O Fisa foi fundado em 30 de maio 1985 quando o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira dama do município, Sra. Dora Galvão Medina, juntamente Conselho de Assessoramento do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com 26 entidades assistenciais, decidiram, nas dependências do prédio do antigo SOS, criar e fundar a instituição FEIRA DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS DE ARARAQUARA,. No dia 22
de Junho de 1985 aconteceu a 1ª FISA - Feira das Instituições Sociais na Praça do Parque Infantil “Leonor Mendes de Barros”. Em 25 de Agosto de 1986, após a 3ª FISA, foi realizada uma assembléia geral na Casa da Cultura, a qual decidiu proceder a reforma estatutária com a criação do Fundo das Instituições Sociais de Araraquara. No ano de 1987 foi reeleito para Presidente do FISA, o Dr. Adalberto Álvares. Em 15 de Agosto de 1988 foi eleito o novo presidente, o Sr. Em Outubro de 1989 foi proposta a participação da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araraquara como parceira da 10ª FISA. Surgia, assim, a FACIRA - Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara, realizada no Gigantão de 6 a 15 de Abril de 1990, com a duração de 10 dias e funcionamento em horários especiais nos fins de semana. O primeiro presidente da FACIRA foi Eduardo Michetti e teve a participação de 32 entidades. Em 20 de Março de 1990, foi sugerida a mudança da data da feira para o mês de Agosto, incorporando-a ao calendário de festividades do aniversário da cidade. Sendo esta uma proposta de Dona Carmem O. De Santi, então presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara. Em Novembro de 1990, foi reeleito o presidente do FISA, o Sr. Em 1991, o novo presidente eleito para a FACIRA, Sr. Wagner Martins, propôs a mudança da feira para os pavilhões da então FEPASA . Em 2 de Novembro de 1991, foi eleito o novo presidente do FISA, o Sr. Jorge Lorenzetti Neto que ficou no cargo até 1998. Em 11 de Novembro de 1999, foi eleita a Sra. Cristina Petta Pompeu como a nova presidente do FISA, a qual ocupou o cargo até meados de 2001. Devido a seu passamento, assumiu seu vice, o Sr. João Carlos Delbon. Em Novembro de 2001, foi eleito o novo presidente do FISA, o Sr. Antônio Roberto Gelin que permaneceu no cargo até Novembro de 2004, sendo um período muito promissor para o FISA, onde foram construídos, em alvenaria, os boxes dentro do pavilhão de alimentação. Em 2005 a Sra. Matilde Julien Ferraz foi eleita presidente, exercendo seus mandato de 2006 a 2008. Em 2009, assumiu a presidência do FISA, o Sr. Welson Alves Ferreira, sendo sucedido na presidência pela sua vice Rosana Cláudia Leite Coelho em 2010. Nesse ano o Fisa recebeu em doação da Prefeitura de Araraquara um terreno de 1500 m2 para construção da sua sede. Em 2011 o presidente do Fisa é o Engenheiro Milton Domingues Junior. Em 13 de Agosto de 2011 foi realizado o lançamento da Pedra Fundamental da Sede do Fisa a qual homenageia a ex-Presidente do Fundo Social de Solidariedade Carmem Osmaly Golinelli De Santi.