06/12/2025
Repost
🔴ANCESTRALIDADE VIVA - Na tarde deste domingo, 30 de novembro, o Ginásio Poliesportivo de Caeté recebeu o evento “Ancestralidade Viva: Celebre nossas raízes!”, uma grande celebração cultural promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Encerrando o mês da Consciência Negra, a programação destacou a força, a beleza, a história e a resistência da cultura afro-brasileira.
O Caeté Notícias esteve presente e acompanhou cada momento desse encontro marcado por música, dança, tradição e muita energia. O evento, totalmente gratuito, reuniu famílias, crianças, jovens e diversos grupos culturais da cidade e da região, promovendo convivência, fortalecimento de vínculos e valorização da identidade negra.
A programação começou às 13h, com apresentações do Carnacatu e Batukê – Renovando, abrindo o evento com ritmo e ancestralidade. Em seguida, às 14h, o público assistiu ao Congado Santo Antônio, resgatando tradições e homenageando a história de fé e resistência afro-brasileira.
Um dos momentos mais aguardados do dia aconteceu às 14h30, com o Desfile da Cultura e Beleza Negra, que emocionou quem acompanhou a apresentação. O desfile exaltou a estética, a representatividade e o orgulho da cultura negra, reunindo participantes que desfilaram com força, presença e autenticidade.
A tarde seguiu vibrante com o grupo Cais da Bahia, às 15h30, trazendo referências da cultura baiana, seguido da apresentação Resenha do Samba, às 16h, que colocou ritmo e alegria no Poliesportivo.
O encerramento acontece às 18h, finalizando um dia de celebração, respeito e valorização da história que atravessa gerações.
📸