Grupo Teia - Barra do Batatal

Grupo Teia - Barra do Batatal Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Grupo Teia - Barra do Batatal, Organização sem fins lucrativos, Barra do Batatal, Eldorado.

11/11/2025

Um Exemplo de Cuidado e Colaboração em Nosso Bairro! ✨

​Muitas vezes, o que seria lixo pode se tornar um recurso valioso. Foi exatamente isso que aconteceu com estas lixeiras!
​Elas estavam destinadas à reciclagem, mas graçasa um morador que percebeu uma oportunidade de ajudar a comunidade. Ele solicitou que fossem doadas para que continuassem a ser usadas.
​Em seguida, juntamo-nos a um grupo de jovens incríveis do bairro – que nunca medem esforços para contribuir! – e juntos iniciamos a grande missão: limpar, pintar e revitalizar cada uma delas.
​O resultado? Lixeiras prontas e já instaladas nas ruas para o uso de toda a comunidade, ajudando a manter nossos espaços limpos e demonstrando nosso respeito pelo meio ambiente.
​Contamos com você: Faça a sua parte, jogue o lixo no lixo!
Continuemos trabalhando! 💪🌎

31/10/2025

Agradecimento Especial!

Queremos expressar nossa profunda gratidão a todos que colaboraram, comprando um ou mais nomes da rifa em prol da construção do muro do cemitério da Barra do Batatal. Cada contribuição foi de grande importância para a realização desta melhoria em nossa comunidade.
Informamos que a ganhadora do prêmio foi Ina, moradora do Bairro Barra do Batatal, e o nome sorteado foi Lorenzo. Parabéns à Ina!
Nosso muito obrigado também à moradora Tatiane Unterkircher, que gentilmente fez a doação do delicioso Bolo que foi o prêmio. Seu apoio e generosidade são inestimáveis.

Obrigado à todos!"

20/09/2025

ACABOU!!!!

Gostaria de agradecer a todos que compraram os nomes da rifa do bolo para a construção do muro do cemitério da Barra do Batatal.
Agora vamos aguardar os pagamentos que restam para abrirmos a rifa.

Valeu, pessoal!
Obrigado!

18/09/2025
13/09/2025

Trecho transcrito do jornal Correio Paulistano do dia 06 de abril de 1909

Barra do Batatal é uma florescente povoação fundada há dez anos pelo tenente-coronel Francisco de Assis Freitas, operoso comerciante e lavrador, em frente a foz do Rio Batatal e a margem do Ribeira de Iguape, de cuja zona esta colocada na mais bela e rica paisagem. Conta presentemente mais de 60 casas e é o centro de vasta região toda entregue à agricultura, colocada como se acha na confluência dos rios citados e no entroncamento das estradas para Capão Bonito do Paranapanema e Xiririca, com quem sustenta ativíssimas relações comerciais, assim como com Iporanga e São Jose do Guapiara.
Situadas em terrenos fertilíssimos, povoados por uma população laboriosa que se entrega de preferencia a cultura de cereais e engorda de porcos além de outras lavouras também muito desenvolvidas e igualmente compensadoras, é enorme e em continua progressão a sua exportação pelo porto de Iguape e estrada para Capão Bonito.
O seu vasto e fértil território, sulcada de inúmeros afluentes do Ribeira é coberto de viçosas matas e esplendidas pastagens todo divididos por pequenas propriedades agrícolas mais ou menos cultivadas, sem um palmo propriamente de sertão, de forma que a sua produção agrícola é, relativamente, considerável e variada.
Não obstante ser a mais bela e prospera povoação do município de Xiririca, com exceção, naturalmente, da sede, não é ainda cabeça de distrito devido a achar-se muito próximo de Itapeúna, distrito a que pertence; mas conta-se para muito breve a sua elevação a freguesia, pois já possui para isso a população necessária, elevando-se o numero de seus eleitores a maior que 100.
A importância que vai dia a dia adquirindo esta promissora povoação, principalmente depois da abertura da estrada para Capão Bonito, de cujo comercio com os municípios de Iporanga, Iguape e maximamente Xiririca, se tornou o entreposto natural, surgiu-me a ideia de enviar algumas correspondências para o correio paulistano, afim de torna-la mais conhecida e activar assim o seu desenvolvimento. Espero que o Correio se dignará dar-lhe abrigo em suas reputadíssimas colunas, concorrendo dessa forma para o progresso deste ignorado recanto do Estado de S. Paulo, de cuja adiantadíssima imprensa é ele o mais bello titulo de gloria; e, por isso, passo a desempenhar as minhas modestas fucções de noticiarista local, promettendo ser sempre conciso e imparcial partiu para essa capital, a passeio, o amigo e distinto conterrâneo, Capitão Francisco Marcilio Giany, a quem auguramos boa viagem e breve regresso.
Esteve entre nós, tendo já voltado para Xirirca, o Coronel Joaquim Brasileiro Ferreira, digno presidente o directorio governista e um dos mais antigos e prestigiosos chefes políticos da zona.
De passagem para Xiririca estiveram também nesta localidade o Capitão Jose Júlio da Silva, abastado fazendeiro deste districto, na Barra dos Pilões, e um representante da antiga e importante fabrica de chapéus de Adolpho Schritzmeyer.
Acham-se em péssimo estado as estradas que nos ligam a Capão Bonito e Xiririca, parecendo que o ilustre secretario da Agricultura as abandonou completamente ao seu destino constando que iludido por falsas informações sobre a utilidade real dessas vias de comunicação essas estradas conseguidas no governo de Dr Jorge Tibiriça, graças aos infatigáveis esforços do Coronel Brasileiro, nosso perseverante chefe politico, e ao Dr. Carlos Botelho, nomes esses para sempre venerado em nosso município, não foram conservadas convenientemente pelo governo, que so por dez anos conservou a de Capão Bonito, deixou-a depis no abandono, assim como desde o começo, a de Xiririca a Batatal.
Informam-nos da capital que ali chegaram informações de pessoas do município a fim de não serem concedidos os reparos e conservas das duas estradas, sob o pretexto de que as mesmas não tem utilidade pública. É impossível acreditar-se na veracidade de tais informações, porque não se concebe que haja pessoas que se transformem nesta época de intensa civilização em instrumentos da rotina e do obscurantismo, pondo obstáculos ao progredir de sua terra.
O fechamento dessas estradas daria um golpe de morte no comercio e lavoura dos municípios de Xiririca e Capão Bonito, pois ainda hoje, não obstante a sua intransitabilidade, seu lamentável abandono, é ininterrupto o seu transito de viajantes, tropas e carregamentos, boiadas e varas de porcos, e a balsa que desta povoação os transporta para a margem fronteira, onde começa a estrada para Xiririca, não tem um momento de folga em todos os dias da semana.
Quanto a essa balsa, outro melhoramento que devemos à progressista e patriótica administração do Dr. Carlos Botelho, é urgente também governo mande reconstruí-la, pois a actual não satisfaz já os fins para que foi criada, visto as canoas que as compõem se acharem inteiramente deterioradas. É preciso saber que essa balsa tem já quatro anos de serviço activo, que tem consistido e consiste principalmente na passagem de pesadíssima de boiadas, e tropas que descem de Capão Bonito e varas de porcos que para la sobem.
Esse trânsito considerável, a criação de porcos, que, pode-se afirmar, nasceu e progride extraordinariamente no município devido as referidas estradas e balsa, desaparecerão completamente no dia em que as mesmas forem suprimidas. A criação de porcos, muito fácil neste município pela abundancia do milho que produz, e para o qual não achamos mercado fácil, é de incalculável futuro para nós, porque Capão Bonito, Itapetininga, Tatuhy, S. Roque e outras cidades de serra Acima e da Sorocabana, serão sempre fáceis em absorver o excesso de nossa produção.
Uma das mais prementes necessidades que a muito tempo experimentamos e que embalde temos feito sentir ao governo é uma linha de correio entre São Jose do Guapiára e Xiririca passando por esta localidade.
Dizemos embalde porque a verba que o governo acaba de conceder para esse serviço é tão insignificante, 250$000 por mês, quando nem o dobro seria suficiente, que naturalmente ninguém se apresentará a solicitá-lo. De S. José do Guapiara a Xiririca são três dias de viagem, até esta localidade por caminhos quase intransitáveis; ora para fazer 15 viagens mensais, são precisos no mínimo 6 estafetas; como se pode pagar todo esse pessoal por um serviço insano so com 250$000?
Chamamos a atenção do governo para o abandono em que jaz a instrucção pública nesta localidade, onde não há uma só escola provida, não obstante haver duas criadas, uma do s**o masculino e outra mixta. Antigamente havia três, mas o governo criando esta suprimiu uma do s**o feminino. A ultima professora que tivemos foi a Srª D. Maria Leocadia de Freitas, que a mais de três anos foi removida para Xiririca, ficando nós desde então sem um único professor.
Temos uma população escolar nesta povoação e arredores de mais de 120 crianças no mais vergonhoso analfabetismo, mal que é comum no município de Xiririca, onde só há professores na sede. Parece que a República é inimiga da instrucção. Na monarchia o município de Xiririca tinha 14 escolas providas; hoje só tem 5, não obstante sua população ter duplicado!

02/09/2025

Há um tempo, a comunidade da Barra do Batatal vinha pleiteando a limpeza do nosso campinho para que o espaço pudesse ser usado novamente por todos, com atividades esportivas e de lazer.
​Nós mesmos demos o pontapé inicial e começamos a limpeza, mas, por falta de maquinário adequado, não conseguimos terminar. Felizmente, com a parceria da Prefeitura Municipal da Estância Turistica de Eldorado, o trabalho de limpeza foi concluído.
​A gente sabe que ainda falta muito para deixar o nosso campinho em perfeitas condições de uso, e para isso continuaremos trabalhando...

No dia 28 de julho de 2025, demos um passo importante para o futuro do nosso bairro! Nos reunimos nas dependências da EE...
02/09/2025

No dia 28 de julho de 2025, demos um passo importante para o futuro do nosso bairro! Nos reunimos nas dependências da EE Maria Julia de França Silva para iniciar um movimento focado em melhorar nossa comunidade e a qualidade de vida de todos.
​Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença. Nosso objetivo é criar um grupo de moradores ativo e participativo, para identificar as necessidades do bairro, propor soluções e trabalhar de forma colaborativa. Juntos, somos mais fortes para buscar melhorias que beneficiem a todos.
​Este grupo está de portas abertas! Não importa sua idade, cor, religião, ou posição política. Se você tem interesse em contribuir, é morador, ex-morador, ou simplesmente simpatizante, sua experiência e suas ideias são muito bem-vindas! Aqui, a gente soma.
​Venha fazer parte! Juntos, podemos construir um bairro mais unido e vibrante.

Endereço

Barra Do Batatal
Eldorado, SP
11960-000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Grupo Teia - Barra do Batatal posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar