09/06/2026
【Relacionamentos são um espelho que reflete a dor dentro de você】
Temos conexões e relacionamentos com uma infinidade de pessoas, incluindo nossos pais, cônjuges, filhos, amigos, colegas de trabalho e muitos outros. É nos relacionamentos que a totalidade das nossas emoções vem à tona, sejam elas positivas ou negativas, agradáveis ou desagradáveis.
Elas servem de reflexão e nos ajudam a tomar consciência de nós mesmos.
Sempre pensamos que a dor que sentimos em nossos relacionamentos se deve à outra pessoa, principalmente quando nos sentimos julgados. As dores e cobranças que você carrega te influenciam e criam suas experiências. Se você observar um padrão em sua vida, provavelmente é uma cobrança que surge repetidamente. Não tem nada a ver com a outra pessoa. Quer você goste ou não, seu passado define seus sucessos e fracassos, especialmente em seus relacionamentos.
Sri Bhagavan diz: “A vida é uma busca para conhecer a si mesmo”.
As emoções que escolhemos ignorar, suprimir ou não reconhecer ainda são dominantes dentro de nós e tendem a vir à tona em nossos relacionamentos. É por isso que os relacionamentos podem ser ferramentas ef**azes para nos conhecermos. Para se conhecer, você precisa de um espelho – e os relacionamentos são o espelho. Cada relacionamento que você tem com outro ser humano reflete aspectos seus. Ou reflete você exatamente como você é, ou reflete aspectos para os quais você tem uma carga negativa, ou seja, aspectos que você não gosta em si mesmo.
Quando você está brigando com um ente querido – um cônjuge, um filho, um pai, um amigo ou um parceiro de negócios – contra o que você está realmente lutando é a sua sombra. Você projetou isso naquela pessoa. Você já notou alguém dizendo sobre um amigo ou colega de trabalho: “Eu o odeio quando ele faz isso” ou “Odeio quando ele se comporta dessa maneira”? O que odiamos é um lado sombrio e inconsciente de nosso eu, nossas feridas internas reprimidas que agora estão sendo ativadas. Sempre que nossos botões são pressionados, uma parte sombria de nosso eu é estimulada. Alguém próximo de nós está nos espelhando e geralmente não queremos ver isso.
Sri Bhagavan diz: "Quando você confronta sua feiúra e se aceita, o conflito dentro de você cessa. Quando o conflito termina, há energia. Onde há energia, há felicidade."
Quanto mais você tentar evitar a dor, mais ela irá consumi-lo e continuar a assombrá-lo. Ficamos preocupados com outros pensamentos. Se você puder prestar atenção à mágoa e à dor, ouvi-la e vivenciá-la, então ela irá embora. Por exemplo, quando estiver triste, permita-se tomar consciência do sentimento. Aceite isso e permita-se experimentar essa tristeza. Até que você reconheça e reconheça sua tristeza, ela não se moverá e se transformará. Uma verdadeira cessação duradoura do conflito é um trabalho interno que cada um de nós deve fazer continuamente por si mesmo.
*Este é um trecho de "O amor começa com a aceitação de si mesmo" (Os Ensinamentos de Sri Bhagavan)
e-book: http://geni.us/kw7lg
Brochura: http://geni.us/UUFxwW