ÀTerra Conduzimos grupos e organizações a reimaginar a Natureza através de filosofias e práticas

Aulas, Workshops e Imersões presenciais e online

🌿
13/07/2023

🌿

Sustentabilidade de dentro para fora para empresas e organizações: Facilitação e vivências para sensibilidade ambiental ...
03/07/2023

Sustentabilidade de dentro para fora
para empresas e organizações:

Facilitação e vivências para sensibilidade ambiental
na região da Grande Florianópolis

Com dois formatos de imersões: em um dia inteiro e em um final de semana, junto da natureza, com real vivência com a natureza através da aprendizagem em fluxo.

A programação inclui vivências com a natureza, hospedagem (no caso do final de semana) e alimentação.

Proporcione essa oportunidade aos colaboradores da sua organização, contribuindo para incorporar a sustentabilidade através de um eixo mais integral.

Entre em contato para saber mais através do direct message ou por e-mail [email protected].

A palavra sustentabilidade está em alta e, ao mesmo tempo, desgastada. Às vezes pouco levada a sério. São muitas as ferr...
29/06/2023

A palavra sustentabilidade está em alta e, ao mesmo tempo, desgastada. Às vezes pouco levada a sério. São muitas as ferramentas, indicadores e formas que são colocadas para se diminuir o impacto na Terra, em especial nas empresas. Entretanto nos falta, entre todas essas técnicas e diretrizes para tornar uma organização sustentável, uma verdadeira consciência da Natureza. Consciência essa que se desenvolve sentindo a Natureza e não se distanciando dela. É necessário tempo com ela para desenvolver um novo ritmo e resgatar essa relação com a Natureza. A partir de uma mudança de consciência da Natureza é que é possível realizar verdadeira sustentabilidade. Ser sustentável passa pela premissa de nos reconhecermos natureza, de diminuirmos a distância entre nós, humanos, e o mundo não humano.

A luta pela mãe Terra é a mãe de todas as lutas. Por que falar em luta? Lutar quer dizer que há algo com o qual nos impo...
10/11/2022

A luta pela mãe Terra é a mãe de todas as lutas. Por que falar em luta? Lutar quer dizer que há algo com o qual nos importamos muito e queremos que continue ou que mude a forma como está sendo tratado. A continuidade de algo que consideramos importante - e que nesse caso depende a nossa própria sobrevivência - é a causa dessa luta. A natureza é o que move essa luta – lutar para que a terra seja cada vez mais viva. A importância da presença de atores que amem a Natureza, que estejam dispostos a se engajar por ela e que dela não desistem é vital para o ativismo socioambiental. A verdadeira ecologia só acontece quando nos integramos em todas as dimensões dessa luta que é manter a natureza viva. Desigualdade, racismo, preconceito, regimes autoritários, desinformação: nada disso faz parte da luta e do amor pela natureza. Em tempos de Conferência do Clima da ONU, que está acontecendo agora no Egito, se torna cada vez mais urgente que haja engajamento na nossa ecologia. Uma ecologia que abarca todos os seres vivos.

A luta pela mãe Terra é a mãe de todas as lutas. Por que falar em luta? Lutar quer dizer que há algo com o qual nos impo...
09/11/2022

A luta pela mãe Terra é a mãe de todas as lutas. Por que falar em luta? Lutar quer dizer que há algo com o qual nos importamos muito e queremos que continue. A continuidade de algo que consideramos importante - e que nesse caso depende a nossa própria sobrevivência - é a causa dessa luta. A natureza é o que move esta luta - lutar para que a terra seja cada vez mais viva. A importância da presença de atores que amem a Natureza, que estejam dispostos a se engajar por ela e que dela não desistem é vital para o ativismo socioambiental. A verdadeira ecologia só acontece quando nos integramos em todas as dimensões dessa luta que é manter a natureza viva. Desigualdade, racismo, preconceito, regimes autoritários, desinformação: nada disso faz parte da luta e do amor pela natureza. Em tempos de Conferência do Clima da ONU, que está acontecendo agora no Egito, se torna cada vez mais urgente que haja engajamento na importância dessa luta. A luta pela Mãe Terra, Pachamama, Gaia. A luta pela sobrevivência dos humano que vivem na Terra.

Por que falar de direitos da Natureza? Em muito tempo, temos falhado como seres humanos em de fato oferecer a simples po...
19/09/2022

Por que falar de direitos da Natureza? Em muito tempo, temos falhado como seres humanos em de fato oferecer a simples possibilidade da vida continuar viva. A permissão de que a regeneração aconteça naturalmente. Ao nos colocarmos como potenciais salvadores da Terra, esquecemos que a própria Natureza tem seus caminhos para realizar seu equilíbrio, sua sobrevivência e até mesmo a destruição.

A Natureza faz aquilo que precisa ser realizado, quer seres humanos queiram ou não. Dar voz à Natureza através do Direito é reconhecer o fato de que a Natureza é viva como o humano, realiza suas escolhas e possui o direito de se defender.

Legitimar a Natureza como sujeito de direitos é um passo essencial para toda a humanidade e faz com que crimes ambientais que matam os entes vivos sejam responsabilizados por aqueles que os cometeram. Os direitos da Natureza são uma luta de permissão para que a Natureza continue viva, para que ela não seja mais mero objeto de direitos.

Tanto a ecologia profunda quanto a sintropia vêm nos comunicar que todos os seres vivos coexistem. A relação com todos o...
16/08/2022

Tanto a ecologia profunda quanto a sintropia vêm nos comunicar que todos os seres vivos coexistem. A relação com todos os seres vivos foi apagada com a vida acelerada das cidades. A lógica da escassez, a desconexão com ritmos vivos nos fez esquecer que há uma sabedoria cósmica e universal acontecentdo o tempo todo na natureza. Hoje é cada vez mais raro saber fazer uma leitura do tempo, da paisagem, do clima, dos ciclos e ritmos naturais. Então há um pavor e desespero quando acontecem os eventos extremos da natureza. Mas o esquecimento nos foi levando a essa realidade e vem sendo cada vez mais clara a necessidade de uma reconexão, um reencontro, uma compreensão consciente, para além das ações práticas e efetivas.

Então, como fazer para ir em direção ao máximo potencial do desenvolvimento conectando todos os seres vivos?

Aqui, alguns pontos que a ecologia profunda nos traz:

- reconhecer a cosanguinidade com a terra viva;
- ir a Unidades de Conservação como se estivessemos indo visitar nossos parentes;
- desenvolver um self ecológico - uma identidade com todos os seres vivos;
- ir em direção à maturidade: capacidade de se relacionar com todos os seres.

Chegamos lá, na noite mais longa do ano. A palavra solstício vem do latim e significa ‘ponto onde a trajetória do sol ap...
21/06/2022

Chegamos lá, na noite mais longa do ano. A palavra solstício vem do latim e significa ‘ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar’. O Solstício de Inverno no Hemisfério Sul acontece no dia 21 de junho e marca o pico do inverno. Indica a volta das noites mais curtas e os dias mais longos. Antigamente, na Europa, celebrava-se o Solstício de Inverno como retorno do deus Sol, com fogueiras acesas para simbolizar a volta da Luz e do grande Sol. Eram feitas coroas e guirlandas simbolizando a roda do sol. O fogo, em uma noite longa e fria, ajuda a lembrar sobre o aquecimento, sobre a luminosidade, comunicando a consciência expandida, o afeto e a nutrição.
O momento é propício para um rito de passagem, onde podemos deixar queimar o que já não queremos levar conosco, fazer uma boa limpeza no ambiente, acender uma vela ou uma fogueira relembrando do propósito caloroso, nutridor e transmutador do fogo. O solstício de inverno reafirma a continuidade dos ciclos da vida e convoca a coragem para atravessar os desafios e obstáculos.

Somos cíclicas, temos em nosso organismo ritmos que não observamos; bem como a Terra e os seres vivos: seres que têm cic...
13/04/2022

Somos cíclicas, temos em nosso organismo ritmos que não observamos; bem como a Terra e os seres vivos: seres que têm ciclos, que se metamorfoseam.

Voltar a atenção para esses ciclos modifica intensamente nossas vidas, nossas rotinas, nosso corpo, nosso tempo.

Os Encontros do Ciclos Naturais vêm para compartilhar esse outro ritmo de uma forma leve, nutridora, aberta.

São mais de dois anos sem encontros presenciais, e tanto mudou nesse tempo...

Apenas não se modificou a vontade e a disposição de compartilhar momentos de conexão consigo e com a Natureza.

Em breve, no dia 14 de maio, faremos uma vivência linda que preparamos com muito carinho. Um dia inteiro para se nutrir e se ancorar nos ritmos e energias da Natureza.

Faça sua inscrição pelo link da bio e qualquer dúvida ou informação entre em contato com a gente.

Bom dia 🌱 Semana que vem teremos um encontro de fim de ano com a intenção de fechamento do ciclo de 2021 e abertura pro ...
09/12/2021

Bom dia 🌱 Semana que vem teremos um encontro de fim de ano com a intenção de fechamento do ciclo de 2021 e abertura pro novo ano.

Eu e .nutri.ayurveda iremos conduzir um encontro para refletir, avaliar e integrar o ano que passou e semear intenções para 2022.

Chegar, pausar, avaliar, semear através de práticas meditativas, conversas sobre ciclos e muita amorosidade consigo em uma auto avaliação do ciclo que se fecha. Resoluções, nutrição para os sentidos e práticas de auto cuidado pro início do novo ciclo.

Venha participar desse rito de passagem com a gente, fechar o que acaba para iniciar o Novo, será uma delícia compor essa roda com você!

Sexta, 17dez 2021
8h30 - 10h
ONLINE

Contribuição: R$36 (Caso não seja possível contribuir neste momento para você, entre em contato com a gente)

Faça sua inscrição pelo link no perfil --
Te esperamos para uma linda manhã de tecedura dos ciclos ✨

Endereço

Florianópolis, SC

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando ÀTerra posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para ÀTerra:

Compartilhar