16/04/2026
*Relato do Secretário Geral do SindiAlimentação, Osmar Padilha*
No ato realizado ontem, 16 de abril de 2026, o Secretário Geral do SindiAlimentação Erechim, Osmar Padilha, trouxe uma forte reivindicação ao Congresso Nacional, cobrando a inclusão de dois pontos essenciais para os trabalhadores nas indústrias de alimentação em todo o Brasil:
Fim da Escala 6x1: O Secretário destacou os impactos negativos que a escala de trabalho 6x1 tem causado para os trabalhadores, que muitas vezes precisam abrir mão de tempo com a família e enfrentam jornadas exaustivas, prejudicando sua saúde e bem-estar. A proposta é que seja discutida a possibilidade de abolição dessa jornada, substituindo-a por uma escala mais equilibrada e condizente com as necessidades de qualidade de vida dos trabalhadores.
Redução da Jornada de Trabalho: Em uma demanda histórica, o SindiAlimentação tem se mobilizado pela redução da carga horária semanal de 44 para 40 horas, com a possibilidade de redução gradual para 36 horas, caso haja acordo entre empregador, empregado e sindicatos. Essa redução não só visa melhorar as condições de trabalho, mas também permitir mais tempo para descanso e desenvolvimento pessoal dos trabalhadores, além de impulsionar a produtividade de forma mais eficiente.
Durante o evento, o Secretário ressaltou que o objetivo é promover um diálogo mais amplo sobre a flexibilização das condições de trabalho, para que a legislação trabalhista seja adaptada à realidade atual, onde as demandas por tempo de qualidade fora do ambiente de trabalho têm aumentado significativamente.
O ato também teve como foco a pressão para que essas pautas sejam colocadas em votação o mais rápido possível, refletindo a urgência que essas mudanças representam para a classe trabalhadora. O movimento não se limita apenas à redução da jornada, mas também à valorização do trabalhador, que, segundo o Secretário, é essencial para o fortalecimento da economia nacional e a melhoria da qualidade de vida.