Grande Cidade Assis

  • Home
  • Grande Cidade Assis

Grande Cidade Assis Missão Cristã Aviva Taboão da Serra - SP

Pejotização pode levar ao fim da Previdência, alerta secretárioRepresentantes do Ministério da Previdência alertaram, ne...
06/10/2025

Pejotização pode levar ao fim da Previdência, alerta secretário

Representantes do Ministério da Previdência alertaram, nesta segunda-feira (6), que o avanço da chamada pejotização, que é a contratação de trabalhadores como Pessoa Jurídica (PJ), ou seja, como uma empresa, levaria ao fim do modelo de previdência social como conhecemos no Brasil.

“A pejotização é muito mais do que uma reforma da Previdência. É o fim do modelo de Previdência Social do Brasil”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha, em audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF).

Convocada pelo ministro Gilmar Mendes, o relator da ação que suspendeu todos os processos sobre suposta fraude contratual de trabalhadores via PJ, a audiência pública recebe 78 pessoas, entre representantes do governo, da sociedade civil, do setor empresarial, de sindicatos, entre outros.

“[A pejotização] vai jogar quem está na CLT para fora dela. O que restará à sociedade e ao Estado são dois caminhos. Ou o Estado ampliará enormemente suas despesas com previdência nos próximos anos e décadas, ou, o que é bem mais provável que aconteça, novas propostas de reforma da Previdência trarão cortes gigantescos nessa proteção social”, disse.

Adroaldo alertou que 73% da Previdência é financiada pela folha de pagamento dos empregados contratados via CLT e que a substituição de 10% desses trabalhadores para um regime de PJ traria uma perda anual de aproximadamente R$ 47 bilhões.





Meu Pet: SP tem 16 novos contêineres para atendimento veterinárioO Governo de São Paulo iniciou o último fim de semana a...
02/10/2025

Meu Pet: SP tem 16 novos contêineres para atendimento veterinário

O Governo de São Paulo iniciou o último fim de semana a instalação de mais 16 pet contêineres do programa Meu Pet, que oferece atendimento veterinário gratuito para cães e gatos em todas as regiões do estado. A primeira entrega dessa ampliação ocorreu em Aparecida, na região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Cada pet contêiner possui 60 m², estrutura completa de consultório e capacidade para até 10 atendimentos diários. As unidades são fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), enquanto a inauguração, gestão e manutenção ficam a cargo das prefeituras.

Com essa expansão, serão 71 estruturas espalhadas pelo estado, totalizando aproximadamente R$ 22 milhões em investimentos. Até o momento, 55 unidades já foram entregues e algumas ainda aguardam inauguração pelas prefeituras para início dos atendimentos, que incluem consultas, serviços clínico-ambulatoriais e procedimentos de baixa complexidade.

“Os pets contêineres estão transformando a forma como a população tem acesso ao atendimento veterinário. Com essa ampliação, levamos estrutura pública de qualidade para perto das famílias, ajudando a cuidar da saúde dos animais e promovendo bem-estar em todas as regiões do estado”, destacou Rebecca Politti, diretora de Bem-estar Animal da Semil.

As próximas cidades a serem contempladas com os pet contêineres são: Bebedouro, Monte Azul Paulista e Viradouro, na região de Barretos; Cravinhos, Guariba e Pontal, na região de Ribeirão Preto; Dobrada, Fernando Prestes, Santa Ernestina, Santa Rita do Passa Quatro e Tabatinga, na região Central; Elisiário, na região de São José do Rio Preto; Morro Agudo, na região de Franca; Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba; e Capão Bonito, na região de Itapeva.





Governo de SP lança programa pioneiro de restauração e conservação com pagamento em créditos de carbono e biodiversidade...
30/09/2025

Governo de SP lança programa pioneiro de restauração e conservação com pagamento em créditos de carbono e biodiversidade

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), lançou nesta segunda-feira (29), em evento com investidores na Casa Fasano, o Programa Estadual de Restauração e Conservação Ecológica, iniciativa inédita e inovadora no país que integra preservação ambiental e economia verde. O programa permitirá a restauração de áreas degradadas e a conservação de ecossistemas em unidades de conservação, florestas estaduais e outras terras públicas de interesse ambiental, remunerando os prestadores de serviços por meio da cessão do direito de exploração de créditos de carbono, créditos de biodiversidade e outros ativos ambientais gerados nos projetos.

O modelo escolhido por São Paulo para a operacionalização do programa foi o de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), considerado menos burocrático e mais eficiente. “Estudamos todas as possibilidades e chegamos a esse modelo que ficará agora aberto à consulta pública para receber as contribuições de todos. É uma iniciativa pioneira no país e um marco para o avanço do reflorestamento e da economia verde em São Paulo e no Brasil. Vamos transferir ao provedor a titularidade dos créditos e ativos ambientais derivados do projeto, criando um incentivo econômico direto para a manutenção das áreas”, explicou a secretária da Semil, Natália Resende. A iniciativa foi alinhada às metas climáticas do Estado de São Paulo, em especial ao Plano de Ação Climática 2050 e ao Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática.

Esses ativos poderão ser certificados e comercializados no mercado, ampliando o alcance e a atratividade econômica das ações. Baseado na Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e reconhecido pela Lei Federal nº 14.119/2021, o modelo adotou a lógica de pagamento por resultados, vinculando a remuneração à entrega comprovada de benefícios como sequestro de carbono, proteção de mananciais, conservação da biodiversidade e recuperação de solos.





São Paulo lidera transplantes no Brasil e cresce 9% em relação a 2022São Paulo é o estado que mais realiza transplantes ...
26/09/2025

São Paulo lidera transplantes no Brasil e cresce 9% em relação a 2022

São Paulo é o estado que mais realiza transplantes no país. De 2022 até agora, cerca de 2 mil doadores ajudaram a salvar a vida de milhares de pessoas no território paulista. Dados da Central de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontam que no primeiro semestre deste ano, foram realizados 4.229 transplantes de coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim e córneas, número 9% a mais que em 2022, quando foram registrados 3.863 procedimentos.

“O Estado ter ultrapassado a marca de 5 mil transplantes representa não só a capacidade técnica da nossa rede, mas também a solidariedade das famílias que autorizam a doação. Estamos trabalhando com campanhas de esclarecimento e de capacitação de profissionais, que são fundamentais para que mais vidas sejam salvas”, afirma o coordenador da Central de Transplantes, Francisco de Assis Monteiro.

Atualmente, 26.819 pacientes aguardam por um transplante em São Paulo. Para facilitar o acesso à informação, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do programa Saúde Digital, disponibilizou no aplicativo Poupatempo uma ferramenta que permite aos pacientes acompanhar de forma simples e prática o andamento do cadastro e sua posição na fila de transplantes.

Ações para ampliar a doação e agilizar os transplantes

O Governo de São Paulo desenvolve ações como o programa TransplantAR – Aviação Solidária, que utiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes, dando agilidade na logística de captação de órgãos e aumentando a chance de sucesso nos procedimentos.





SP promove webinar para discutir desafios voltados aos cuidados de recém-nascidos e criançasNo mês dedicado à segurança ...
25/09/2025

SP promove webinar para discutir desafios voltados aos cuidados de recém-nascidos e crianças

No mês dedicado à segurança do paciente, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) promove, nesta sexta-feira (26), o webinar “Cuidado seguro para recém-nascidos e crianças”, para ampliar a conscientização, promover o engajamento da sociedade e estimular ações voltadas à melhoria da segurança nos cuidados em saúde.

A segurança do paciente na linha de cuidado materno-infantil é fundamental para garantir que mulheres e recém-nascidos recebam cuidados de saúde efetivos, humanizados e livres de danos evitáveis. A adoção de protocolos, como checklists obstétricos, identificação correta de pacientes e higienização das mãos, reduz riscos importantes como a administração incorreta de medicamentos, infecções hospitalares e erros na assistência ao parto.

Durante o evento, serão abordados temas como a importância da segurança do paciente na linha de cuidado materno-infantil, reforçando a necessidade de protocolos, comunicação entre os profissionais de saúde, gestantes e puérperas e, principalmente, ações preventivas para evitar danos à saúde dos pacientes.

Serviço
Webinar “Cuidado seguro para recém-nascidos e crianças”
Data: 26 de setembro
Horário: 14h30 às 17h
Transmissão: https://www.youtube.com/





SP abre inscrições para Curso de Introdução a LibrasA Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPc...
19/09/2025

SP abre inscrições para Curso de Introdução a Libras

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) abriu na quarta-feira (17) as inscrições para o curso Introdução à Libras on-line e gratuito. A ação é uma realização da Escola de Inclusão, projeto da SEDPcD em parceria com a Univesp.

Vagas: são 1,5 mil vagas disponíveis.
Aulas: on-line e gravadas ministradas por professores surdos com formação específica na área.
Acesso ao curso: em até 24 horas após o fim do período de inscrição.
Duração: o curso ficará disponível por 30 dias a partir da data de inscrição.
Certificação: o certificado será emitido em até 30 dias após a conclusão do curso.
Parceria: a ação faz parte da Escola da Inclusão, um ambiente virtual dedicado à promoção e disseminação do conhecimento sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. A iniciativa é resultado da parceria entre a SEDPcD e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

inscrições e mais informações:
https://apps.univesp.br/libras/





Combinação de exercício físico e ômega-3 reduz gravidade de infecção na raiz do denteEstudo publicado na revista Scienti...
15/09/2025

Combinação de exercício físico e ômega-3 reduz gravidade de infecção na raiz do dente

Estudo publicado na revista Scientific Reports indica que a prática de exercício físico, aliada à suplementação com ômega-3, melhora consideravelmente a resposta imune e diminui a gravidade da periodontite apical crônica.

A inflamação no ápice do dente, como é chamada a ponta da raiz, e na região em volta dele tem como causa principal a cárie. Quando a cárie não é tratada, as bactérias chegam ao canal radicular do dente e o atravessam até o ápice, causando a periodontite apical. Essa condição leva à perda óssea na região.

O trabalho demonstra que exercício físico moderado com suplementação de ômega-3 melhora significativamente a condição inflamatória induzida pela periodontite apical. A combinação limitou a progressão bacteriana, reduziu a perda de tecido ósseo, modulou a liberação de citocinas pró-inflamatórias e estimulou a atividade de fibroblastos, células que criam e mantêm o tecido.

Se não for tratada, a infecção pode levar à perda do dente. Além disso, existe uma relação bidirecional entre a periodontite apical e alterações sistêmicas do paciente. Diabetes, síndrome metabólica, arteriosclerose e doenças renais, entre outras, podem piorar o quadro da periodontite apical. Ao mesmo tempo, a infecção no ápice pode piorar quadros dessas doenças.

Fonte: agenciasp.sp.gov.br





Expo Cristã: SP lança 2ª edição do Guia Turístico EvangélicoA Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Se...
12/09/2025

Expo Cristã: SP lança 2ª edição do Guia Turístico Evangélico

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou na quinta-feira (11), na Expo Cristã, em São Paulo, a 2ª Edição do Guia Turístico Evangélico, com 10 novas atrações, incluindo eventos como a Semana Evangélica, de Caçapava; e igrejas como a da Criança, na capital paulista. No total, são 41 atrativos em 17 municípios paulistas.

O estande da Setur-SP também promove destinos turísticos e atrativos religiosos; e oferece experiências de realidade virtual pelo Templo de Salomão, um dos atrativos mais visitados do Brasil. “São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de templos do Brasil, movimentando cidades a partir do deslocamento de milhares de pessoas”, destaca o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

A primeira edição do Guia Turístico Evangélico já trouxe atrativos culturais, como museus e uma série de celebrações relacionadas a este público.

Entre os parceiros que integram o estande da Setur-SP, estão representantes da Igreja Apostólica Brasil África Evangelho de Jesus Cristo, de São Paulo; do Jardim Bíblico – Templo de Salomão, também da capital paulista; da Sociedade Bíblica do Brasil Museu da Bíblia, de Barueri; e da Feapesp – Artesanato Paulista.

O Turismo Religioso é um dos segmentos turísticos que mais cresce no Brasil, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os deslocamentos relacionados ao turismo religioso somam cerca de 20 milhões de viagens todos os anos e movimentam mais de R$ 15 bilhões ao país, de acordo com o Ministério do Turismo.

A Expo Cristã celebra 25 anos de atuação este ano e prevê público recorde de 600 mil participantes, com novidades para o mercado cristão, palestras, workshops, música, arte e um ambiente de negócios para empresários do setor, além de um espaço de convivência para o encontro de famílias, fiéis e líderes religiosos.

Sigas as redes sociais:

Grande Destaque
Rede GDTV
Raio X Podcast





Exposição mostra futuro complexo administrativo do Governo do Estado de SPO Governo do Estado de São Paulo realiza mostr...
08/09/2025

Exposição mostra futuro complexo administrativo do Governo do Estado de SP

O Governo do Estado de São Paulo realiza mostra da maquete do Novo Centro Administrativo, instalada no térreo do Palácio dos Bandeirantes. A peça, de grandes proporções e riqueza de detalhes, permite ao público visualizar o projeto que reunirá secretarias e órgãos estaduais em um mesmo complexo, ao mesmo tempo em que promove a requalificação do bairro dos Campos Elíseos, marco histórico da capital.

Instalada no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, a maquete pode ser observada em 360°, revelando a integração do projeto com áreas verdes, passarelas de conexão, espelhos d’água e fachadas ativas. A exposição reforça a dimensão arquitetônica, social e cultural do Novo Centro Administrativo, que prevê a criação de 38 mil empregos diretos e indiretos durante o período de obras.

“O Novo Centro Administrativo é um marco para São Paulo. A maquete mostra, em escala reduzida, como estamos construindo um projeto urbano que une eficiência da gestão pública, inclusão social e valorização do patrimônio histórico. A requalificação do centro de São Paulo é um sonho sendo realizado”, afirma Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo.

Sigas as redes sociais:

Grande Destaque
Rede GDTV
Raio X Podcast





Cresce número de empresas de inovação e startups no estado de São PauloO estado de São Paulo vem registrando crescimento...
04/09/2025

Cresce número de empresas de inovação e startups no estado de São Paulo

O estado de São Paulo vem registrando crescimento contínuo no número de empresas de inovação e startups. De acordo com apuração do Seade a partir da base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e da Receita Federal, estes negócios inovadores passaram de 6 unidades em 2021 para 1.881 em 2025.

O Inova Simples é um programa nacional que criou uma modalidade jurídica para facilitar a formalização de startups e outros negócios inovadores no país, proporcionando tratamento diferenciado com vistas a estimular sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.

Em relação ao total de empresas ativas nessa modalidade, por atividade econômica, até maio de 2025, predominam os serviços administrativos (341), de tecnologia da informação (307) e educação (250).

A Região Metropolitana de São Paulo concentra 69,2% do total das empresas ativas (1.301), seguida pelas RAs de Campinas (144) e São José dos Campos (93). Na distribuição por município, São Paulo reúne 58,4% do total destes empreendimentos (1.103), aparecendo, na sequência, São José dos Campos (55 empresas), Campinas (49) e Ribeirão Preto (38).

Sigas as redes sociais do nosso grupo:

Grande Destaque
Rede GDTV
Raio X Podcast





Pesquisa aponta que molécula sintética ajuda a reduzir gordura visceral e melhorar o sonoEstudo feito em parceria por pe...
01/09/2025

Pesquisa aponta que molécula sintética ajuda a reduzir gordura visceral e melhorar o sono

Estudo feito em parceria por pesquisadores do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington (PBRC, Estados Unidos), da empresa Proteimax Biotechnology (Israel) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) apontou que a ingestão de Pep19 ajuda a diminuir a gordura visceral e melhorar o sono de adultos obesos. A molécula é uma versão sintética de um peptídeo (um pedaço bem pequeno das proteínas) naturalmente encontrado em células humanas e que em estudos anteriores realizados com animais já tinha apresentado ação antiobesidade e na melhora de índices como glicemia, colesterol e pressão arterial.

De acordo com os pesquisadores, isso acontece graças à sua ação sobre o sistema endocanabinoide, que tem importante função no controle do metabolismo, na regulação do apetite, na lipólise (quebra da gordura) e na liberação de energia.

As análises com camundongos, que contaram com apoio da FAPESP, também já tinham mostrado que esses benefícios ocorreram sem provocar efeitos colaterais, ao contrário do que acontece com outros medicamentos para obesidade com ação similar que agiam no sistema nervoso central desencadeando efeitos adversos.

No trabalho mais recente, 24 voluntários com idades entre 46 e 59 anos com peso entre 91 e 106 quilos e índice de massa corpórea (IMC) entre 30 e 35 kg/m² foram avaliados ao longo de 60 dias em um ensaio clínico triplo-cego, tipo de estudo científico no qual os participantes, os pesquisadores e os responsáveis pela análise não sabem quais voluntários ingeriram o Pep19 e quais fizeram uso de placebo.

No final desse período, foram avaliados parâmetros como qualidade de vida, composição corporal, medidas antropométricas e marcadores bioquímicos. Os resultados mostraram que o grupo que recebeu 5 mg de Pep19 apresentou uma redução de 17% na gordura visceral (que está fortemente ligada a doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2), sem alterações na massa magra.






SP Mulher lança cursos itinerantes de capacitação para gestoresA Secretaria de Políticas para a Mulher inaugura nesta se...
25/08/2025

SP Mulher lança cursos itinerantes de capacitação para gestores

A Secretaria de Políticas para a Mulher inaugura nesta segunda-feira (25), em Limeira, o projeto Capacita OSCs, iniciativa voltada ao fortalecimento da governança das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todo o estado. O lançamento acontece a partir das 10h, no Teatro Nair Bello.

Fruto de uma parceria estratégica entre a SP Mulher e o Sebrae-SP, o Capacita OSCs oferecerá um ciclo de capacitações regionais direcionadas a gestores com turmas organizadas em articulação com os escritórios regionais do Sebrae. Entre os temas programados estão elaboração de projetos, mobilização de recursos, gestão financeira e planejamento operacional, todos com conteúdos pensados para ampliar a capacidade técnica e a autonomia das organizações sociais locais.

Além das aulas presenciais, o programa integra ferramentas e materiais complementares, como a disponibilização de e-books e outros conteúdos online. A SP Mulher atuará na mobilização, comunicação e na seleção de temas e municípios, garantindo que a oferta esteja alinhada às demandas regionais.

“Queremos que as organizações da sociedade civil tenham mais ferramentas para planejar, captar recursos e gerir com transparência, assim ampliamos a eficácia dos serviços prestados às populações mais vulneráveis”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro. “O Capacita OSCs é uma resposta prática a essa necessidade: formação técnica, articulação regional e acesso a instrumentos que tornam as OSCs mais fortes”, completa.

As capacitações seguintes serão realizadas em municípios selecionados de acordo com o mapeamento de demandas e a capacidade de atendimento local, com turmas presenciais.






Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Grande Cidade Assis posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your organization to be the top-listed Non Profit Organization?

Share