Histórico da Caminhada Rumo ao Fórum. Nossa construção de Mobilização do Fórum Mundial de Direitos Humanos iniciou X Conferência Estadual de Saúde (29 de outubro
de 2013) no Seminário Pio X com a culminância do Ato de Adesão ao Fórum, onde as entidades representativas dos municípios do Estado do Pará manifestaram interesse em participar do processo de construção, sendo inclusive bem representativa
regionalmente. Desde então, estamos há mais de 2 meses nesta mobilização e conseguimos organizar a delegação paraense rumo ao Fórum Mundial de Direitos Humanos, onde o MOPS (Movimento Popular de Saúde) junto com outras entidades autogestionadas que com abordagem desse eixo que contemplará a luta dos povos pelo reconhecimento de seus direitos, a conquista dos direitos humanos por meio da lutas sociais e recorrentes violações que ocorrem pelo mundo. Nosso acumulado discutido para o fortalecimento desta pauta, que o Fórum não se restringe somente neste momento, mas que tenha continuedade e siga fomentando as políticas de direitos sociais e universais. Está se construindo efetivamente uma grande articulação, com o fortalecimento das redes de movimentos e organizações sociais, para reflexão conjunta a e troca de experiências para a conquistas dos direitos humanos, reconhecendo, profissionais, intelectuais locais, municipais, com referências até internacionais. Portanto, estamos em uma das etapas deste processo, onde se destaca o comprometimento dos delegados e das delegadas que não medirão esforços para enfrentar este desafio de viajar se auto-financiando para Brasília. A luta continua sempre! Grande Abraço Silvina Macedo Coordenação Colegiada do MOPS-PARÁ. Comitê Organizador de Mobilização do Fórum Mundial de Direitos Humanos-FMDH