Academia Araxaense Juvenil de Letras - AJULE

Academia Araxaense Juvenil de Letras - AJULE A Academia Araxense Juvenil de Letras busca levar cultura, para todos os cantos da cidade, e promove

O membro-correspondente da AJULE Lucas Soares Freitas participou recentemente do "Prêmio Iluminando os Ideais da UNESCO"...
13/12/2018

O membro-correspondente da AJULE Lucas Soares Freitas participou recentemente do "Prêmio Iluminando os Ideais da UNESCO", no qual adquiriu a colocação Hors-concours, que é conquistada quando uma obra se possui, dentro de sua subjetividade, uma qualidade superior e fora de critérios comparativos com as demais, situando-se então acima do primeiro lugar.
O texto de aproximadamente seis páginas foi orientado pelo tema do concurso: "Declaração Universal dos Direitos Humanos: uma conquista a ser cuidada" e foi elaborado inteiramente pelo jovem de dezesseis anos, em parceria com a equipe de Língua Portuguesa da sua escola.
O seu texto será encaminhado para a França - cidade sede da UNESCO - e está atualmente sendo traduzido para francês para publicação futura nos dois idiomas.
Vive-se em tempos conturbados para se falar sobre um tema tão caro e essencial. Portanto, a conquista desse reconhecimento revive esperanças e ajuda a iluminar o longo caminho a ser traçado em busca do progresso e da paz futura.

Convidamos os alunos do CEFET para irem a nossa oficina, na própria escola!! As inscrições já estão sendo feitas na bibl...
27/08/2018

Convidamos os alunos do CEFET para irem a nossa oficina, na própria escola!! As inscrições já estão sendo feitas na biblioteca (oficina 4), aguardamos vocês!!

08/08/2018

Temporal

Girei os ponteiros ao contrário,
Inverti o Tic-Tac,
Tac-Tic,
Mas não voltou, o tempo não volta.

Caminhei de costas,
Por memórias opostas,
Mas não voltou, o tempo não volta.

Lembro de tudo,
Meus erros e defeitos estudo,
Mas não mudo...
Não volto, nem vou,
Só continuo.

Apago o que foi escrito,
Silencio o que foi dito,
Restauro o que foi destruído,
Mas não volta, o tempo acabou.

Se hoje me arrependo,
Não é pelo que estou sofrendo,
Mas sim pelo que terminei fazendo,
Por não saber aproveitar
o que estava, mesmo que rapidamente, vivendo.

Não há solução...
Por mais cruel que seja o feito,
Nenhum ponto, virgula ou acento,
Poderá algum dia mudar
Um pretérito imperfeito

Lucas Soares - Membro correspondente ( cadeira número 6)

08/06/2018

É comum pensar que há respeito para com o gênero feminino no Brasil já que estamos no século XXI. As mulheres podem votar, trabalhar fora e se vestirem como quiserem nesse país, porém isso não signif**a que elas estejam livres da violência física e psicológica.

A criação da lei Maria da Penha prova que a violência contra a mulher é um problema sério que merece atenção, e desde a criação da mesma mais de 220 mil ligações foram feitas para registrar casos de violência e vale a pena lembrar que sete em cada dez dessa vítimas foram agredidas pelos seus companheiros. É fácil encontrar relatos em redes sociais como o ‘’ Facebook’’ ou ‘’ Twitter’’ de mulheres que dizem serem proibidas de usar alguma roupa, falar com alguém ou ir à algum lugar por ciúmes do companheiro. E é aí que tudo pode começar, num ciúme ‘’ bobo’’ que de repente ultrapassa limites e atrapalha a vida da vítima, deixando marcas físicas e psicológicas.

9,68% das denúncias feitas por mulheres em 2014 foram por violência sexual. Muitos justif**am o crime pela roupa da vítima ou o jeito como ela se comportava, todavia assim como os homens podem andar com a roupa que quiserem sem que isso seja considerado algo vulgar o mesmo deve ocorrer com as mulheres. Se portar da maneira que quiser desde que isso não machuque outras pessoas é um direito de todos, e nenhuma ação deve ser feita entre 2 ou mais pessoas sem o consentimento de todas, independentemente de qualquer antecedente.

O respeito a mulher e a seu espaço deve ser um assunto tratado nas escolas desde o Ensino Fundamental para formar uma nação consciente sobre tal assunto, já que a maneira que uma criança é educada pode interferir diretamente na maneira como ela se comporta e além disso devem ser aplicadas punições mais severas para este tipo de crime.

Texto de Verônica Rosa, cadeira 19.

22/03/2018

Embora sejam extremamente importantes para a formação de qualquer profissional, os professores nunca foram valorizados e essa situação perdura até os dias atuais. Mas no que isso afeta a sociedade?

Os profissionais da educação trabalham muito, dentro e fora da escola para passar conhecimento aos seus alunos, ato que nunca foi valorizado monetariamente. Eles sempre pediram melhorias nos salários e nunca foram atendidos de forma signif**ativa, mas apesar disso, continuam sua missão. O maior problema é que hoje em dia falta respeito para com o professor, ele não tem quase nenhum prestígio social no Brasil e várias vezes já foi alvo de violência.

Há também uma grande cobrança em cima dos professores em relação a manter a média escolar de uma turma boa, ou de manter a ordem na sala de aula. Todavia, muitos se esquecem de que educar e incentivar o aluno a estudar não é função somente dos colégios, e deve ser algo monitorado também pela família.

Sem professor não há médico, advogado ou deputado, portanto é dever do Governo aumentar o salário dos profissionais da educação e fornecer maior infraestrutura para que os mesmos tenham mais incentivo em exercer sua função e sejam mais valorizados por todos.

Verônica Rosa - Cadeira 19

08/11/2017

Seu bem estar está assegurado no Brasil?

O bem estar da população de um país é um fator primordial, que merece ser discutido e nunca esquecido. A questão da segurança pública está englobada no bem estar de uma população, e embora o tema estar sendo abordado com a maior atenção atualmente deve ser sempre reforçado, já que o mesmo não funciona com grande eficiência em no Brasil.
Dados mostram que muitos brasileiros sofrem violência em todo pais, e isso gera um grande sentimento de insegurança que afeta o psicológico das pessoas e as vezes até as privam de algum lazer. Assim cada vez mais o povo se sente infeliz e precisa investir mais em segurança com seu próprio dinheiro, que poderia estar sendo usado para outra coisa mas é necessário ser gasto, já que seus direitos não andam sendo garantidos de forma eficiente.
Outro fator que pode mexer com o psicológico de alguém é a violência policial que pode ser vista no Brasil, que temos vários exemplos ocorridos em manifestações contra o governo do PT. Não cabe ao policial abusar de sua força, de seu poder contra um cidadão que pede pelos seus direitos, deixando sequelas físicas ou nas memorias das pessoas.
Concluo então que deveria haver mais policiamento nas ruas e regiões mais pobres do Brasil, é necessário acontecer uma reforma nas leis de punição brasileiras já que muitas vezes o sujeito apenas paga a fiança e f**a por isso mesmo e maior conscientização dos policiais sobre o uso do seu poder, além de uma fiscalização para isso.

Verônica Rosa - cadeira 19

Estão todos convidados para prestigiar esse evento maravilhoso!
08/10/2017

Estão todos convidados para prestigiar esse evento maravilhoso!

29/09/2017

De Portas Abertas ( à seleção)

Não é difícil encontrar entrevistas com estrangeiros que visitaram o Brasil em que seja feita a pergunta “Qual a melhor coisa do Brasil? ”. É menos raro ainda que a resposta para essa pergunta seja: “O povo acolhedor e gentil.”. Curiosamente, mesmo com essa tão famosa cordialidade brasileira, muitos casos de xenofobia continuam ocorrendo, como a história de Mohamed Ali, hostilizado, ameaçado e constrangido apenas por estar trabalhando dignamente em uma rua brasileira.
Como é possível ser cordial e acolhedor ao mesmo tempo em que se é preconceituoso e discriminador? Em que momento que as calorosas boas vindas foram substituídas pelas exclamações agressivas: “Sai do meu país”? O brasileiro se interessa apenas naquilo que lhe é vendido como certo, não ousa questionar nem checar informações. Canso de ligar a televisão e ver sempre o “Exemplo estadunidense e europeu” a ser seguido pelos outros países, a típica ideia do gr**go engraçado de olhos azuis que movimenta a economia. Por outro lado, o Oriente Médio é mostrado como o vilão da vida real, o berço do terrorismo, uma terra corrupta. Ignora-se as famílias residentes ou que tem de deixar suas amadas casas à procura da sobrevivência e acolhimento.
A gentileza brasileira é seletiva, procura o imigrante que mais se encaixa no padrão europeu, naquele que aparenta ter melhor condição financeira, afinal, eles compram nossos produtos, e devemos nos sentir honrados por ter escolhido nosso país para gastar seu tão desenvolvido dinheiro. Agora, quando se trata de um refugiado, que deseja apenas sustentar sua família com seu próprio negócio ou realizando trabalhos que o próprio brasileiro se nega a fazer, ou então um turista, proveniente de países do Oriente Médio, a boa vontade do meu querido povo brasileiro aparenta murchar, dando lugar ao discurso de ódio e à ignorância, ao medo irracional refletido na violência e na generalização xenofóbica do indivíduo.
Nestes casos, o brasileiro parece desejar se tornar o dono do país, podendo decidir quem f**a ou sai baseado no nome ou na nacionalidade do outro. Deixa de enxergar o ser humano que se encontra logo em frente, e passa a ver apenas o estereótipo de terrorista, de oportunista, de ladrão de empregos.
Me ponho no lugar daqueles que deixam seu lar na luta pela vida, por acaso não passa pela mente dos xenofóbicos que, caso tivessem escolha, os refugiados prefeririam jamais ter de deixar sua nação, podendo viver com segurança e dignidade no lugar que amam? A situação de ver o próprio país se tornar uma zona de guerra é desesperadora, pior ainda é criar esperanças de reconstruir sua vida em outro local e acabar sendo hostilizado por aqueles que antes aparentavam oferecer conforto.

Proposta de Redação: Crônica Jornalística
Autor: Lucas Soares Freitas, membro correspondente da AJULE, cadeira 06

23/09/2017

Um sentimento nebuloso

De esquina em esquina,
Uma quimera.
Para cada sentimento,
Uma horrível fera.
Que corrói por dentro,
Desalento a desalento,
Sorrisos de pérola viram pó

"A mão que me afaga,
é a mesma que apedreja."
Me esmaga o coração,
Com a dor da incerteza
Por que, isto, fizeste comigo,
Tornando meu sentir um castigo,
Machucando sem dó?

Querido, doce amado, perdoe...
Esse coração que grita e sofre...
Por um sentimento amaldiçoado,
Que, apesar de adocicado,
Ainda ruim e amargurado.
Como uma rosa murcha,
Me sinto só.

Samira Leal - Cadeira 17

07/09/2017

Lugar Prazeroso

Amor não é só aquele de paixão,
De desejo, e atração.
Amor pode ser de mãe,
Amor pelos amigos;
Amor pelo aprender;
Amor pelas memórias;
Amor pelo saber.
O saber é algo precioso,
Algo mais que valioso,
Que conduz alguém a verdade,
E que trás estabilidade,
Estabilidade à alma e ao coração,
Paz e harmonia a população.
Mas até a harmonia tem diferenças,
Aliás, você sabe o que é harmonia para música?
É combinar sons diferentes,
É ouvir o bonito, o agradável,
E saber que ali há diferenças, sejam quais forem, respeitadas.
Harmonia é amor,
Que pode e deve estar no passado,
Presente e futuro.
O amor deve estar em todo lugar,
Principalmente numa escola,
Já que nosso futuros profissionais a mesma formará,
Mas como tudo na vida, escola não é só dever.
Escola pode ser lazer, depende de como você a vê,
A escola é harmoniosa, é um ambiente para você amar,
Aprender a amar as pessoas, respeitar e amar o saber,
A escola é algo pelo qual deveríamos ser muito gratos,
E já que afirmo que escola é lugar de amar
Por que não fazer desse local mais agradavel?
Por que não tornar os dias ali dentro memoráveis?
Já que é lugar de amar, tente com carinho se lembrar,
Do lugar que te formou, e ensinou a amar.

Verônica Rosa - cadeira 19

14/05/2017

Assunto normal

No nosso país infelizmente quando vamos tratar de corrupção, por mais que nos espantemos , é um assunto normal. É um assunto tratado em escolas, trabalho, no churrasco da família ou só para puxar assunto com alguém, mas deveria ser algo tão normal assim?
As pessoas ( quase) sempre culpam os políticos por tudo, e eu concordo!! É muita falta de respeito, e ética, porém cabe a nós pesquisar sobre quem estamos votando, e não aceitar nenhum dinheiro em troca de votos. E vale ressaltar que existem sim sites onde encontramos fichas completas sobre os candidatos.
Acredito eu , que o primeiro passo que temos que dar contra esse grande inimigo chamado corrupção, é informar e conscientizar a todos que isso pode sim acabar, mas que depende de toda sociedade. Ao deixarmos uma criança pegar um doce a mais do que o permitido, estamos contribuindo para essa infelicidade , então o segundo passo seria a educação, ensinar desde pequenos, todos a serem justos.
Porém, a corrupção não ocorre só na política, e cabe a nós "desachar" esse assunto normal, conscientizar a todos e agir contra esse mal. Afinal, até quando f**aremos horrorizados com esses escândalos e f**aremos de braços cruzados?

- Verônica Rosa
AJULE

20/03/2017

O que é ser mulher?

Ser mulher é se sentir mulher.
É ter sempre força de vontade,
E lutar pelos seus ideias ,
É saber o que quer.

Ser mulher não é melhor,
Mas também não é pior.
Ser mulher é viver e marcar,
Ser mulher é diferenciar.

Ser mulher é ter diferença no olhar,
É aprender a se amar,
Se conhecer ,
E se respeitar.

Ser mulher é não rotular,
É escolher , e sempre mudar!
Ser mulher é não abaixar a cabeça,
Ser mulher é se valorizar!

-Verônica Rosa

Endereço

Araxá, MG
38183-186

Telefone

3691-7183

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Academia Araxaense Juvenil de Letras - AJULE posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar