Como tudo começou...
A história da Assembleia de Deus tem origem no chamado de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren. Após receberem o batismo com o Espirito Santo, como evidência de falar em outras línguas, durante o avivamento ocorrido nos Estados Unidos no inicio do século 20, Deus os escolheu para juntos trazerem a mensagem pentecostal para o Brasil.
Uma vez estabelecida a Assembleia de Deus em 18 de Junho de 1911, cujo nome foi, primeiramente, Missão de Fé Apostólica, os novos convertidos sentiram de imediato o impulso do Espírito Santo, quando então começaram a testemunhar de Jesus e a ganhar almas, seguindo os passos de Gunnar Vingren e Daniel Berg. Os resultados, testemunhados com salvação, batismo com o Espírito Santo e também com curas divinas, deram à igreja pentecostal a dimensão que vemos hoje. O rápido crescimento exigiu a consagração de pastores e norteou a expansão ministerial da nova igreja.
Em 15 de dezembro de 1919, muitos obreiros foram separados ao ministério pastoral, dentre eles estava JOÃO BATISTA DE MELO sendo ele enviado para a região do Baixo Tocantins, chegando em Abaetetuba em 1928, pelo Rio Arapiranga de Beja, mas precisamente na localidade conhecida como Maúba.
A partir de então, o trabalho começou a se expandir e logo foi instalado na Colônia Velha, obtendo grande sucesso. Três anos depois, em meados de 1931, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus chegou a sede do Município de Abaetetuba. Conforme registro de documentos oficiais (Traspasse de Aforamento de Terreno) de 1943, a igreja era representada pelo Pastor JOSÉ FERREIRA RIBEIRO. Não há como precisar o tempo em que ele a representou, mas com base em Certidão junto à Prefeitura Municipal de Abaetetuba, requerida em 1948, a igreja era presidida pelo Pastor PAULINO FONTENELES DA SILVEIRA.
A primeira conversão na cidade foi a do Sr. Firmino Bitencourt com sua família, que juntamente com os primeiros convertidos do Maúba e da Colônia Velha, foram o alicerce do trabalho que a partir de então crescera de forma grandiosa.
O Pastor Paulino Fonteneles da Silveira foi substituído pelo Pastor JOSÉ REIS DE SOUSA, obreiro dedicado e dinâmico que deu impulso ao trabalho com a ajuda das Congregações dos Rios Arapiranga de Beja, Guajará de Beja e da Colônia Velha, construíram o primeiro templo em alvenaria e casa pastoral no terreno localizado à Rua Floriano Peixoto, atual Rua Lauro Sodré, esquina com Travessa Santos Dumont, ainda na década de 40.
O Pastor José Reis de Sousa foi substituído pelo Pastor JOÃO EVANGELISTA DE ALBUQUERQUE que deu continuidade ao trabalho de evangelização, contribuindo para o crescimento do mesmo, sendo substituído pelo Pastor JOÃO PEREIRA DE QUEIROZ, que em sua administração cumpriu a árdua missão de pregador do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, trazendo considerável desenvolvimento ao campo missionário, conseguindo expandir o trabalho, tanto na sede do município, quanto na Zona Rural, Centro e Ilhas, com a instalação de várias Congregações, tornando-se, portanto, necessário desmembrar o trabalho por decisão da Convenção Estadual das Assembleias de Deus, com a criação de três campos: o da cidade, o do Rio Itacuruçá e o do Rio Urubueua. Porém, o crescimento das Igrejas Assembleias de Deus, deu-se tanto no âmbito espiritual, quanto no organizacional–administrativo do Ministério, constituído inicialmente por dois Presbíteros, seis Diáconos e Dezesseis Auxiliares do trabalho. Foi o Pastor João Pereira de Queiroz que organizou a Escola Dominical com quatorze classes e a Diretoria da Igreja, sendo auxiliado por secretários e tesoureiros.
O Pastor João Pereira de Queiroz foi substituído pelo Reverendo DEOCLECIANO CABRALZINHO DE ASSIS, que durante sua administração recebeu do irmão Firmino Bitencourt, em 1953, um terreno doado à igreja localizado ao lado do primeiro templo, conforme documento oficial datado em 16 de junho de 1959. O referido pastor foi substituído pelo Pastor VITOR PEREIRA que por sua vez foi substituído pelo Pastor SAMUEL BEZERRA CAVALCANTE, que assumiu o campo em 11 de Janeiro de 1963. Durante seu ministério aqui desenvolvido realizou grandes empreendimentos que marcaram sua trajetória. Dentre eles estão: a criação do Coral da Igreja, sendo ele mesmo o Regente do Coral, a criação do Círculo de Oração, tendo como suas primeiras componentes a sua esposa Anita Cavalcante e a irmã Agar da Silva Vieira (in memorian). Houve ainda um crescimento muito grande no número de novos convertidos e grande Batismos em águas. O Pastor Samuel Bezerra Cavalcante foi substituído pelo Pastor JOAQUIM PEREIRA DOS SANTOS em 18 de Julho de 1971, este muito querido por todos, e que com sabedoria e prudência conseguiu por fim a antiga rivalidade que existia entre Evangélicos e Católicos, contribuindo de maneira significativa para o crescimento acelerado do trabalho evangelístico neste Município. Foi em sua administração que iniciou o trabalho que hoje está organizada a Congregação Betel, sendo esta a primeira congregação da cidade. Foi substituído por seu filho, o Pastor SAMUEL SANTOS, no ano de 1981, quem em seguida passou o campo para o Pastor RAIMUNDO ANSELMO BORGES, que aqui permaneceu por um curto período de tempo, assumindo o campo em seu lugar o Pastor DANIEL BRÁS DE OLIVEIRA, homem de Deus e muito querido por toda Igreja, por sua simplicidade e zelo pela obra do Senhor organizou a igreja administrativamente, elaborando o Estatuto em 26 de setembro de 1980 e registrado em cartório em 07 de novembro do mesmo ano, dando, assim, Personalidade Jurídica à mesma.
O Pastor Daniel Brás de Oliveira foi substituído pelo amado e generoso Pastor ANANIAS GOMES DA SILVA, que iniciou seu Ministério em Abaetetuba no dia 22 de Dezembro de 1983. Pastor dedicado à obra do Senhor muito contribuiu para o crescimento do trabalho neste campo, realizando as seguintes obras: Construção das Congregações: Galiléia (Bairro Santa Rosa); Monte das Oliveiras (Bairro Algodoal); Betesda (Bairro Aviação); Terra Santa (Maúba); Congregação do Rio Guajarazinho; primeiro templo em madeira, Congregação do Rio Sarapucuara em alvenaria; iniciou a construção da Congregação Nova Vida, no bairro de São Sebastião; reformou e ampliou o Templo Central e construiu o refeitório, concluiu a construção dos Templos das Congregações do Monte Abarim e da Vila de Beja, além de ter implantado o primeiro Programa Evangélico de televisão e criado os Conjuntos “Os Pentecostais”, “Rosa de Saron” e os “Gideões”. O Pastor Ananias Gomes permaneceu em Abaetetuba até o dia 06 de Novembro de 1992, quando assumiu em seu lugar, o Pastor JOSÉ NAZARENO SOUZA, obreiro simples, que com sua humildade, conquistara progressivamente o carinho, a amizade, o respeito e o amor de todos. Entre as benfeitorias realizadas por ele, podemos destacar a fundação da primeira Escola da Assembleia de Deus no ano de 1994, outrora chamada de Centro Educacional Evangélico da Assembleia de Deus, funcionando ao lado do Templo Central, como anexo da Escola Estadual Terezinha de Jesus Ferreira Lima, hoje denominada de Centro Educacional e Assistencial Bom Pastor, a construção das Congregações Monte Sião (Bairro Francilândia); Congregação do Ramal Cataiandeua; Congregação Jericó (Ramal Piratuba); Congregação do Rio Guajarazinho em madeira; Congregação Nova Jerusalém (São Sebastião); Congregação do Ramal do Murutinga, hoje pertencente ao campo de Itacuruçá; deu início à construção da Congregação do Km 06. Reforma das Congregações: Betel (São Lourenço) e Betesda (Aviação); conclusão e inauguração da Congregação Lírio dos Vales (Angélica); abertura do Ponto de Pregação no bairro Cafezal.
O Pastor José Nazareno permaneceu na presidência da Igreja até o dia 28 de Fevereiro de 1995, quando foi substituído pelo dinâmico e alegre Pastor CARLOS NATALINO BRITO DE ANDRADE, obreiro valente e determinado, sempre disposto a conduzir a obra do Senhor com dinamismo, conseguiu realizar em sua administração, a construção em alvenaria do Centro Educacional e Assistencial Bom Pastor, da Congregação do Ramal do Cupuaçú e a inauguração da Congregação do Km 06 (Colônia Nova); a reforma geral do Templo Central e da casa pastoral, a reforma das Congregações: Betesda (Aviação) e Terra Santa (Máuba); iniciou as obras da casa pastoral na Vila de Beja; ampliação e reforma das Congregações Monte Tabor (Colônia Velha); inauguração da Congregação Judá (Mutirão); a congregação Deus Proverá (Cristo Redentor); iniciou os trabalhos no Ramal do Tocão, hoje Congregação Peniel; Congregação Getsemani (Jarumã/Estrada de Beja); Aquisição de geradores para as Congregações: Terra Santa (Maúba); Sucupira, Km 06, Guajará de Beja e Maranhãozinho. Adquiriu para a Igreja ainda, um bebedouro aço-inox industrial, cinco caixas amplificadas, e também equipou o Conjunto Eletrônico “Harmonia Celeste”.
O Pastor Carlos Natalino permaneceu em Abaetetuba até o dia 29 de Março de 1998, quando foi substituído pelo Pastor GABRIEL DE CARVALHO CHAGAS, obreiro de pequena estatura, porém grande em sabedoria, prudência, generosidade, muito atencioso, querido e respeitado pelos crentes em Cristo Jesus, sempre cuidadoso com suas ovelhas, orientando-as e doutrinando-as à luz da Palavra de Deus e conduzindo-as com pacificidade ao Reino de Deus.
Em sua administração realizou um trabalho de grande relevância para a Igreja neste Município, iniciando os trabalhos que hoje é a Congregação Monte Sinai, merecendo destaque a construção das Congregações: Atalaia (Santa Rosa); Monte Carmelo (Algodoal); Rosa de Saron (Cafezal); Lírio dos Vales (Angélica); Filadélfia (Santa Clara); Monte Hermon (Ramal Abaetezinho); Congregação do Ramal Camurituba; Monte Moriá (Guajará de Beja); Inauguração da Congregação Peniel (Ramal Tocão); compra da Publicidade denominada “Mensageiro da Paz” e construção de um estúdio para a mesma; Desmembramento de três campos sendo: Vila de Beja com duas Congregações; Campo do Cupuaçu formado pelas Congregações Ramal do Piratuba e Ramal do Cupuaçú e Campo Nova Galiléia formado pelas Congregações Colônia Nova, Km 06, Monte Abarim, Ramal do Camurituba e Ramal do Sucupira. Ainda em sua administração adquiriu, em 19 de dezembro de 2002, o que Sítio Jacaré Dourado, local onde está sendo construído o Centro de Convenções Centenário.
No dia 04 de Fevereiro de 2004, o Pastor JOSÉ NAZARENO SOUZA assume novamente a presidência da Assembleia de Deus em Abaetetuba, um pastor muito querido e amado por todos, em sua administração foram adquiridos mais dois terrenos para a construção do novo Templo Central. Deu-se início a grande obra, um sonho de todos os membros de nossa Igreja, ter um espaço maior para juntos louvarmos e glorificarmos o nome do Senhor. A construção seguia firme e a todo v***r, os irmãos contribuíam com grande alegria para a realização deste grande trabalho. Ainda em sua gestão foram abertos os trabalhos com as instalações de congregações Monte Horebe (Francilândia), Porta Formosa (Angélica), Fonte de Vida e Vale da Benção (Cristo Redentor), Manancial (Bacabeira) e Samaria (Rio Jacarequara). Porém, devido a problemas de saúde, o Pastor José Nazareno foi substituído por seu filho, o Pastor MARCOS ELIÉZER DA SILVA SOUZA, que assume a Igreja no dia 13 de Outubro de 2008, passando poucos meses na direção da mesma, sendo substituído pelo Pastor JAVAN MOREIRA PEREIRA, que tomou posse da presidência da Igreja em Abaetetuba no dia 08 de Dezembro de 2008, homem de Deus, que muito tem trabalhado para o progresso da Missão da Igreja e que até hoje está habilitado a executar quaisquer atos administrativos e eclesiásticos de nossa Instituição. Deu prosseguimento às obras do novo Templo com grande empenho; inaugurou os Pontos de Pregação: Cafarnaum (Algodoal), Mar da Galiléia (Santa Rosa); Hebron e Maranata (Algodoal); Shalom (São Lourenço); Brilho Celeste (Francilândia); Belém (Castanhal I); Centenário (Bosque); Rio Jordão, Canaã, Cristo Vive e Raiz de Davi (São Sebastião); Betânia (Mutirão); Pentecoste (Bosque/Tijuca); Estrela da Manhã (Guajará de Beja); Telaviv (Itacupé); Adonai (Palhau); Nova Peniel (Santa Clara); Monte Tabor, Nova Gerizim e Aliança com Deus (Estrada de Beja). Desmembrou ainda, as congregações antes denominadas Monte Tabor (Colônia Velha) e Peniel (Tocão), tornando-se campo independente e transferiu, em setembro de 2014, as congregações Monte Gerizim e Telaviv (Itacupé) para o campo de Beja.
Atualmente, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abaetetuba está espalhada por todos os bairros e zona rural de nosso município através das quarenta e oito Congregações e Pontos de Pregação e mais o Templo Central. Tudo isso, fruto do árduo trabalho de todos os obreiros que por aqui passaram e que não mediram esforços, dando tudo de si para o crescimento da obra de Deus nesta Cidade.
Neste ano de 2017 a Assembleia de Deus em Abaetetuba celebra seus 89 anos de sua existência, rumo aos 90 anos, temos a satisfação de agradecer primeiramente ao Deus Todo Poderoso, autor e consumador de nossa fé, aos pastores e suas famílias que por aqui passaram, pelo brilhante trabalho que realizaram, sabendo que os seus galardões, serão a recompensa dada por Deus, pelo trabalho desenvolvido. Podemos todos juntos dizer “ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR” (I Samuel 7.12b)
Abaetetuba-Pa, 10 de Fevereiro de 2017.