Sinaeg Sindicato Nacional dos Servidores dos Cargos Específicos do Poder Executivo Federal - SINAEG

O debate sobre terras raras entrou definitivamente na agenda estratégica do país. Em meio à disputa geopolítica entre Es...
19/05/2026

O debate sobre terras raras entrou definitivamente na agenda estratégica do país. Em meio à disputa geopolítica entre Estados Unidos e China, o governo federal passou a defender o desenvolvimento da cadeia mineral brasileira como eixo de reindustrialização, soberania tecnológica e desenvolvimento nacional.

A discussão, porém, não pode ser tratada apenas como corrida mineral. Explorar terras raras exige planejamento estatal, inteligência técnica, infraestrutura científica e forte capacidade de regulação pública.

O SINAEG alerta há anos sobre a importância estratégica das carreiras técnicas do Estado diante de temas como mineração crítica, transição energética, infraestrutura e desenvolvimento regional.

Apesar disso, os concursos do CNU 1 e 2 não ofertaram uma única vaga para geólogos da ERCE — justamente uma das categorias mais ligadas ao estudo e avaliação técnica de reservas minerais estratégicas.

Falar em exploração de terras raras sem considerar impactos ambientais, territoriais e econômicos é ignorar a complexidade do setor. Projetos desse porte exigem estudos multidisciplinares, análise geológica, modelagem econômica e planejamento de longo prazo.

A ERCE reúne profissionais diretamente ligados a esse desafio: geólogos, engenheiros, economistas, arquitetos e estatísticos que atuam em planejamento, infraestrutura, orçamento, licenciamento e formulação de políticas públicas estratégicas.

“Não há projeto nacional de desenvolvimento sem valorização do corpo técnico do Estado”, destacou Flauzino Antunes, presidente do SINAEG.

O SINAEG cobra a estruturação definitiva da ERCE como plano de carreira pleno, com valorização salarial e novos concursos públicos. Desenvolvimento econômico também é ERCE. Filie-se ao SINAEG.




O SINAEG segue fortalecendo a luta pela valorização das carreiras técnicas do Poder Executivo Federal, representadas pel...
14/05/2026

O SINAEG segue fortalecendo a luta pela valorização das carreiras técnicas do Poder Executivo Federal, representadas pelos servidores da ERCE — arquitetos, economistas, engenheiros, estatísticos e geólogos regidos pela Lei 12.277/2010.

Presentes em dezenas de órgãos da Administração Pública Federal, os profissionais da ERCE atuam diretamente em planejamento governamental, infraestrutura, orçamento, fiscalização, estudos econômicos, desenvolvimento regional, geociências e formulação de políticas públicas estratégicas para o país.

Mesmo exercendo funções essenciais ao funcionamento do Estado e ao desenvolvimento nacional, a categoria ainda enfrenta distorções estruturais, como ausência de carreira plena, dificuldades de transversalidade e defasagem remuneratória frente a carreiras similares.

O SINAEG defende a construção de um plano de carreira estruturado, compatível com as atribuições técnicas, responsabilidades institucionais e exigências de formação profissional dos cargos específicos do Executivo Federal.

A valorização das carreiras técnicas também significa fortalecer a capacidade do Estado brasileiro de planejar, investir e executar políticas públicas com eficiência, continuidade e soberania.

“O reconhecimento da ERCE é parte da defesa do serviço público e do desenvolvimento nacional. Não há Estado forte sem corpo técnico valorizado”, destaca a direção do Sindicato.

O SINAEG seguirá atuando com independência, mobilização e articulação política pela valorização dos servidores da ERCE e pelo fortalecimento das carreiras técnicas do Executivo Federal.



O SINAEG voltou ao gabinete da senadora Leila Barros (PDT-DF) para realizar o balanço da reunião mantida com a Secretari...
12/05/2026

O SINAEG voltou ao gabinete da senadora Leila Barros (PDT-DF) para realizar o balanço da reunião mantida com a Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI, agenda construída com apoio e mediação do mandato da parlamentar.

A conversa ocorreu em 08/05 com a chefe de gabinete Ricarda Lima e o assistente legislativo Renato Brown, responsáveis pelo acompanhamento da interlocução institucional entre o Sindicato e o governo federal.

Durante o encontro, a direção do SINAEG apresentou avaliação política e técnica da reunião realizada com a SGP/MGI, destacando o reconhecimento, por parte do governo, da necessidade de discutir a reestruturação da ERCE e sua transversalidade.

Também foram relatadas preocupações quanto à demora na implementação dos encaminhamentos pactuados naquela reunião, especialmente no que se refere ao início efetivo dos trabalhos técnicos no âmbito da Diretoria de Carreiras Transversais (DICAT).

A equipe da senadora Leila Barros afirmou que seguirá cobrando firmemente o MGI para que os compromissos firmados na reunião — construída com mediação direta do gabinete parlamentar — sejam efetivamente cumpridos, incluindo a elaboração ainda neste semestre da proposta de plano de carreira da ERCE

O Sindicato reforçou que a categoria seguirá mobilizada para garantir que os compromissos assumidos avancem concretamente e não permaneçam apenas no plano das sinalizações políticas.

A direção do SINAEG agradeceu o empenho da equipe da senadora Leila Barros na construção da agenda institucional e no apoio à abertura do canal de negociação junto ao MGI.

Aproveitando a oportunidade, o Sindicato presenteou Ricarda e Renato com a caneca comemorativa dos 15 anos da ERCE, material distribuído aos filiados e filiadas ao longo de 2025 em celebração à trajetória da categoria.

“A interlocução política é fundamental, mas a categoria precisa ver os encaminhamentos saindo do papel. Seguiremos acompanhando e pressionando pelo avanço efetivo das negociações”, destacou o presidente do SINAEG, Flauzino Antunes.

O SINAEG continuará atuando com independência, mobilização e estratégia política para fortalecer a luta pela carreira plena, transversalidade e valorização da ERCE.

Neste Dia das Mães, o SINAEG homenageia todas as mães da ERCE e do serviço público brasileiro, que conciliam dedicação p...
10/05/2026

Neste Dia das Mães, o SINAEG homenageia todas as mães da ERCE e do serviço público brasileiro, que conciliam dedicação profissional, cuidado familiar e compromisso com a sociedade.

São arquitetas, economistas, engenheiras, estatísticas e geólogas que ajudam diariamente a construir políticas públicas, infraestrutura, planejamento e desenvolvimento para o país, sem abrir mão da tarefa igualmente essencial de cuidar, educar e sustentar suas famílias.

A maternidade no serviço público ainda convive com desafios estruturais, sobrecarga e desigualdades que exigem reconhecimento, valorização e políticas efetivas de proteção às mulheres trabalhadoras.

O SINAEG reafirma seu respeito e admiração às mães que fortalecem o Estado brasileiro com competência técnica, responsabilidade e sensibilidade social.

“Mães da ERCE ajudam a desenvolver o país dentro e fora do serviço público. Sua dedicação merece reconhecimento todos os dias”, destaca a direção do Sindicato.

🌷 Feliz Dia das Mães!
✊ Nosso respeito, carinho e solidariedade a todas as mães da categoria.

O SINAEG participou, em 07/05, das atividades da Semana do Trabalhador promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (...
08/05/2026

O SINAEG participou, em 07/05, das atividades da Semana do Trabalhador promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, fortalecendo a presença da ERCE nos espaços de mobilização sindical e diálogo com os trabalhadores.

A participação ocorreu na barraca da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), central sindical à qual o SINAEG é filiado, em uma programação que reuniu entidades representativas, movimentos sindicais e trabalhadores ao longo da semana entre os dias 04 e 08 de maio, na Esplanada dos Ministérios.

Durante a atividade, o Sindicato realizou distribuição de materiais informativos sobre a ERCE, apresentou sua atuação institucional e dialogou com servidores e participantes sobre os desafios enfrentados pelas carreiras técnicas do serviço público federal.

Também foram entregues canecas comemorativas dos 15 anos da ERCE, reforçando a identidade da categoria e destacando a trajetória dos arquitetos, economistas, engenheiros, estatísticos e geólogos regidos pela Lei 12.277/2010.

A estrutura montada pelo SINAEG contou com bandeiras, materiais visuais e espaço de recepção ao público, ampliando a visibilidade da entidade e fortalecendo a campanha de filiação e organização da base.

Ao longo da atividade, o Sindicato apresentou pautas como a luta pela carreira plena da ERCE, o reconhecimento da transversalidade e a valorização das atribuições técnicas exercidas em dezenas de órgãos da Administração Pública Federal.

A presença do SINAEG na Semana do Trabalhador também reforçou a importância da articulação com o movimento sindical mais amplo e da unidade em defesa do serviço público, do desenvolvimento nacional e dos direitos dos trabalhadores.

“Valorizar a ERCE é também fortalecer a capacidade técnica do Estado brasileiro. Nossa categoria atua diretamente nas políticas públicas e no desenvolvimento do país”, destacou o presidente do Sindicato, Flauzino Antunes, também presidente da CTB no Distrito Federal.

O SINAEG seguirá ampliando sua presença nos espaços de mobilização e diálogo social, fortalecendo a organização coletiva da categoria e a luta por reconhecimento institucional e valorização profissional.

A ERCE está presente em todo o Estado brasileiro.Somos arquitetos, economistas, engenheiros, estatísticos e geólogos que...
06/05/2026

A ERCE está presente em todo o Estado brasileiro.

Somos arquitetos, economistas, engenheiros, estatísticos e geólogos que atuam diretamente em políticas públicas, infraestrutura, planejamento governamental, desenvolvimento regional, orçamento, fiscalização, convênios, investimentos públicos e projetos estruturantes.

Mesmo presentes em dezenas de órgãos federais, ainda enfrentamos distorções históricas: ausência de carreira plena, falta de reconhecimento da transversalidade da ERCE, invasão de competências e remuneração incompatível com as responsabilidades e atribuições exercidas.

O SINAEG atua na defesa da categoria regida pela Lei 12.277/2010, fortalecendo a organização coletiva, a representação institucional e a luta por valorização profissional.

Defendemos:
✔ carreira plena para a ERCE;
✔ reconhecimento da transversalidade;
✔ valorização salarial;
✔ respeito às atribuições profissionais;
✔ fortalecimento da capacidade técnica do Estado brasileiro.

Nossa luta não é apenas corporativa. É também pela continuidade e qualidade das políticas públicas que impactam diretamente a vida da população.

📌 Filie-se ao SINAEG.
📌 Fortaleça a organização da categoria.
📌 Participe das assembleias e mobilizações.

✊ Juntos somos mais fortes.

O SINAEG esteve reunido nesta terça-feira (28) com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI, em encontro mediado p...
29/04/2026

O SINAEG esteve reunido nesta terça-feira (28) com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI, em encontro mediado pelo gabinete da senadora Leila Barros (a Leila do Vôlei, PDT-DF), para tratar da pauta da carreira da ERCE.

Diante da pressão do Sindicato, o secretário nacional José Celso Pereira Cardoso reconheceu que a ERCE entra na agenda de reestruturação das carreiras do Executivo. Os trabalhos serão conduzidos pela Diretoria de Carreiras Transversais (DICAT), com início já em maio.

O SINAEG foi direto: cobrou prazo, definição de modelo e respostas objetivas para a categoria. Também colocou no centro do debate a necessidade de um plano de carreira estruturado, com perspectiva real de valorização e transversalidade.

Como encaminhamento acordado, foi indicada um dos gestores da SGP interlocutora institucional até a DICAT assumir os trabalhos técnicos. O Governo prevê ter a proposta aprovada ainda em 2026, enviá-la à Casa Civil neste semestre e ter sua aprovação pelo Congresso Nacional logo após as eleições.

⚠️ O Governo deixou claro que, neste momento, não pretende discutir tabela salarial — ponto que seguirá sendo objeto de pressão da categoria.

A equiparação com carreiras similares foi reconhecida como tema relevante, mas empurrada para etapas posteriores, o que exige atenção e mobilização permanente.

O SINAEG também irá apresentar sua própria minuta de plano de carreira, reforçando que a categoria não será espectadora, mas protagonista do processo.

🤝 A reunião só aconteceu graças à articulação política no Congresso e à mobilização da categoria. O Sindicato ainda conta com o suporte do gabinete da senadora Leila do Vôlei para seguir com as negociações quando do envio da minuta do projeto de lei para a Casa Civil e em seguida para a votação na Câmara e Senado.

📢 A luta continua. Sem pressão, não há avanço. O SINAEG seguirá firme pela construção de uma carreira forte, valorizada e compatível com as atribuições da ERCE.







O SINAEG intensificou o diálogo com a base ao realizar reuniões com servidores da ERCE por órgãos. Em uma primeira leva,...
24/04/2026

O SINAEG intensificou o diálogo com a base ao realizar reuniões com servidores da ERCE por órgãos. Em uma primeira leva, no dia 09/04, com os colegas da Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MGI) e, em 16/04, com os das superintendências de desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco), autarquias vinculadas ao MIDR.

Os bate-papos nesses órgãos federais de infraestrutura governamental regional, projetos estruturantes e promoção ao desenvolvimento territorial foram conduzidos pelo presidente do SINAEG Flauzino Antunes e pelo nosso secretário-geral Roberto Carvalho. Foram espaços de escuta direta, troca de informações e alinhamento político com os servidores em exercício nessas unidades.

Durante as reuniões, foram apresentados o histórico de fundação do SINAEG, sua atuação institucional e os avanços recentes na organização da categoria, destacando seu papel na defesa dos servidores regidos pela Lei 12.277/2010.

A pauta da carreira esteve no centro dos debates, com ênfase na luta pela conversão da ERCE em plano de carreira pleno e na construção de uma tabela remuneratória compatível com as formações, atribuições e responsabilidades dos cargos.

Também foram discutidas as perspectivas das negociações com o MGI, incluindo a recente abertura de agenda institucional para o dia 28/04 e a necessidade de mobilização da base para sustentar avanços concretos no processo.

Outro ponto abordado foi a filiação, com incentivo à adesão dos servidores como elemento central para fortalecer a representação da categoria e ampliar a capacidade de incidência política do SINAEG.

As reuniões evidenciaram a diversidade e capilaridade da ERCE, presente em múltiplos órgãos e com atuação direta em políticas públicas, infraestrutura e desenvolvimento regional, ainda que sem reconhecimento formal como carreira transversal.

O SINAEG segue ampliando o diálogo com os servidores em todo o país, convocando a categoria à filiação e à participação ativa na luta por valorização, carreira plena e reconhecimento institucional. “A organização coletiva é o que nos permite transformar pauta em conquista”, destacou Flauzino Antunes.

O SINAEG intensificou sua atuação política e, no dia 14/04, esteve no gabinete da senadora Leila Barros (PDT/DF) para co...
21/04/2026

O SINAEG intensificou sua atuação política e, no dia 14/04, esteve no gabinete da senadora Leila Barros (PDT/DF) para cobrar avanço nas pautas da categoria e a abertura de negociação com o MGI.

A reunião contou com a chefe de gabinete Ricarda Lima, o assessor legislativo Renato Brown, o vice-presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ubiraci Dantas, e o presidente da CTB-DF e do SINAEG, Flauzino Antunes.

Foram debatidas demandas da CTB e das entidades filiadas, entre elas o SINAEG, com ênfase na necessidade de destravar a agenda do serviço público federal e garantir tratamento efetivo às pautas estruturantes das carreiras.

O SINAEG foi direto ao ponto: cobrou a abertura imediata de agenda com o MGI para tratar da conversão da ERCE em plano de carreira pleno e do reconhecimento de sua transversalidade — condição já existente na prática, mas ainda negada formalmente.

A pressão política produziu resultado concreto. A partir da reunião, foi estabelecido contato direto com o MGI e confirmada agenda para o dia 28/04, às 9h30, criando uma janela real de negociação.

O movimento reforça que avanços não ocorrem por inércia. Exigem articulação, presença institucional e capacidade de incidência nos espaços de decisão.

“Não há avanço sem pressão organizada. A ERCE cumpre papel estratégico no Estado e precisa ser reconhecida como tal, com carreira estruturada e valorização compatível”, afirmou Flauzino Antunes.

O SINAEG seguirá atuando com independência e combatividade responsável, ampliando a mobilização da categoria e avançando na luta por reconhecimento institucional, carreira plena e valorização dos servidores da ERCE.





df

O SINAEG reuniu-se em 17 de março com o deputado federal Pedro Campos (PSB/PE), em mais um avanço na agenda instituciona...
23/03/2026

O SINAEG reuniu-se em 17 de março com o deputado federal Pedro Campos (PSB/PE), em mais um avanço na agenda institucional da ERCE. O encontro consolidou a apresentação da pauta e abriu diálogo com a base governista sobre a consolidação da carreira da ERCE.

Pelo sindicato, participaram Flauzino Antunes Neto, presidente; Roberto Carvalho, secretário-geral; Lorena Ribeiro, diretora jurídica; e Almir Cezar Baptista, diretor de comunicação. O grupo apresentou diagnóstico técnico da ERCE, destacando a fragmentação atual, a ausência de carreira estruturada e os impactos sobre a retenção de quadros no Executivo Federal.

A ERCE reúne arquitetos, economistas, engenheiros, estatísticos e geólogos que atuam de forma transversal em áreas como planejamento, orçamento, projetos, infraestrutura governamental e investimento público. Esses servidores estruturam políticas públicas essenciais ao funcionamento do Estado.

Na reunião, o SINAEG defendeu reconhecimento institucional compatível com a complexidade e capilaridade dessas funções. A consolidação da carreira da ERCE foi apresentada como medida para fortalecer a capacidade técnica do Estado e aprimorar a governança pública.

O deputado Pedro Campos demonstrou alinhamento com a pauta, destacou sua vinculação com o serviço público e o desenvolvimento econômico e colocou-se à disposição para contribuir com o avanço da agenda.

O encontro também reforçou a necessidade de aprofundar o diálogo com o MGI, responsável pela modelagem das carreiras e pela condução das políticas de pessoal no Executivo Federal. O parlamentar sinalizou apoio à instalação de mesa de negociação da ERCE, à valorização remuneratória, à realização de concursos e à estruturação da carreira como plano pleno, com reconhecimento da transversalidade entre órgãos.

“A consolidação da carreira da ERCE é parte de uma agenda mais ampla de fortalecimento da capacidade técnica do Estado e de qualificação das políticas públicas”, afirmou Flauzino Antunes Neto.

A diretoria do SINAEG conclama os filiados a participarem desse processo, fortalecendo a construção coletiva de uma carreira estruturada, transversal e estratégica para o país.

O presidente do SINAEG, Flauzino Antunes Neto, reuniu-se em 12 de março com a senadora Leila Barros (PDT/DF), em Brasíli...
19/03/2026

O presidente do SINAEG, Flauzino Antunes Neto, reuniu-se em 12 de março com a senadora Leila Barros (PDT/DF), em Brasília, em mais um avanço na agenda institucional da ERCE no âmbito do Estado. O encontro consolidou o alinhamento de pautas e abriu diálogo sobre a valorização e consolidação da carreira da ERCE no Executivo Federal.

A ERCE reúne profissionais técnicos — arquitetos, economistas, engenheiros, estatísticos e geólogos — que atuam de forma transversal em áreas estratégicas como planejamento, orçamento, projetos, infraestrutura governamental e investimento público. Esses servidores estruturam e executam políticas públicas essenciais ao funcionamento do Estado.

Na reunião, foram discutidos os desafios relacionados à ausência de um modelo de carreira estruturado e reconhecido institucionalmente para a ERCE. O SINAEG destacou a necessidade de reconhecimento compatível com a complexidade e capilaridade dessas funções no Executivo Federal.

Também foi ressaltada a transversalidade da ERCE, cuja atuação entre órgãos exige um modelo de carreira que assegure coesão, mobilidade e racionalidade administrativa.

A senadora Leila Barros demonstrou sensibilidade ao tema e colocou-se à disposição para contribuir institucionalmente com o avanço da agenda, destacando a importância da valorização do serviço público e das carreiras técnicas de Estado.

O encontro reforçou a necessidade de aprofundamento do diálogo institucional com o MGI no tratamento da pauta, responsável pela modelagem das carreiras e condução das políticas de pessoal no Executivo.

Como próximos passos, o SINAEG dará continuidade à agenda institucional, ampliando interlocuções e aprofundando o debate técnico para consolidar uma proposta de carreira da ERCE no Executivo Federal.

“A consolidação da carreira da ERCE não se trata de demanda corporativa isolada, mas de elemento central para o fortalecimento da capacidade técnica do Estado e a qualificação das políticas públicas”, afirmou Flauzino Antunes Neto.

A diretoria do SINAEG conclama os filiados a participarem desse processo, fortalecendo a construção coletiva de uma carreira estruturada, transversal e estratégica para o país.

Endereço

Brasília, DF
71.200-030

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sinaeg posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar