02/05/2026
Chegamos a maio, o grande palco das Conferências Distritais. Um momento tradicional de celebrar o trabalho de um ano inteiro e projetar a próxima gestão. Mas há um fato que nos impõe uma reflexão incontornável: maio é, também, o Mês da Juventude.
A pergunta que f**a é: *qual o real protagonismo que estamos dando a eles em nossos salões?*
Muitas vezes, corremos o risco de relegar as novas gerações a programações paralelas. É um erro estratégico. O Rotaract hoje é um tipo de clube com força e identidade próprias, somado ao RYE, NGSE e RYLA, formam o motor de renovação da nossa organização.
Os números são implacáveis: a cada dez 10 rotarianos, pelo menos 4 já vêm dessa base, como alumnis. A juventude não é uma promessa para o amanhã; é a engrenagem que garante a nossa relevância *HOJE*.
Por isso, o apelo é direto aos distritos: garantam tempo digno na *plenária principal* para que RDRs, RDIs, intercambistas e jovens líderes mostrem seus resultados. Eles não estão ali para cumprir protocolo, também trabalharam muito durante o ano rotário, agregando visão e oxigenando o debate. Dar o microfone a esses jovens não é uma concessão. É uma demonstração de inteligência institucional.
Está aberta a temporada. Boas conferências, companheiros. Nos vemos pelas andanças rotárias,
Pedro Casadei
Fundador do Comitê da Juventude do Rotary International