Instituto Pró-Carnívoros

Instituto Pró-Carnívoros Promovendo a conservação dos mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats.

O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Foi fundada em 1996, está sediada em Atibaia - SP e desenvolve projetos em diversas regiões do país. Em 2005 foi reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), despacho assinado em 18/02/2005 e publicado no Diário Oficial dia 28/02/2005.

Cada passo dado em 2025 só foi possível graças a vocês. 💚Nosso muito obrigado a todos os parceiros, apoiadores e seguido...
24/12/2025

Cada passo dado em 2025 só foi possível graças a vocês. 💚
Nosso muito obrigado a todos os parceiros, apoiadores e seguidores que caminharam conosco ao longo do ano.
Que 2026 nos encontre juntos, deixando novas marcas e seguindo firmes em direção aos nossos sonhos.
✨ Feliz 2026!

DIA MUNDIAL DA ONÇA PINTADA! 🐆 A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e um importante símbolo da c...
30/11/2025

DIA MUNDIAL DA ONÇA PINTADA! 🐆

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e um importante símbolo da conservação da biodiversidade. Como predador de topo, desempenha papel essencial na regulação das populações de presas e na manutenção do equilíbrio ecológico.

Sua presença é um indicador de ecossistemas conservados e funcionalmente íntegros.

A conservação da espécie está diretamente relacionada à preservação de seu habitat natural. A manutenção da integridade das florestas, especialmente em áreas contínuas, é fundamental para garantir a sobrevivência das populações de onça-pintada a longo prazo.

Somente por meio do esforço coletivo é possível alcançar avanços significativos na proteção dos ecossistemas e assegurar a permanência das populações da espécie.

Fotos:

🐾🌎 Jornada de Vacinação Intercontinental! 🌎🐾No dia 25/10, realizamos uma grande mobilização pela saúde animal e pela con...
20/11/2025

🐾🌎 Jornada de Vacinação Intercontinental! 🌎🐾
No dia 25/10, realizamos uma grande mobilização pela saúde animal e pela conservação da nossa fauna! 💉✨
Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras, conseguimos vacinar mais de 600 cães e gatos domésticos contra raiva e V10 — um passo essencial para proteger não apenas os pets, mas também a fauna silvestre, que compartilha esse mesmo território. 🐶🐱🌿
Essa ação fez parte da Jornada de Vacinação Intercontinental, integrando esforços ao longo das Américas, com participação de quatro países. 🌍
Tivemos ainda a honra de contar com a colaboração do Projeto Onças do Iguaçu, unindo forças em prol da saúde única: pessoas, animais e meio ambiente.
A atividade foi realizada pelo Projeto de Conservação Pintadinho do Mirador, integrante do Programa de Conservação Gatos do Mato Brasil–Américas, reforçando nosso compromisso contínuo com a proteção dos felinos silvestres e de todo o ecossistema do Mirador. 🐆💛
💪 Conservar é agir.
E seguimos juntos, construindo pontes e resultados ao longo de todo o continente!

🚨 O Parque Estadual do Mirador está sob ameaça.O Projeto de Lei 280/2024 tenta alterar os limites do parque, removendo á...
14/11/2025

🚨 O Parque Estadual do Mirador está sob ameaça.
O Projeto de Lei 280/2024 tenta alterar os limites do parque, removendo áreas intactas, ricas em biodiversidade e essenciais para a manutenção das nascentes que alimentam o Rio Itapecuru — enquanto inclui regiões já degradadas por pastagens e atividades agropecuárias.
Essa troca absurda coloca em risco não só o Cerrado, mas a segurança hídrica, a fauna e mais de 30 anos de pesquisas científicas realizadas no local.
O Mirador é um patrimônio ambiental único: abriga 7 espécies de felinos (a maior diversidade em qualquer unidade de conservação das Américas), 302 espécies de aves, 70 espécies de mamíferos, dezenas de espécies ameaçadas e mais de 100 espécies novas para a ciência. É um dos blocos contínuos de Cerrado mais importantes do Brasil.
Entre essas espécies está o gato-do-mato (Leopardus tigrinus) — símbolo oficial da biodiversidade do Maranhão e considerado mundialmente Em Perigo de extinção. Estudos mostram que, com as perdas de habitat causadas pelo PL, a população desta espécie no Mirador teria 98% de chance de desaparecer em até 1.000 anos.
As áreas que o PL pretende retirar do parque são justamente as mais adequadas para a sobrevivência dessa e de muitas outras espécies. Já as áreas propostas para “inclusão” são inadequadas, altamente antropizadas e incapazes de manter a fauna nativa.
Além disso, o PL compromete áreas essenciais para a recarga hídrica do Itapecuru — colocando em risco rios, nascentes e o abastecimento de diversas comunidades.
👉 Não há justificativa técnica, ambiental ou científica para essa mudança.
👉 O PL 280/2024 é prejudicial, incoerente e precisa ser arquivado.
📢 Defender o Mirador é defender água, biodiversidade e o futuro do Cerrado.
Compartilhe. Mobilize. Marque autoridades.
O Mirador precisa da nossa voz.

🦊 Segunda campanha de captura dos lobos-guarás no Santuário do Caraça🌱 No coração de Minas Gerais, entre as montanhas de...
12/10/2025

🦊 Segunda campanha de captura dos lobos-guarás no Santuário do Caraça

🌱 No coração de Minas Gerais, entre as montanhas de Catas Altas e Santa Bárbara, o Santuário do Caraça é palco de uma interação única entre fauna e visitantes: a tradicional “hora do lobo”, momento em que os lobos-guarás se aproximam do local e podem ser observados de perto.

🌱 Mas por trás dessa cena singular existe ciência, conservação e muito trabalho!

🌱 Desde setembro de 2023, o projeto atua para:
🔸 entender a dinâmica populacional dos lobos-guarás,
🔸 identificar ameaças à espécie,
🔸 e avaliar como o turismo de observação pode ser um aliado na conservação.

🌱 Entre os dias 20 e 30 de novembro de 2024, foi realizada a segunda campanha de captura e monitoramento dos lobos-guarás no Santuário. Durante esse período, dois indivíduos foram capturados com sucesso: uma fêmea e um macho, ambos saudáveis.

🌱 No dia 25 de novembro, foi registrada a captura de Petrina, uma fêmea com cerca de 2 anos e meio e 22 kg. Dois dias depois, em 27 de novembro, foi a vez de Lourenço, um macho adulto de aproximadamente 6 anos e meio e 26,5 kg.

🌱 Esses dados ajudam a compreender seus hábitos, território e comportamento — informações essenciais para proteger essa espécie tão simbólica do Cerrado.

🌱 Fique de olho por aqui! Em breve, traremos mais novidades sobre as descobertas do projeto e os próximos passos dessa jornada pela conservação do lobo-guará.

🌱O projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta para conservação” é executado pela RPPN do Santuário do Caraça e o Instituto Pró-carnívoros em parceria com o ICMBio/CENAP. O projeto foi contemplado via Plataforma Semente e conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais.

O Lobo Vicente🌱 Em setembro de 2023 demos o pontapé inicial no projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferrame...
08/09/2025

O Lobo Vicente

🌱 Em setembro de 2023 demos o pontapé inicial no projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta de conservação”, na RPPN Santuário do Caraça (Catas Altas e Santa Bárbara - MG).

🌱 Entre 29 de abril e 13 de maio de 2024 aconteceu a nossa primeira campanha de captura e monitoramento no Santuário. Quatro lobos-guarás foram registrados – e entre eles estava o jovem Vicente.

🌱 Vicente tinha apenas 10 meses quando foi capturado e pesava 20 kg. É irmão do Chico, filhote de Sampaia e Zicco. Costuma aparecer no adro do Santuário e recebeu esse nome em homenagem a São Vicente de Paulo, patrono da Província Brasileira da Congregação da Missão. Por ser filhote, não recebeu colar de monitoramento, apenas um brinco de identificação.

🌱 Mas afinal, qual é o objetivo do projeto?
Entender a dinâmica populacional da espécie, identificar possíveis ameaças e avaliar o potencial do lobo-guará no turismo responsável, sempre respeitando seu bem-estar e habitat natural.

🌱 Siga acompanhando nosso trabalho que une ciência, turismo e conservação!

🌱 O projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta para conservação” é executado pela RPPN do Santuário do Caraça e o Instituto Pró-carnívoros em parceria com o ICMBio/CENAP. O projeto foi contemplado via Plataforma Semente e conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais.

O Lobo Zicco🌱 Em setembro de 2023, demos início ao projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta de conse...
05/09/2025

O Lobo Zicco

🌱 Em setembro de 2023, demos início ao projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta de conservação”na RPPN Santuário do Caraça, em Catas Altas e Santa Bárbara (MG).

🌱 Entre 29 de abril e 13 de maio de 2024, realizamos a primeira campanha de captura de lobos-guarás no Santuário do Caraça. Quatro indivíduos foram registrados e um deles foi Zicco.

🌱 Macho de cerca de 4 anos, parceiro da Sampaia e pai do Chico, Zicco tem pernas longas e finas, corpo esguio e orelhas grandes e pontudas. Com seus 29 kg, ele exibe a pelagem avermelhada típica dos lobos-guarás. É presença marcante no adro, onde costuma aparecer para se alimentar, despertando a curiosidade de quem o observa.
Batizado em homenagem ao padre Tobias Zico, ele agora já está equipado com um rádio-colar que nos permitirá acompanhar seus deslocamentos e desvendar a rotina silenciosa que mantém pelos campos e serras do Caraça.

🌱 Nosso objetivo? Compreender a dinâmica populacional da espécie, identificar ameaças e avaliar o potencial do lobo-guará no turismo responsável, por meio da habituação e respostas comportamentais, sempre preservando seu bem-estar e habitat natural.

🌱 Continue nos acompanhando para saber mais sobre cada passo desse trabalho que une ciência, turismo e conservação!

🌱O projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta para conservação” é executado pela RPPN do Santuário do Caraça e o Instituto Pró-carnívoros em parceria com o ICMBio/CENAP. O projeto foi contemplado via Plataforma Semente e conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais.

A Loba Sampaia🌱O projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta de conservação “ teve início em setembro d...
22/07/2025

A Loba Sampaia

🌱O projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta de conservação “ teve início em setembro de 2023 na RPPN Santuário do Caraça, localizada nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais.

🌱A primeira campanha de captura de lobos-guarás ocorreu entre os dias 29 de abril e 13 de maio de 2024. Quatro animais foram capturados e entre eles estava ela: a loba Sampaia.

🌱 Fêmea de cerca de 7 anos e peso de 25,5kg. Foi capturada longe do adro da igreja, mas costuma ser vista por lá. Parceira do Zicco e mãe do Chico, Sampaia é uma homenagem às tantas “Sampaias” que um dia fizeram do santuário o seu lar.

🌱 O projeto busca conhecer a dinâmica populacional do lobo-guará e as ameaças à população local e avaliar a viabilidade do uso da espécie em atividades turísticas por meio da habituação e respostas comportamentais.

🌱Quer saber mais? Então fique ligado por aqui para mais informações.

🌱O projeto “Turismo de observação do lobo-guará como ferramenta para conservação” é executado pela RPPN do Santuário do Caraça e o Instituto Pró-carnívoros em parceria com o ICMBio/CENAP. O projeto foi contemplado via Plataforma Semente e conta com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais.

🐾 5ª Campanha Intercontinental de Vacinação! 🌍✨Neste 07 de junho, unimos forças pelo bem dos pequenos felinos silvestres...
07/06/2025

🐾 5ª Campanha Intercontinental de Vacinação! 🌍✨

Neste 07 de junho, unimos forças pelo bem dos pequenos felinos silvestres! 💉🐆
Uma mobilização global para protegê-los de doenças graves como parvovirose e raiva.

🌱 Porque conservar é também cuidar da saúde!
Junte-se a esse movimento pela vida selvagem! 💚🧬

Reunião de Planejamento EstratégicoEntre 27 e 29 de maio ocorreu a reunião de planejamento estratégico do Instituto Pró-...
01/06/2025

Reunião de Planejamento Estratégico

Entre 27 e 29 de maio ocorreu a reunião de planejamento estratégico do Instituto Pró-Carnívoros em Atibaia, SP.
Cerca de 20 associados, de diferentes partes do Brasil, se reuniram para definir as ações estratégicas em prol da conservação dos carnívoros neotropicais, para os próximos 3 anos.
Alguns dos principais eixos temáticos discutidos envolvem a coexistência, saúde, pesquisa, capacitação, políticas públicas e comunicação.

Ideias no papel, agora é colocar a mão na massa!

   with .repost・・・💚 “I dedicate this award to my incredible team in Brazil. I deeply respect each of you and your passio...
31/05/2025

with .repost
・・・
💚 “I dedicate this award to my incredible team in Brazil.

I deeply respect each of you and your passion and commitment to the jaguars.” – , 2025 Whitley Award Winner

Behind every success story in conservation is a dedicated team.
Yara leads the Institute for the Conservation of Neotropical Carnivores (Pró-Carnívoros) – a passionate group making real change for jaguars and other big cats across Brazil by:

📸 Monitoring populations using camera traps and GPS collars to track movement and identify individual jaguars
🌎 Building cross-border collaboration to connect and expand jaguar habitat across national boundaries
🤝 Reducing human-wildlife conflict by responding to jaguar sightings near communities, listening to local concerns, and building trust through education and outreach

👏🏾 Follow and Pró-Carnívoros to stay connected with Yara and her team’s work on the ground.

Endereço

Avenida Horácio Neto, 1030
Atibaia, SP
12945-010

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 17:00
Terça-feira 09:00 - 17:00
Quarta-feira 09:00 - 17:00
Quinta-feira 09:00 - 17:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Instituto Pró-Carnívoros posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Instituto Pró-Carnívoros:

Compartilhar