01/01/2026
Parabéns, Veterano!
Hugo Pedro Felisbino nasceu em Tijucas, SC, em 30 de dezembro de 1919.
Terceiro-sargento do 6º Regimento de Infantaria (Caçapava-SP), embarcou em 2 Jul 1944.
Combateu nos vales do rios Sercchio, Reno, Pó e Panaro.
Retornou ao Brasil em 18 Jul 1945.
Reside no município de Camboriú-SC.
Desejamos vida longa, com saúde e a paz que legou ao mundo. Feliz aniversário!
"Desembarcou em Nápoles, na Itália, em 16 de julho, entrando em combate em 18 de setembro, com temperaturas de 20 graus negativos. Foi ferido por uma granada na Batalha de Monte Castello em 04 de janeiro de 1945, num ataque que deixou seis mortos e dezoito feridos. Depois de 30 dias no hospital, retornou para frente de combate, lutando até a noite de 07 de abril de 1945, quando houve o cessar fogo em todas as frentes. ...
O Sargento Hugo Pedro Felisbino, Veterano da Segunda Guerra Mundial, ... cidadão honorário de Camboriú-SC, compartilha com carinho histórias do período que atuou na Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter sido ferido com uma granada e quase morrer em diversos momentos, sua mente sempre volta a setembro de 1944, na localidade de San Macario, Cidade de Lucca, na Itália onde encontrou ali uma linda moça de 17 anos, sozinha e chorando, e aproximou-se dela. A moça tinha perdido toda a família e não comia há dois dias. O nosso herói pediu que ela esperasse um pouco, foi no acampamento encher uma caneca de comida, e levou até a mesma, que, segundo ele, chegou a lamber o resto de tanta fome. Pediu que ela viesse todos os dias no mesmo horário e local para ele a servir, e evitar ser vista por soldados mais ousados que pudessem assediá-la. Depois de alguns dias o Sargento Hugo seguiu viagem, com sensação de dever cumprido. Levou consigo aquela pequena caneca, que traz até hoje como lembrança de ter dado esperança a alguém". Texto de Sandro Rocha
Crédito da imagem: Luciano Ribeiro Ribeiro