A sua criação ficou a dever-se à dedicação e entusiasmo dos senhores Fernando Alves Figueiredo, Inácio Marques Vieira e Inácio dos Santos, que foram os mentores da iniciativa. Tiveram a preciosa colaboração da Administração da Fábrica de Loiça de Sacavém que possuiu uma Banda de Música que fora extinta em 1918, a qual cedeu graciosamente todo o seu instrumental, reportório e acessórios. Estes três
mentores, ex-músicos daquela Banda, fizeram-se acompanhar por mais duas dezenas de elementos, alguns deles também componentes da Banda daquela empresa, que constituíram o grupo de fundadores da Academia e da sua Banda de Música. Deram início aos ensaios no mês de Agosto de 1927 na sede da Troupe de Bandolinistas Cerâmicos Sacavenenses que provisoriamente cede as suas instalações. A sua primeira saída e actuação ocorreu no dia 8 de Abril de 1928, percorrendo as ruas da Vila, hoje cidade de Sacavém efectuando um breve concerto e a execução do Hino Inglês, como agradecimento à Administração da referida empresa. Desde 1932 que a Academia tem sede própria no local onde ainda hoje se encontra embora em edifício diferente. O seu Hino foi criado em Setembro de 1927 , sendo o seu autor o Maestro João de Sousa Viegas que foi Regente da Banda desde a sua fundação até ao ano de 1982, tendo abandonado devido à sua avançada idade. A Academia Recreativa e Musical de Sacavém foi reconhecida através do Dec. Lei n.º 460/77, de 7 de Novembro com despacho publicado no Diário da República II Série, n.º 23 de 28 de Janeiro de 1983, como Instituição de Utilidade Pública. O mês de Julho do ano de 2000 ficou assinalado com mais um marco histórico na vida da Academia: Decorreu o 1º Encontro do Milénio de Bandas Filarmónicas Amadoras da Cidade de Sacavém. Nesse mesmo ano, a Banda de Música faz a recepção a Sua Excelência o Senhor Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, aquando da inauguração do Museu da Cerâmica desta Cidade.