. O Ato terminou com apresentação do Coral Vozes do SINTESPE e uma caminhada até o Terminal Central.

Num momento em que ainda há golpistas sem punição, em que falta justiça e reparação para quem sofreu as violações da ditadura e para quem ainda sofre com a estrutura de um sociedade ra***ta e capitalista, o direito à memória e à verdade se faz necessário.

A direção do SINTESPE entende a importância da atividade para que a sociedade catarinense entenda a gravidade das violações de direitos humanos ocorridas no estado e país no passado e no presente e continue a batalha por democracia e soberania sólidas.




Edição:
Imagens: Assessoria de Comunicação do Sintespe

TÉCNICOS E ESPECIALISTAS DA SEJURI SEGUEM EM LUTA PELO PCSEm reunião online realizada no dia 20, quase duas centenas de ...
27/03/2026

TÉCNICOS E ESPECIALISTAS DA SEJURI SEGUEM EM LUTA PELO PCS
Em reunião online realizada no dia 20, quase duas centenas de da .oficial reafirmaram a continuidade da luta pela aprovação e implantação do novo Plano de Cargos e Salários (PCS), que já está em debate na Secretaria.
A reunião foi convocada pelo Sindicato e grupo de trabalho dos Técnicos e Especialistas, após audiências realizadas dias 18 e 19 de março, com o secretário de Administração, Vânio Boing, e a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim. Nas duas ocasiões, os representantes do governo informaram que o projeto não será encaminhado ao Legislativo antes do período eleitoral. No entanto, houve o compromisso de dar continuidade às negociações.
Na audiência do dia 19, na sede da SEJURI, Danielle apresentou aos representantes da categoria os itens do Plano não aprovados pela Secretaria e avaliados pelos servidores na reunião do dia 20.

CONCENTRAR ESFORÇOS NO PCS EM ESTUDO -
Após avaliação dos itens, a categoria decidiu concentrar esforços na construção do PCS a partir do estudo já elaborado pela equipe da Secretaria, incorporando ajustes necessários, como a inclusão da gratificação de R$ 2.500, não prevista inicialmente, e outros pontos essenciais. O objetivo é garantir o melhor acordo possível e assegurar uma carreira com valorização para técnicos e especialistas.
Nova rodada de negociação deve acontecer dia 9 de abril, na SEJURI.


24/03/2026

SINTESPE ITINERANTE NO PLANALTO SERRANO

Nesses dias 23 e 24 de março, diretores do SINTESPE realizaram visita aos servidores da SIE em Bom Retiro e das unidades prisionais de São Cristóvão do Sul e Campos Novos. Na quarta-feira (24), as visitas acontecerão em Lages. Na quinta (25), também em Lages, está programado encontro com atendimento jurídico seguido de confraternização.

Sindicato itinerante: Diretoria visita categoria no Planalto SerranoNos dias 23, 24, 25 e 26 de Março, a diretoria do SI...
21/03/2026

Sindicato itinerante: Diretoria visita categoria no Planalto Serrano

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de Março, a diretoria do SINTESPE estará em roteiro de viagem para visitas em locais de trabalho nas cidades de Bom Retiro, Curitibanos e Lages, respectivamente.

O objetivo é conversar a respeito das lutas encampadas pela diretoria para a defesa dos direitos da categoria.

No dia 26, em Lages, a partir das 9 horas, está agendada uma reunião seguida de confraternização e atendimento jurídico na Fundação Instituto Nereu Ramos – Finer (Av. Papa João XXIII, nº 1352- bairro Petrópolis). Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone 49 3229-0023.





19/03/2026

Neste dia 18 de março, a diretoria do SINTESPE cumpriu mais uma agenda itinerante em Brusque. Além de visitas aos locais de trabalho, houve conversas com a categoria sobre as lutas e ações encampadas pelo Sindicato e, junto com o assessor jurídico, também foram realizados atendimentos personalizados aos sindicalizados.
Estiveram presentes em Brusque a presidenta Marlete Gonzaga, a vice-presidenta Mariléia Gomes, o secretário de Assuntos Jurídicos André Godinho e o advogado Rivera Vieira.
Na semana que vem, a agenda será no Planalto Serrano nas cidades de Curitibanos e Lages


ISONOMIA SALARIAL: REUNIÃO ENTRE SINDICATO, COMISSÃO E GOVERNO RESULTA EM PROMESSASA reunião entre diretoria do SINTESPE...
16/03/2026

ISONOMIA SALARIAL: REUNIÃO ENTRE SINDICATO, COMISSÃO E GOVERNO RESULTA EM PROMESSAS

A reunião entre diretoria do SINTESPE, membros da Comissão em prol da isonomia salarial e o governo, realizada neste dia 16, terminou sem solução concreta. Depois de ouvir as lideranças do movimento, que pede a extensão da gratificação concedida aos servidores da SIE (lei 19604/2025) para os que atuam FCC, FCEE, FESPORTE, FAPESC, SAR, SAS, SAQ, SICOS, SEMAE, SETUR, SUDESC e no quadro civil da SED, PMSC, CBMSC e SSP, o secretário Vânio Boing se comprometeu a conversar com o governador Jorginho Mello (PL) nesta quarta-feira (18) e dar uma resposta sobre o pedido ainda nesta semana. De acordo com o secretário, diante do cenário eleitoral, o governo pode ter mais dificuldade de aprovação de um projeto como esse no Legislativo e não quer correr esse risco. Por isso, a ideia é colocar esse projeto em pauta na Assembleia Legislativa no início do ano que vem. No entanto, o diretor de Comunicação do Sindicato, Wolney Chucre, afirmou que acredita que extensão do benefício já concedido a parte da categoria não deve ser barrada na Alesc.

ISONOMIA VAI BENEFICIAR QUASE 3,7 MIL SERVIDORES- Estudo feito pela assessoria econômica do Sindicato mostra que a extensão da gratificação hoje paga somente aos profissionais da SIE vai beneficiar quase 3,7 mil servidores dos 13 órgãos. Por mais de dez anos, esses servidores receberam salários bem menores em comparação a colegas de outros órgãos com mesmo cargo e mesma função. Quando finalmente conquistaram a extensão da gratificação da lei 16.465/2014, no ano passado, ficaram de fora da concessão de nova gratificação e benefícios, permanecendo a desigualdade salarial gritante. Na atual conjuntura, os que mais sofrem são os profissionais de cargos auxiliares e operacionais.
Para Osnildo Vieira, servidor da SICOS e membro da Comissão, o atendimento da reivindicação trará o sentimento desses servidores, finalmente, serem tratados como iguais.

CARTA ABERTA - É importante reforçar a importância da mobilização e entrega da Carta Aberta solicitando apoio dessa pauta aos deputados estaduais e dirigentes dos 13 órgãos (ver no site).


SEJURI: ESTUDO APONTA VIABILIDADE DO PCS DOS TÉCNICOS E ESPECIALISTAS Já está nas mãos dos secretários de Administração,...
12/03/2026

SEJURI: ESTUDO APONTA VIABILIDADE DO PCS DOS TÉCNICOS E ESPECIALISTAS

Já está nas mãos dos secretários de Administração, Vânio Boing, e de Justiça e Reintegração, Danielle Amorim, o estudo do impacto financeiro da implementação do Plano de Cargos e Salários dos técnicos e Especialistas da SEJURI. O estudo enviado nesta segunda-feira (9) pela diretoria do SINTESPE ao governo afirma a viabilidade financeira da implantação da proposta do PCS, que tramita atualmente na Secretaria da Pasta.

Conforme o Relatório de Gestão Fiscal do Estado em 2025, mesmo podendo chegar a 49%, a despesa com pessoal não ultrapassou 38,78% da Receita Corrente Líquida. Diante desses números, a efetivação desse Plano aumentaria os gastos (ou investimentos?) com pessoal em apenas 0,15 pontos percentuais da Receita.

São 1170 os servidores que devem ser beneficiados com o PCS. Desses, 582 de nível superior e 5798 de nível técnico, além de nove outros servidores cujos cargos já estão em extinção. A nova tabela é construída com oito classes de progressão ao longo da carreira e com base em subsídios que variam de R$ 8,4 a R$ 19,3 mil.
A diretoria do SINTESPE afirma que seguirá atuando para que o projeto do Plano seja enviado e aprovado no Legislativo ainda em 2026.



10/03/2026

No último domingo, 8 de março, centenas de pessoas participaram do ato em defesa da vida e dos direitos das mulheres em diferentes cidades do país. Em Santa Catarina, a Central Única doa Trabalhadores e Trabalhadoras, foram realizadas atividades em onde foram lembradas as 52 meninas e mulheres assassinadas em 2025 por serem mulheres, assim como as oito novas vítimas de feminicídio contabilizadas nesses três primeiros meses de 2026.

Na Capital, a manifestação começou pela manhã no Parque da Luz, Centro da cidade, e terminou com uma caminhada até o trapiche da Beira Mar Norte. Teve a presença de diversas lideranças de movimentos sociais, sindical e feminista que, além do direito das mullheres viverem, reivindicavam o fim da escala 6x1, a descriminalização do ab**to e a necessidade de garantir direitos trabalhistas sem preconceitos.

A diretoria do SINTESPE participou do Ato, chamando atenção também sobre a necessidade do fim da violência de gênero e por mais políticas públicas em favor das mulheres.



Endereço

Florianópolis, SC
88020-090

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 18:00
Sexta-feira 09:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sintespe Santa Catarina posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Sintespe Santa Catarina:

Compartilhar