Em 2002 foi criado no CTA Santo Amaro (Centro de Testagem e Aconselhamento) um grupo de acolhimento e convivência de HsH (Homens que fazem s**o com Homens), para que juntos trocassem experiências e recebessem acolhimento de seus iguais, fortalecendo assim suas identidades como cidadãos independente de suas características afetivas/sexuais. Com o passar dos anos muitos membros passaram pelo grupo,
uns continuaram, outros partiram, mas todos deixaram sua marca na história do grupo e colaboraram para a consolidação e amadurecimento do mesmo. Nesse processo o grupo foi se pluralizando, sendo frequentado não só por HsH, mas também por homens que se identificam como g**s além de lésbicas, bissexuais, travestis, homens e mulheres transexuais, transgêneros e heterossexuais. Dando uma imensa amostra de como a diversidade pode conviver de forma sadia, respeitosa e tolerante. Em 2011, o grupo sentiu a necessidade de se formalizar como uma organização não governamental na luta pelo pleno gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais de todos os indivíduos, grupos e comunidades alvo de preconceitos, discriminações, intolerâncias e abusos que tenham como base sua orientação sexual e identidade de gênero. Hoje temos o Grupo ELES em duas vertentes, a primeira sendo o grupo de acolhimento e convivência que permanece com reuniões todas as segundas-feiras às 19h no CTA Santo Amaro, localizado na rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez, 159, Santo Amaro – São Paulo/SP. E sua segunda vertente como ONG Grupo ELES atuante na militância LGBT.