Sindes Na Luta

Sindes Na Luta Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais de 1º e 2º graus, Associações Profissionais e

Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais de 1º e 2º graus, Associações Profissionais e Centrais Sindicais de Florianópolis e Região Sul de SC.

SINDES prestigia posse da nova diretoria do SindSaúde CriciúmaO SINDES esteve presente na cerimônia de posse da nova dir...
13/05/2026

SINDES prestigia posse da nova diretoria do SindSaúde Criciúma

O SINDES esteve presente na cerimônia de posse da nova diretoria do SindSaúde Criciúma, realizada no dia 08 de maio de 2026, em Criciúma/SC.

Representando o SINDES, participaram os diretores Denise Becker, Rubia Pereira Leandro e Amarildo Roque, reforçando o compromisso da entidade com a união, o fortalecimento do movimento sindical e a defesa dos trabalhadores da saúde.

O SINDES parabeniza a nova diretoria do SindSaúde Criciúma pela posse e deseja uma gestão de muito trabalho, conquistas e avanços para toda a categoria.

NOTA DE APOIO À GREVE DO SINTRASEMO SINDES manifesta sua solidariedade e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras represe...
11/05/2026

NOTA DE APOIO À GREVE DO SINTRASEM

O SINDES manifesta sua solidariedade e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras representados pelo SINTRASEM, que exercem legitimamente o direito constitucional de greve em defesa do serviço público, da valorização profissional e do cumprimento de direitos historicamente conquistados.

Recebemos com profunda preocupação as notícias de demissões, cortes salariais e medidas de intimidação promovidas pela Prefeitura de Florianópolis contra servidores em greve. Atitudes dessa natureza representam grave afronta à liberdade sindical, ao direito de organização coletiva e aos princípios democráticos que devem orientar a administração pública.

Nenhum trabalhador pode ser perseguido por lutar por condições dignas de trabalho, respeito aos planos de carreira e valorização profissional. O serviço público de qualidade somente existe porque milhares de servidores dedicam diariamente sua força de trabalho ao atendimento da população.

O SINDES reafirma que a greve é um instrumento legítimo de resistência e negociação. Criminalizar movimentos grevistas ou utilizar o medo como ferramenta de gestão apenas amplia os conflitos e enfraquece o diálogo democrático.

Também nos solidarizamos com as auxiliares de sala e demais profissionais da educação que seguem na luta pelo reconhecimento, valorização e respeito às suas funções. Defender esses trabalhadores é defender a educação pública e o futuro da sociedade.

Defendemos:

• A imediata suspensão das demissões e punições aos servidores grevistas;
• A abertura de uma mesa efetiva de negociação com as entidades sindicais;
• O respeito ao direito constitucional de greve e à organização sindical;
• A valorização dos servidores públicos e o cumprimento dos direitos da categoria.

O SINDES seguirá ao lado da classe trabalhadora, defendendo a democracia, os direitos sociais e a dignidade de todos aqueles que constroem diariamente os serviços públicos essenciais.

Nossa solidariedade ao SINTRASEM e a todos os servidores em luta.

O SINDES esteve presente na posse da nova diretoria do SINERGIA.O SINERGIA é um sindicato que sempre nos recebeu com res...
16/04/2026

O SINDES esteve presente na posse da nova diretoria do SINERGIA.

O SINERGIA é um sindicato que sempre nos recebeu com respeito e abertura para o diálogo, sendo espaço de construção coletiva em defesa da pauta dos trabalhadores. Ao longo de sua trajetória, tem demonstrado compromisso não apenas com a categoria que representa, os eletricitários, mas também com seus próprios trabalhadores, honrando acordos e valorizando quem constrói o dia a dia da entidade.

Parabenizamos a nova gestão e seus funcionários, e desejamos um mandato de continuidade, firmeza e muitas conquistas. Seguimos juntos na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.




REUNIÃO COM O SINTRAJUSC: ALERTA AOS TRABALHADORESFoi realizada nesta quarta-feira (08/04/2026), às 10h, reunião entre a...
09/04/2026

REUNIÃO COM O SINTRAJUSC: ALERTA AOS TRABALHADORES

Foi realizada nesta quarta-feira (08/04/2026), às 10h, reunião entre a Diretoria do SINTRAJUSC e representantes do SINDES, com a participação da comissão do Acordo Coletivo de Trabalho.
Representando o SINTRAJUSC estiveram Paulo Roberto Koinski, Maria José Olegário e Elça de Andrade Faria. Já pelos trabalhadores, participaram os diretores do SINDES: Cristiane Silva, Luciano dos Santos e Ceane Teresinha Machado.

Para surpresa da representação dos trabalhadores, a Diretoria do SINTRAJUSC retomou debates que já estavam encerrados em reunião anterior.

Encaminhamento do SINDES
Após intenso debate, a diretora Cristiane Silva solicitou que o SINTRAJUSC formalize a contraproposta por e-mail.

Próximos passos
Assim que o documento oficial for recebido, o SINDES convocará assembleia com os trabalhadores do SINTRAJUSC, garantindo que a decisão seja coletiva e respeite a vontade da categoria.

✊🏽 Direitos não se retiram. Se defendem!

🟢 7 de abril | Dia Mundial da SaúdeA saúde não é mercadoria. É direito!O SUS é uma conquista do povo brasileiro — result...
07/04/2026

🟢 7 de abril | Dia Mundial da Saúde

A saúde não é mercadoria. É direito!

O SUS é uma conquista do povo brasileiro — resultado da luta da classe trabalhadora e dos movimentos sociais. Mas esse direito segue ameaçado pelo subfinanciamento e pela privatização.

Hoje é dia de reforçar: defender a saúde pública é defender a vida e a dignidade e a justiça! ✊🏽

📢 Em defesa de um sistema 100% público e estatal.




Reflexão - 8 de Março: Dia Internacional das MulheresNo dia 8 de março celebramos o Dia Internacional das Mulheres, uma ...
06/03/2026

Reflexão - 8 de Março: Dia Internacional das Mulheres

No dia 8 de março celebramos o Dia Internacional das Mulheres, uma data histórica de luta, memória e reafirmação de direitos.

Nesse dia, diversas entidades sindicais, movimentos sociais e organizações vão às ruas levantar bandeiras importantes: melhores condições de vida, igualdade no trabalho, combate à violência, enfrentamento ao feminicídio e tantas outras pautas fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa.

Essas lutas são legítimas e necessárias.
Mas essa data também precisa nos provocar a uma reflexão sincera: será que estamos praticando, dentro dos nossos próprios ambientes de trabalho e dentro das próprias entidades, aquilo que defendemos publicamente?

As mulheres estão sendo tratadas com respeito e dignidade nos locais de trabalho?

Há igualdade de oportunidades?

As vozes das mulheres estão sendo ouvidas nos espaços de decisão?

Levantar bandeiras é importante. Ir às ruas é necessário. Mas coerência também é fundamental.

Não basta defender direitos apenas no discurso ou nas manifestações públicas se, na prática, dentro das instituições e dos ambientes de trabalho, ainda persistem desigualdades, desrespeitos ou silenciamentos e a falta de valorização profissional.

O verdadeiro compromisso com a luta das mulheres começa dentro de casa, nas nossas atitudes diárias, nas relações de trabalho e na forma como construímos nossas organizações.

Que o 8 de março seja, além de um dia de luta e mobilização, um momento de reflexão e mudança real.

Porque defender os direitos das mulheres significa, antes de tudo, praticar o respeito todos os dias.





ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIAO SINDES, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, com base nos artigos 11, 12, 13 e ...
11/12/2025

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O SINDES, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, com base nos artigos 11, 12, 13 e 14 do Estatuto e demais disposições, convoca todos os associados para participarem da Assembleia Geral Ordinária Virtual, a realizar-se no dia:

📅 22 de dezembro de 2025
⏰ 17h50 em primeira convocação
⏰ 18h00 em segunda convocação

Ordem do dia:
1️⃣ Apresentação e aprovação da Previsão Orçamentária 2026.

📝 Inscrição:
A inscrição deverá ser realizada pelo formulário abaixo:
https://forms.gle/iioE6YyGV35KDCjS8

⏳ Prazo: até quatro horas antes da primeira chamada.

O acesso à Assembleia será enviado aos inscritos por e-mail.

🎉 Confraternização & Cerimônia de Posse – Gestão SINDES 2025/2028O SINDES convida todos(as) os(as) sindicalizados(as) pa...
27/11/2025

🎉 Confraternização & Cerimônia de Posse – Gestão SINDES 2025/2028

O SINDES convida todos(as) os(as) sindicalizados(as) para a Cerimônia de Posse da nova gestão, seguida da nossa Confraternização de Final de Ano.
Neste encontro especial, também comemoramos 37 anos de história e luta do SINDES!

📅 05/12/2025
⏰ 19h
📍 SINJUSC – Av. Mauro Ramos, 448, Centro, Florianópolis

🚐 Atenção, sindicalizados(as) da Região Sul!

O SINDES quer assegurar a participação dos(as) sindicalizados(as) da Região Sul na Confraternização de Final de Ano e Cerimônia de Posse da Gestão 2025/2028.

Se houver um grupo de interessados, organizaremos o transporte para que nenhum trabalhador ou trabalhadora da região fique de fora deste momento tão especial para nossa categoria!

Para participar, inscreva-se no formulário abaixo:
📲 https://forms.gle/myUwU9h2WpoMYGKv6

👉 Cada sindicalizado(a) pode levar 1 acompanhante.

Garanta seu convite!

20 de Novembro – Dia da Consciência NegraA Consciência Negra não se resume a um dia, mas a uma luta permanente por digni...
19/11/2025

20 de Novembro – Dia da Consciência Negra

A Consciência Negra não se resume a um dia, mas a uma luta permanente por dignidade, reconhecimento e igualdade de direitos.
Que esta data reforce nosso compromisso coletivo com a justiça racial e com a construção de uma sociedade verdadeiramente antirracista.

SINDES

SINDES apoia o 11º Concurso Literário Conto e Poesia (SINERGIA)O Sinergia lançou, no dia 12 de setembro de 2025, a 11ª e...
06/11/2025

SINDES apoia o 11º Concurso Literário Conto e Poesia (SINERGIA)

O Sinergia lançou, no dia 12 de setembro de 2025, a 11ª edição do Concurso Literário Conto e Poesia, e as inscrições seguem abertas até 10 de dezembro!

🗓 Resultado: até abril de 2026

📖 Lançamento do livro: em data a ser divulgada, com as obras selecionadas!

A obra final circulará por bibliotecas e entidades culturais em todo o Brasil, ampliando vozes e fortalecendo a literatura catarinense.
Desde 1992, o concurso incentiva a cultura, revela novos talentos e estimula o intercâmbio literário em Santa Catarina.

✍️ Como participar:

👉 Podem participar catarinenses residentes ou não no estado, e também qualquer pessoa que more em Santa Catarina;

👉 Cada participante pode inscrever até 3 contos e 3 poesias inéditas;

👉 Temática livre;

👉 Serão selecionados 15 contos e 30 poesias, publicados em um livro — cada autor/a receberá 15 exemplares.

📎 Mais informações e inscrições:
🔗 https://sinergia.org.br/11o-conto-e-poesia/

📝 Tire seus poemas e contos da gaveta!

Inspire-se no seu cotidiano e coloque as palavras em movimento!

✨ Participe e ajude a espalhar a literatura catarinense!

Endereço

R. Anita Garibaldi, 79/Centro, Florianópolis/SC, 88010/500
Florianópolis, SC
CENTROEXECUTIVOMIGUELDAUX-503

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 12:00 - 18:00
Terça-feira 12:00 - 18:00
Quarta-feira 12:00 - 18:00
Quinta-feira 12:00 - 18:00
Sexta-feira 12:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindes Na Luta posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Sindes Na Luta:

Compartilhar