16/06/2026
No passado fim de semana, o nosso Agrupamento viveu mais uma grande aventura no Acampamento de Agrupamento, realizado no Centro Escutista de Garfe. Reunindo todas as secções, este foi um momento de partilha, crescimento e vivência escutista, tendo como imaginário o Sistema de Progresso e as FACEIS, trabalhadas ao longo de todo o fim de semana.
A abertura oficial do acampamento decorreu no Castelo da Póvoa de Lanhoso, local simbólico que serviu de ponto de partida para mais uma jornada repleta de desafios e aprendizagens.
Cada secção desenvolveu atividades adaptadas à sua idade e etapa de progresso.
Os Lobitos deslocaram-se ao centro da Póvoa de Lanhoso no sábado, onde realizaram diversas atividades, tendo também passado pela Praia Fluvial de Agrela e Serafão para momentos de convívio e animação.
Os Exploradores realizaram um raid de ida e volta entre o Centro Escutista de Garfe e a Praia Fluvial de Agrela e Serafão, colocando à prova o seu espírito de equipa, autonomia e capacidade de orientação.
Os Pioneiros realizaram um raid noturno entre o Castelo da Póvoa de Lanhoso e o Centro Escutista de Garfe, durante o qual aprofundaram o imaginário das FACEIS. A pernoita aconteceu junto ao cemitério de Garfe e, durante a tarde de sábado, participaram em atividades na Praia Fluvial de Agrela e Serafão.
Por sua vez, os Caminheiros participaram num raid entre o Centro Escutista de Garfe e a Praia da Rola, em Taíde, onde trabalharam igualmente as FACEIS e os desafios associados ao seu percurso de progresso.
Ao final da tarde, cada secção assumiu a responsabilidade de preparar e cozinhar o seu próprio jantar, promovendo a autonomia e o trabalho em equipa. A noite terminou com o tradicional Fogo de Conselho, um dos momentos mais marcantes da vida em campo, onde não faltaram peças de teatro, jogos, músicas e muita animação.
No domingo, o dia começou com um jogo de avaliação do acampamento, seguido da desmontagem de campo. De seguida, todo o Agrupamento deslocou-se à Igreja de Garfe para participar na celebração da Eucaristia, encerrando o fim de semana com um importante momento de fé e comunidade.
Após a Eucaristia, ainda houve tempo para uma visita ao bar dos Escuteiros de Garfe e para uma breve passagem pelo centro da vila da Póvoa de Lanhoso, onde partilhámos um lanche e registámos o momento com uma fotografia de grupo.
Foi mais um fim de semana repleto de aventura, amizade, aprendizagem e espírito escutista, que ficará certamente na memória de todos.