O IAME, tem como um dos objetivos, ajudar crianças e adolescentes do gênero masculino, que se encontram em situações de risco e abandono sem os cuidados básicos de saúde, alimentação e e educação no município de Dourados/MS. Fundada em 16 de maio de 1980, o IAME-Instituto Agrícola do Menor, tem como um dos objetivos, ajudar crianças e adolescentes do gênero masculino, que se encontram em situações
de risco e abandono sem os cuidados básicos de saúde, alimentação e educação no município de Dourados/MS. O IAME nasceu por um ideal de cidadãos de Dourados, tais como Sr. Estevão Minhos (Fazenda Nazaré) Sr. Marcos Fioravanti (Cartório do 2º Oficio) encabeçados pela Juíza do Menor, Dra. Dagma Paulino dos Reis, e colocava como objetivo abrigar meninos órfãos, carentes ou abandonados, procurando proporcionar-lhes alimentação, saúde, educação e ensino profissionalizante. Um grande grupo de pessoas da cidade também se envolveram neste projeto: profissionais da área jurídica, do comércio, profissionais liberais, entre outras que desejavam minimizar este problema social. Através de vários contatos políticos do Estado de Mato Grosso do Sul, foi concedido uma doação da área rural para a construção da sede do IAME, à margem da Rodovia Cel. Juca de Matos km 15, Distrito de Picadinha. Por muitos anos, promoções sociais (tais como churrascos, bingos...), foram realizadas em busca de recursos para a construção da sede do IAME, isso devido ao esforço pessoal de vários integrantes do município, como no caso do Sr. Estêvão Minhos e do Sr. Marcos Fioravanti. O IAME passou a ser mantido através destas promoções realizadas e de contribuições mensais dos sócios fundadores. Organizou-se a documentação da entidade, conseguindo-se a declaração de Utilidade Pública a níveis municipal e estadual. Depois de alguns anos de sua fundação, chegaram os primeiros meninos para serem abrigados pela entidade. Seis anos mais tarde, em 1986, foi sugerido pela direção do IAME que um grupo de Igrejas Evangélicas da Alemanha assumisse a administração da entidade, investindo recursos para o seu desenvolvimento, o que foi aceito pelo grupo de igrejas e aprovado pelos sócios e administradores do IAME na época, os quais se comprometeram a continuarem colaborando com a entidade. Assim, a partir de 1987 o IAME recebeu da Alemanha uma grande injeção de recursos, propiciando o melhoramento na infra-estrutura, com construções novas, aquisição de veículos, investimentos para aumento da produção agropecuária, recebimento de roupas doadas da Alemanha, e muito mais. Os recursos oriundos da Alemanha eram suficientes para toda a manutenção da instituição, deixando despreocupada toda a sociedade douradense por vários anos, ocasionando inclusive certo distanciamento dos fundadores das atividades desenvolvidas ali. Em 1994, a Administração do IAME era modificada, retornando às mãos de brasileiros e o Conselho Fiscal ainda aos cuidados dos mantenedores da Alemanha. Após anos de negociações, finalmente em 1998 as Igrejas da Alemanha decidiram pela não continuidade no envolvimento com o IAME. A partir desse momento o IAME foi entregue aos cuidados de Igrejas Batistas Fundamentalistas aqui do Brasil, intermediadas pela AMI - Associação Missionária Independente. Apesar das dificuldades por causa desse desligamento, a entidade tem conseguido minimizar suas dívidas, diminuindo os compromissos financeiros, através de promoções e retiros duas vezes por ano sendo, no mês de fevereiro o de Famílias e em outubro o de Jovens; também o apoio de diversos setores de nossa sociedade, e de uma maneira especial o do poder judiciário. Dessa forma a uma busca de mais recursos para que o IAME possa conseguir reformar os prédios e atender da melhor forma possível as crianças e adolescentes acolhidos em nossa entidade. Este sonho já é realidade há 36 anos, e neste tempo já passaram por aqui muitos meninos, destes a maioria voltam para seus lares pela reinserção familiar, alguns são adotados por outras famílias e outros ficam conosco até atingirem a maioridade quando são encaminhados para o seu primeiro emprego tendo apoio do abrigo até conseguirem se estabilizar financeiramente. Tornam-se bons cidadãos, formam-se e constituem suas famílias e alguns se tornaram cidadãos estrangeiros. A obra não é fácil, mas quando vemos estes resultados nos enchemos de orgulho por saber que fazemos parte desta história. Atualmente o IAME tem como presidente o Sr. John Bergen, casado e pai de três filhos, missionário sustentado pela Alemanha. O IAME é uma entidade filantrópica e você também pode ser um de nossos colaboradores. Diz a palavra de Deus em Atos 20:35 “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. Venha Fazer parte da nossa família, Venha ser um de nossos mantenedores.