As características físicas e o fácil acesso aos pontos mais altos dos montes circundantes permitiam que existissem várias pistas para a sua prática proporcionando aos pilotos e amantes da modalidade o local ideal pra treinar. Braga era a referência, chamando a si pilotos de diversos locais do país. As provas que aqui se realizavam, eram das mais concorridas quanto ao de número de pilotos e de públ
ico, criando sempre grandes eventos de espetáculo desportivo. Nos últimos anos, e sem que se consiga grande explicação para o fenómeno, os praticantes de Downhill afastaram-se da cidade e optaram por se deslocarem para zonas vizinhas onde também existem pistas para a prática da modalidade. O Projeto “Braga Downhill Track” surgiu em meados de 2010 no sentido de se criar novamente condições para fazer renascer a prática da modalidade na cidade. Iniciamos por fazer um estudo das condições morfológicas das montanhas circundantes da cidade e com fácil e bom acesso ao ponto mais alto. A opção acabou por recair no monte da Sta. Marta das Cortiças, zona onde outrora existiam algumas pistas de Downhill. Trata-se de uma zona onde está um dos pontos mais altos (550m), com desníveis e declives acentuados e com vias de acesso de excelentes condições que permite em escassos minutos alcançar o topo do monte. Após alguma reflexão e tendo em conta o panorama atual do Downhill em Braga, decidimos que a pista a construir deveria ter em conta um aspeto importante, ser acessível a todos. Se o nosso objetivo era apelar os praticantes e conquistar novos entusiastas da modalidade, a pista tinha que ser construída de forma a proporcionar que pilotos com diversos níveis de técnica se deparassem com obstáculos adaptados às suas capacidades.