Sindicato das Seguradoras PR/MS

Sindicato das Seguradoras PR/MS O Sindicato das Empresas de Seguros do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS)

Próximo de chegar ao seu centenário, o Sindicato das Empresas de Seguros do Paraná e de Mato Grosso do Sul (Sindseg PR/MS) é um dos mais tradicionais e representativos sindicatos regionais da categoria em todo o país. Reúne 19 das grandes e importantes seguradoras em atividade no Brasil e ao longo de sua história encampou inúmeras batalhas em nome do mercado regional, sempre estimulando a solidez

e eficiência das empresas e a consequente satisfação dos segurados. Atua fortemente na representação institucional ao promover o bom relacionamento do setor com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, tanto no Paraná, quanto em Mato Grosso do Sul. O Sindseg PR/MS faz o acompanhamento da produção legislativa e também realiza seminários em parceria com a OAB com intuito de uniformizar o entendimento sobre temas técnicos e semear a segurança jurídica. Apoia o trabalho das Polícias e dos órgãos de fiscalização no combate à criminalidade e na educação no trânsito, além de manter estreito relacionamento com o Sincor – PR e MS com a realização de atividades e eventos de capacitação. História
O Sindseg PR/MS foi fundado em julho de 1924 com o nome de Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros. Em 1928 passou a se chamar Comitê Local Paranaense de Seguros e teve como primeiro presidente Carlos Quentel. Em 1949 o Comitê tornou-se Associação das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado do Paraná, uma mudança necessária para que fosse requerida a transformação da entidade em Sindicato. A Carta Sindical foi concedida em 17 de dezembro de 1952, nascendo então, o Sindicato das Empresas de Seguros e de Capitalização no Estado do Paraná. Grandes personalidades do mercado e até ex-governadores já compuseram sua diretoria. Sediado na Rua Monsenhor Celso, no centro de Curitiba desde 1967, o Sindseg teve, em 2007, sua área de atuação ampliada também para o Estado do Mato Grosso do Sul.

18/03/2026

Presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini traça panorama 25/26 do mercado segurador nos dois estados.

Diretores do Sindseg PR/MS prestigiaram posse da diretoria do Sincor-PR Em jantar com autoridades, José Antonio de Castr...
04/03/2026

Diretores do Sindseg PR/MS prestigiaram posse da diretoria do Sincor-PR

Em jantar com autoridades, José Antonio de Castro tomou posse para presidir o Sincor-PR até 2029.

A diretoria do Sincor-PR, eleita em 22 de setembro do ano passado para a gestão 2026-2029, realizou um grande jantar de posse na noite da última quinta-feira (26/02) em Curitiba, no Restaurante Madalosso, com a presença de corretores e representantes do sindicato de várias regiões do estado, seguradores, representantes de entidades de classe e autoridades públicas.

O presidente do Sindseg PR/MS, Guilherme Bini, prestigiou o evento e dividiu a mesa de autoridades com o secretário de estado das cidades e representante do governador no evento, Guto Silva, o deputado federal Beto Richa e o deputado estadual Ney Leprevost, o presidente do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), Orlando Pessuti, e os anfitriões do evento, Wilson Pereira (ex-presidente do Sincor-PR) e José Antonio de Castro (presidente empossado), além de Ricardo Pansera (vice-Presidente da Fenacor Região Sul).

Falando em nome das seguradoras, Guilherme Bini mostrou a importância da parceria com os corretores, através das entidades representativas, deu uma dimensão em números do mercado e disse que o Sincor-PR não é apenas uma entidade de representação.

“É uma instituição que contribui ao longo do tempo, de décadas, à credibilidade, ao profissionalismo e ao protagonismo do corretor de seguros no Paraná. Uma unidade que orienta, conecta, fortalece aqueles que diariamente levam proteção. Desejo muito sucesso a vocês e vou colocar o Sindicato das Seguradoras sempre à disposição”, afirmou Bini.

O novo presidente do Sincor-PR reafirmou o propósito da entidade de fortalecer os laços com o Sindseg PR/MS e ampliar as iniciativas. “Nós sempre fomos muito unidos, a história nos conta isso. Nosso objetivo é sempre de estarmos em uma mesma caminhada. Nossa união é algo que constrói pontes, é nossa missão, e vamos seguir nessa linha. O mercado unido é uma indústria pujante, construindo para o bem”.

Veja matéria completa e mais fotos no site do Sindseg PR/MS.

CULTURA: Relembre como foi a entrevista do historiador Miguel Fernando para a TV AssembleiaPor sugestão da assessoria de...
25/02/2026

CULTURA: Relembre como foi a entrevista do historiador Miguel Fernando para a TV Assembleia

Por sugestão da assessoria de comunicação do Sindseg PR/MS, em julho de 2024 o historiador foi convidado para participar do programa Arte&Cultura e discorrer sobre o livro comemorativo do centenário do Sindicato "Legado Assegurado".

A obra narra a história do seguro no mundo, a história do Sindseg PR/MS e traça um paralelo entre o desenvolvimento socioeconômico do Paraná e a evolução do setor segurador nos últimos 100 anos.

A entrevista descontraída e bem humorada faz parte de um conjunto de ações do Sindseg PR/MS na promoção do conhecimento e da cultura seguradora.

Não perca o episódio especial de "Arte & Cultura" nesta quinta-feira, dia 25/07, às 13h na TV Assembleia e às 13h30 no YouTube! O historiador Miguel Fernando...

Sindseg PR/MS entrega dinheiro arrecadado com SOS Rio Bonito do Iguaçu ao ProvoparO presidente do Sindseg PR/MS Guilherm...
28/01/2026

Sindseg PR/MS entrega dinheiro arrecadado com SOS Rio Bonito do Iguaçu ao Provopar

O presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini e o diretor financeiro João Maria Francisco fizeram a entrega oficial dos valores arrecadados pelo sindicato para ajudar as famílias atingidas pelo tornado, que devastou 90% de Rio Bonito do Iguaçu em novembro do ano passado.

A doação foi feita à presidente do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) Patrícia de Lima na tarde desta quarta-feira (28/01) na sede da entidade em Curitiba.

De acordo com o presidente do Sindseg PR/MS parte do recurso foi arrecadado junto ao mercado segurador com a criacao do S.O.S Rio Bonito do Iguaçu, e outra parte, é doação direta do sindicato.

Bini afirmou que esteve duas vezes na cidade se voluntariando na ajuda aos desabrigados e lamentou as perdas humanas e materiais.

"Foi bem triste perceber quantas pessoas não tinham seguro e perderam tudo, outras tinham seguro do carro, mas não de sua residência ou de seu negócio".

Para o diretor finaceiro do sindicato Joao Maria Francisco "eventos como esse demonstram de forma inconteste a necessidade de assegurar o patrimonio e a vida".

A presidente do Provopar Patrícia de Lima enalteceu a iniciativa social do Sindseg PR/MS e cumprimentou a entidade polelos seus 100 anos de atividade. "Nós agradecemos essa doação, com certeza os rio-bontensses estarão recebendo com muito carinho", disse.

Ex-presidente Altevir Prado recebeu a maior honraria do Sindseg PR/MSDurante o almoço de final de ano do Sindseg PR/MS e...
29/12/2025

Ex-presidente Altevir Prado recebeu a maior honraria do Sindseg PR/MS

Durante o almoço de final de ano do Sindseg PR/MS em Curitiba, realizado no inicio do mês (08/12), o ex-presidente Altevir Prado foi agraciado com a maior honraria concedida pelo sindicato para pessoas que contribuíram decisivamente com o desenvolvimento do mercado segurador paranaense, a "Comenda Medalha Centenária Rosácea Paranista".

A medalha foi entregue pelas mãos do atual presidente Guilherme Bini como um reconhecimento da instituição, principalmente pelo conjunto de ações de promoção da cultura de seguros, capitaneado pelo ex-presidente, durantes um ano de comemorações dos 100 anos do sindicato (data oficial do centenário foi 28 de agosto de 2024).

A própria criação dessa comenda foi uma dessas ações, que ainda teve a distribuição de livro sobre seguro para os 399 municípios do Paraná, a exposição "Seguro através do Tempo" em cinco cidades polo do estado, a criação de um selo comemorativo dos Correios alusivo ao centenário, modernização da logomarca e identidade gráfica do sindicato e campanhas publicitárias nas redes sociais que tiveram média de 623 mil visualizações por mês e um total de 3,3 milhões de pessoas impactadas.

Altevir Dias do Prado explicou que, na concepção da Medalha Centenária, os homenageados precisariam cumprir dois requisitos importantes, pessoas apaixonadas pelo Paraná e pelo mercado de seguros. "Eu não sei se nos demais requisitos estou a altura de receber tamanha comenda, mas no que se refere a paixão pelo Paraná, isto sim. Eu tenho uma paixão enorme por este estado, sou paranaense da cidade de Cascavel. Eu acho que todos nós temos que sentir orgulho por essa terra, pela pujança, pelo desenvolvimento, pelo exemplo que somos, um povo ordeiro e organizado. Um povo que prima pelo desenvolvimento. Temos o orgulho de ter, seguramente, a melhor capital do Brasil, extremamente organizada e que agora se coloca na vanguarda do mercado com a aprovação da lei que instituiu a Semana do Seguro", disse Prado

Ele afirmou que se sentiu lisonjeado e até envaidecido com a escolha de seu nome.

O Sindseg PR/MS encerrou ontem suas atividades em 2025 e estará em recesso no período de 23/12 a 04/01, com retorno das ...
24/12/2025

O Sindseg PR/MS encerrou ontem suas atividades em 2025 e estará em recesso no período de 23/12 a 04/01, com retorno das atividades no dia 05/01.

Relembre como foi o almoco de encerramento do ano realizado no Hotel Bourbon no início do mês (08/12).

*Almoço de final de ano teve homenagem a ex-presidente do Sindseg PR/MS e ao atual presidente do Sincor-PR*

O tradicional almoço de final de ano do Sindseg PR/MS em Curitiba, em 2025, foi realizado em parceria com o Sincor-PR reunindo a diretoria dos dois sindicatos, além de representantes de entidades parceiras, dos presidentes de seguradoras paranaenses Ricardo Iglesias (Centauro) e Roque de Holanda (Junto), de membros da OAB/PR e de corretores. Altevir Prado e Wilson Pereira foram homenageados.

O presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini classificou o ano de 2025 como desafiador e disse que os próximos também serão de grandes transformações. Destacou que o mercado já movimenta mais de R$ 200 bilhões em arrecadação por ano, segue crescendo e aumentando também o volume de indenizações "fazendo parte de um grande instrumento de proteção social".

Para o presidente, a rapidez da resposta das seguradoras às catástrofes climáticas recentes evidencia não só o papel social de extrema relevância dos seguros, mas também o processo de modernização das seguradoras.

"O tornado em Rio Bonito do Iguaçu aconteceu no final de semana, na segunda-feira já tinham famílias e empresas recebendo as indenizações. As seguradoras estão tirando todo um processo de burocracia, mais ainda diante dessas catástrofes em que o evento danoso já é amplamente conhecido, basta fazer a regulação, verificar se aquele imóvel está realmente danificado e seguir com a indenização", disse.

Ele lembrou que nesses episódios o seguro também tem mostrado sua importância movimentando a economia local com toda uma cadeia de prestadores para fornecimento de peças, recolocação de vidros  e toda a mão de obra envolvida na reconstrução.

Na sequência o presidente do Sincor-PR Wilson Pereira, que termina seu mandato agora no final deste ano, fez seu pronunciamento destacando a importância da união das seguradoras e corretores para o crescimento do mercado.

Sindseg PR/MS promove evento comemorativo de final de ano em Campo GrandeFonte: site do Sindseg-PR/MS, 4 de dezembro de ...
10/12/2025

Sindseg PR/MS promove evento comemorativo de final de ano em Campo Grande

Fonte: site do Sindseg-PR/MS, 4 de dezembro de 2025

O presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini fez questão de realizar uma confraternização de final de ano no Mato Grosso do Sul, com um coquetel realizado na quarta-feira (03/12), no restaurante Terra das Águas em Campo Grande.

O evento contou com a presença do diretor executivo Ramiro Dias, dos representantes do sindicato no estado, diretores e gerentes regionais das seguradoras associadas, da diretoria do Sincor-MS e do coronel da Polícia Militar Élcio Almeida.

Bini ressaltou que, apesar da sede do sindicato estar em Curitiba, o trabalho representativo da instituição no Mato Grosso do Sul segue forte com atuação consistente dos delegados Alcione Azevedo Errubidart (Tokio Marine), Erivelton Barbosa (Porto Seguro) e Ana Leticia Silva (Zurich), a quem, agradeceu profundamente pelo esforço e dedicação em nome de toda diretoria.

Também foi entregue uma placa de reconhecimento ao presidente do Sincor-MS Fernando Faracco, que encerra o mandato agora no fim do ano, mas deixou importante legado de diálogo e construção aproximando as pautas das seguradoras e dos corretores e focando no aprimoramento conjunto do setor.

Bini lembrou que em 2025 o Sindseg PR/MS estabeleceu parceria importante com o Sincor-MS, apoiando eventos que reuniram centenas de corretores com treinamentos importantes sobre a “lei do seguro” (Lei 15.040/2024), compliance, estratégias de comercialização e outros assuntos, cumprindo uma das missões do sindicato que é estimular o desenvolvimento do mercado.

05/12/2025

Na última passagem do presiderande da FenSeg, Ney Dias, pelo Paraná uma valiosíssima lição sobre a importância do seguro de vida e sobre a responsabilidade que os corretores têm de oferecer esse produto aos seus clientes.

Essa fala ocorreu na quinta-feira (16/11/2025), no Palácio Avenida, durante evento em que ocorreu a sanção da Lei instituindo a Semana do Seguro em Curitiba.


Diretor do Sindseg PR/MS é homenageado pela Assembleia Legislativa do ParanáRamiro Dias, diretor executivo do Sindseg PR...
04/12/2025

Diretor do Sindseg PR/MS é homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná

Ramiro Dias, diretor executivo do Sindseg PR/MS, foi um dos agraciados com o Prêmio Destaque Condominial 2025, que em sua segunda edição, homenageou 31 trabalhadores e entidades que se destacam na gestão, manutenção e desenvolvimento de condomínios no Paraná.
Assessoria de Imprens

O “Prêmio Destaque Condominial 2025” foi entregue no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, na última quinta-feira (27/11), durante uma cerimônia proposta pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) com a presença dos 31 trabalhadores e representantes de empresas homenageadas, entre os quais, o diretor executivo do Sindseg PR/MS Ramiro Dias.

O presidente do Sindseg PR/MS Guilherme Bini prestigiou a cerimônia, que teve a execução do hino nacional, discurso do deputado proponente, do idealizador da premiação, o corretor de seguros Heros Holub Sandano, e de alguns dos homenageados.

O deputado explicou que os condomínios vem ganhando cada vez mais relevância na medida em que aumenta o número de pessoas que vivem dessa forma. Segundo ele, o objetivo da premiação é reconhecer o árduo trabalho dos profissionais que fazem a gestão desses condomínios, os síndicos, bem como das pessoas que atuam em áreas correlatas, como é o caso do mercado segurador.

“Nós vimos agora um grande incêndio em Hong Kong (China) com a morte de muitas pessoas, uma coisa fora de todos os padrões. Então a gente vê a importância das seguradoras, dos seguros, dos profissionais que fazem esse trabalho”, afirmou o parlamentar.

Ao todo, 13,2% da população do Paraná reside em apartamentos, segundo o Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado pela Agência de Notícias (AEN). O número é quase o dobro do registrado no levantamento anterior, de 2010, quando representava 7,1% da população paranaense. A pesquisa mostra ainda que as cidades com maior concentração de moradores em condomínios são Curitiba (33,6%), Londrina (29,6%), Maringá (29,1%), São José dos Pinhais (23%) e Cascavel (21,4%).

Fenômenos climáticos e baixa cobertura seguradora dominam debates em evento que instituiu Semana do Seguro em CuritibaAo...
28/11/2025

Fenômenos climáticos e baixa cobertura seguradora dominam debates em evento que instituiu Semana do Seguro em Curitiba

Ao assinar a sanção da lei que instituiu a Semana do Seguro, prefeito Eduardo Pimentel afirmou que será necessário esforço conjunto com o setor privado para "que as pessoas se conscientizem que o seguro é fundamental".

O prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel sancionou na última quarta-feira (26/11) a lei que institui no calendário oficial a Semana do Seguro, a ser realizada anualmente na terceira semana de junho.

A entrada em vigor desta lei (26/11) ocorre no mesmo mês em que um tornado destruiu 90% das construções de Rio Bonito do Iguaçu, cidade localizado na região central do Paraná, e na mesma semana em que uma chuva de granizo provocou muitos prejuízos em residências e automóveis em Ponta Grossa - município a apenas 100 km da capital.

A Lei 16.618 estabelece que a prefeitura firme parcerias com entidades representativas do setor, universidades, organizações não governamentais para ampliar a conscientização sobre a importância do seguro como ferramenta de proteção financeira e social.

Entre os cinco objetivos da lei, também está previsto a promoção de palestras, workshops, seminários e outras atividades educativas que abordem temas como prevenção de riscos, seguridade social, seguros patrimoniais e empresariais.

A assinatura simbólica sancionando a lei foi feita pelo prefeito em um Encontro de Autoridades com representantes do mercado segurador, organizado pelo Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS) e pelo Sindicato dos Corretores (Sincor-PR), no Palácio Avenida, com apoio da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e de patrocinadores.

A recorrência dos fenômenos climáticos aliada à baixa cobertura securitária foi uma preocupação que permeou quase todos os discursos e debates do evento.

Ao assinar a lei, o prefeito Eduardo Pimentel destacou que a prefeitura vai dar todo o apoio para que seja "uma grande semana de conscientização e de demonstração para que as pessoas realmente se conscientizem que fazer seguro é fundamental".

Semana do Seguro em Curitiba deverá ser sancionada hojeO Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS) e o Sindicato dos Cor...
26/11/2025

Semana do Seguro em Curitiba deverá ser sancionada hoje

O Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS) e o Sindicato dos Corretores (Sincor-PR) estão reunindo representantes do Mercado Segurador para o “Encontro de Autoridades sobre a institucionalização da Semana do Seguro em Curitiba”.

O evento será nesta quarta-feira (26/11), às 17h30, no auditório do Palácio Avenida (Rua Luiz Xavier, 11 – Centro).

Um momento de grande importância para o setor e para a sociedade especialmente em tempos em que as catástrofes climáticas estão cada vez mais recorrentes.

Uma semana no calendário oficial (terceira semana de junho) dedicada ao tema tem o potencial de impulsionar a divulgação das diversas modalidades de seguro na capital paranaense e possivelmente aumentar o percentual de cobertura do patrimônio de famílias e empresas. Estima-se, por exemplo, que apenas 17% das residências e 30% da frota automotiva estejam seguradas.

O evento hoje será um marco inicial da união entre representantes do setor segurador e autoridades públicas municipais para discutir a necessidade da cobertura seguradora como ferramenta de proteção social.

O prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel confirmou presença na abertura, às 18h30, e a expectativa é que ocorra a sanção da lei que institui oficialmente a Semana do Seguro.

O projeto de lei já foi aprovada na Câmara Municipal, em primeira e segunda votações, no dias 17 e 18 deste mês.

Antes da solenidade, os convidados serão recepcionados com um coquetel.

O local possui capacidade para 170 participantes e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla: http://bit.ly/4pjScbB

Chave Pix para doações às vítimas dos tornados:CNPJ: 76.708.841/0001-10
19/11/2025

Chave Pix para doações às vítimas dos tornados:

CNPJ: 76.708.841/0001-10

Endereço

Rua Monsenhor Celso, 225
Curitiba, PR
80010-150

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 17:30
Terça-feira 08:30 - 17:30
Quarta-feira 08:30 - 17:30
Quinta-feira 08:30 - 17:30
Sexta-feira 08:30 - 17:30

Telefone

+554132241271

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sindicato das Seguradoras PR/MS posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar